Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Origem e Evolução da Ginástica
Existem diferentes formas de ginásticas, criadas em diferentes lugares e períodos históricos, para atender a diferentes interesses e necessidades, conforme as características de cada sociedade que criava ou praticava alguma forma de ginástica ou movimento gímnico.
Os movimentos gímnicos básicos – correr, saltar, rolar, pendurar-se e equilibrar-se – são praticados pelos seres humanos desde a pré-história, mas como forma de sobrevivência. Com o passar do tempo, esses movimentos passaram a ser realizados com outros objetivos.
Os gregos foram a primeira sociedade ocidental a sistematizar a prática de ginástica, ou seja, eles criaram exercícios específicos, locais apropriados e até instrutores de ginástica. Para os gregos a prática de ginástica era essencial para um corpo e uma mente saudável.
Os romanos herdaram muitas das práticas gregas, entre elas a prática de ginástica, principalmente, para fins militares. Mas, com o fim do império romano a prática de ginástica começou a ser desestimulada até que se tornou proibida na idade média, com exceção aos militares e artistas de circo.
Outras culturas também desenvolveram diferentes formas de ginástica ainda na antiguidade, entre elas podemos destacar, por exemplo, as culturas orientais, como a China e a Índia, que desenvolveram diferentes práticas de ginástica com base em exercícios de alongamento e controle da respiração, como a YOGA que tem como objetivo desenvolver uma conscientização corporal.
Na Idade Moderna a ginástica voltou a ser valorizada, passando a ser vista como uma atividade importante para a formação da moral e para o desenvolvimento do condicionamento físico, o que era necessário tanto para o aumento da produtividade dos trabalhadores, quanto para criar uma nação preparada para defender o país na guerra.
Atualmente a prática de ginástica é estimulada e diversificada, com muitas opções para se atender a diferentes objetivos, principalmente, os voltados ao condicionamento físico, para o lazer, para o desenvolvimento da conscientização corporal, para realizar acrobacias e até mesmo competições.
Questão 1
Foram a primeira sociedade ocidental a sistematizar a ginástica, criaram exercícios específicos, locais apropriados para os treinos e até instrutores de ginástica. Praticavam ginástica como forma de melhorar o condicionamento físico, para manter um determinado padrão estético, como forma de preparação para a guerra e até mesmo como forma de homenagear os seus deuses, que segundo suas tradições viviam no Monte Olímpio. Para eles, a prática de ginástica era essencial para um corpo e uma mente saudável. A descrição acima se refere a qual sociedade da antiguidade?
(A) Os Romanos
(B) Os egípcios
(C) Os Árabes
(D) Os Gregos
Questão 2
Ainda na antiguidade, além dos gregos no ocidente, diferentes povos orientais desenvolveram uma outra forma de ginástica, que não era voltada para o condicionamento físico ou preparação para a guerra, nem tão pouco para competições em homenagem aos deuses. Essas novas formas de ginásticas orientais tinham como base exercícios de alongamento e controle da respiração e eram praticadas com o objetivo de
(A) melhorar o condicionamento físico
(B) desenvolver movimentos acrobáticos
(C) proporcionar práticas recreativas
(D) desenvolver a conscientização corporal
Questão 3
Como foi a prática de ginástica durante período histórico conhecido como Idade Média na Europa? Quem praticava alguma forma de ginástica e para quais objetivos essas práticas eram voltadas?
Questão 4
Após a Idade Média, veio a Idade Moderna que culminou com a revolução industrial, que mudou completamente a vida das pessoas e o mundo do trabalho. Por que nesse novo cenário a prática de ginástica volta a ser valorizada e incentivada?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a origem e evolução da ginástica:
Origem e Evolução da Ginástica
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAEF0414) Praticar e valorizar as diferentes modalidades da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo. (EAJAEF0516) Reconhecer e compreender a origem e evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |