Esta proposta de Educação Física integrada com Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do terceiro período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA DANÇA
A dança é uma prática corporal que configura-se como uma linguagem artística por meio da qual o ser humano comunica-se corporalmente. Através de gestos e movimentos ritmados, ela é capaz de transmitir ideias, sentimentos, conceitos e histórias. Para a sua composição, a dança utiliza três elementos fundamentais: movimento, espaço e tempo.
Desde os primórdios da humanidade, a dança tem sido uma forma de expressão que evoluiu e se transformou ao longo dos séculos, refletindo mudanças sociais, culturais e políticas de cada época. Adaptando-se às características de cada sociedade, ela originou diversas formas de manifestações artísticas e culturais.
Atualmente, a dança continua a evoluir e se transformar, incorporando novas técnicas e estilos, e refletindo as mudanças e diversidades culturais do mundo contemporâneo. Ela atende a uma ampla gama de interesses e necessidades, tais como lazer, condicionamento físico, estética, expressão artística, manifestação religiosa, resistência, preservação cultural e socialização.
Leia o poema abaixo e responda às questões 1 e 2:
QUESTÃO 1
O poema “Dança” é um texto que utiliza recursos como a rima e transmite sentimentos e emoções através da linguagem poética. Portanto, ele pode ser considerado um texto literário. Agora, baseado neste poema e em tudo que você aprendeu, escreva um texto informativo sobre a dança. O texto deverá ser escrito de forma neutra e sem expressões que revelam emoções, sentimentos, julgamentos ou suas perspectivas pessoais. Ele deverá se limitar a apresentar informações de forma objetiva, clara e direta.
QUESTÃO 2
A dança está presente na sociedade desde a/o
(A) contemporaneidade.
(B) pré-história.
(C) renascimento.
(D) era medieval.
QUESTÃO 3
A igreja considerou a dança profana e proibiu a realização delas em espaços sagrados no período histórico relativo à Idade
(A) Média.
(B) Moderna.
(C) Contemporânea.
(D) Antiga.
QUESTÃO 4
Nós passamos por muitas mudanças históricas e nosso jeito de dançar também. Sobre esse assunto, responda:
a) Como eram as danças da sua juventude e como se dançava?
b) A dança fazia parte de seu cotidiano? Como?
c) Como você enxerga as mudanças das danças da sua juventude para as de hoje?
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0320) Reconhecer e analisar a dança nas suas origens e evolução histórica, estabelecendo relações com a sociedade atual. (EJALP0309) Comparar e distinguir o texto literário e não literário. |
Referências | SULZBACH, Ândrea. História da Dança Parte 2 – dança na Idade Média. Escola Online de Teatro e Arte Educação. Disponível em <HISTÓRIA DA DANÇA PARTE 2 – DANÇA NA IDADE MÉDIA – Escola Online de Teatro e Arte Educação (wordpress.com)>. Acesso em 04/04/2023. PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1989. |