Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
O Esporte e o Respeito às Regras
Os esportes são práticas corporais modernas fruto de um contexto histórico marcado pelo desenvolvimento da ciência, da democracia, de tratados e acordos internacionais e pelo desenvolvimento do processo de industrialização.
É correto afirmar que os esportes foram criados também para contribuir com as mudanças pelas quais a sociedade europeia passava ao final da Idade Moderna. Para que a sociedade pudesse perceber através dessas práticas corporais as mudanças nos valores, nos comportamentos e no modo de vida que se pretendia implantar.
Uma das principais mudanças era com relação a como as pessoas e governos resolviam suas disputas e conflitos. Antes, todos os conflitos e disputas eram resolvidos com a força bruta e com violência, sem regras, sem tratados e sem acordos. Apenas guerras, invasões, saques etc.
Agora, com todas as mudanças que se implantaram na sociedade europeia, o esporte tem como missão ajudar a ensinar que os conflitos e disputas devem ser resolvidos sem violência e de acordo com regras justas e iguais para todos.
Nesse sentido, os atletas são vistos como referência moral e respeito às regras. E eles são cobrados dentro e fora das competições.
Nas últimas olimpíadas, por exemplo, tivemos o triste fato de ter uma atleta brasileira de natação expulsa dos jogos olímpicos. Segundo a comissão organizadora dos jogos, a atleta não cometeu nenhum erro ou desrespeito durante as suas competições.
Contudo, a atleta não respeitou as regras sociais estabelecidas na Vila Olímpica, espaço oficial onde os atletas ficam alojados durante as competições, e desobedeceu ao regulamento de não se ausentar sem a devida permissão. E mais, quando a atleta retornou, acabou se excedendo e discutiu com a organização.
O resultado final foi que a atleta acabou sendo expulsa tanto da Vila Olímpica, quanto das próprias competições, jogando fora a oportunidade de competir e todas as horas de treino ao longo de pelo menos 4 anos.
Questão 1
O esporte é fruto de um contexto histórico onde a sociedade europeia passava por grandes transformações. Nesse sentido, podemos afirmar que
(A) os esportes não têm relação com as mudanças sociais vividas naquela época.
(B) os esportes surgiram para impedir que essas mudanças ocorressem.
(C) os esportes surgiram também como forma de se confirmar essas mudanças.
(D) os esportes surgiram de forma espontânea e sem relação com a sociedade.
Questão 2
Antes do esportes todas as disputas e conflitos eram resolvidos através da força bruta, mas agora os esportes nos ajudam a compreender que
(A) os conflitos e disputas ainda devem ser resolvidos com violência.
(B) os conflitos devem ser reprimidos com mais violência ainda.
(C) a violência é natural do ser humano e nada tem a ver com os esportes.
(D) os conflitos e disputas devem ser resolvidos dentro de regras justas.
Questão 3
Por que os atletas são cobrados como referência moral e respeito às regras dentro e fora das competições?
Questão 4
Você saberia dizer casos onde atletas acabaram sendo punidos pelo seu mau comportamento fora das competições? E por que eles foram excluídos?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0609) Compreender e problematizar as características históricoculturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |