ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
NATAÇÃO E SAÚDE
A natação é uma prática corporal que ocorre no meio líquido. Ela pode ser vivenciada como esporte competitivo, lazer e exercício físico.
Desde tempos remotos, os humanos dominaram a natação por necessidade de sobrevivência. Com o passar do tempo, ela evoluiu para esporte e lazer, tornando-se popular e sendo incluída nos Jogos Olímpicos de 1896, marcando seu crescimento contínuo. Atualmente, existem quatro estilos principais de natação: crawl, costas, peito e borboleta.
Segundo a OMS, a saúde engloba o estado de bem-estar físico, mental e social, ultrapassando a mera ausência de doença. Quando praticada como exercício físico em busca de saúde, a natação oferece uma série de benefícios. Além de contribuir para a saúde mental ao promover relaxamento, redução do estresse e controle da ansiedade, a natação fortalece os músculos, melhora a flexibilidade e aumenta a resistência cardiovascular e respiratória.
QUESTÃO 1
A natação é uma prática corporal que pode ser praticada como lazer, esporte de alto rendimento e exercício físico em prol da saúde. De acordo com a OMS, saúde pode ser conceituada como
(A) ausência de doenças.
(B) bem-estar físico e mental.
(C) resistência cardiopulmonar.
(D) qualidade de vida.
QUESTÃO 2
O medley na natação é uma prova que combina os quatro estilos diferentes de nado em uma única prova. Esses estilos são
(A) golfinho, nado livre, peito e costas.
(B) borboleta, peito, crawl e nado livre.
(C) borboleta, costas, peito e crawl.
(D) cigarra, costas, trapézio e crawl.
QUESTÃO 3
Leia o título da reportagem da CNN Brasil:
Agora cite alguns desses benefícios.
QUESTÃO 4
Apesar dos inúmeros elogios atribuídos à natação por seus impactos positivos na saúde, quais obstáculos são enfrentados por uma parcela significativa da população que anseia praticá-la, mas não possui acesso a essa oportunidade? Como é possível minimizar essa desigualdade e garantir que mais pessoas possam desfrutar dos benefícios da natação?
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0308) Reconhecer e vivenciar as diferentes modalidades esportivas. (EJAEF0310) Reconhecer a importância do esporte para a saúde. (EJACI0322) Conhecer estratégias e cuidados com os sistemas do corpo humano, a fim de garantir e manutenção da saúde. |
Referências | MASSAUD, Marcelo G.; CORRÊA, Celia R. F. Natação para Adultos. Rio de Janeiro: Sprint, 2001. |