You are currently viewing Educação Física: Mudando os Padrões no Contexto das Lutas

Educação Física: Mudando os Padrões no Contexto das Lutas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Mudando os Padrões no Contexto das Lutas

As Lutas são práticas corporais onde desenvolvemos técnicas de ataque e defesa pessoal. Elas surgiram, principalmente, da necessidade de autodefesa e o interesse pela guerra. Na atualidade porém, muitas lutas se tornaram práticas esportivizadas, ou seja, com o treino das técnicas voltado para competições esportivas, o que exige treinos de alta performance e rendimento.

Esse treinamento para os combates e competições acaba tendo efeito sobre o corpo, modificando a aparência estética, a condição de saúde e as capacidades físicas. Essas mudanças corporais nem sempre estão de acordo com os padrões de força, beleza e saúde aceitos em um determinado lugar, época e sociedade.

Padrões de força, beleza e saúde são conceitos construídos historicamente e modificam-se conforme o local, os valores da sociedade e a época.

O desenvolvimento da ciência gerou diversos conhecimentos nas áreas do treinamento físico e da força, com testes e métodos para mensurar e desenvolver os músculos e a força. Mas, nem sempre o volume de massa muscular e a força bruta são os parâmetros de força utilizados no contexto das lutas. Muitas das técnicas das lutas foram desenvolvidas para o enfrentamento de um oponente maior e mais forte. Assim, o padrão de força nas lutas não está no tamanho ou força bruta, mas sim, na técnica correta.

Os treinamentos também modificam a aparência do corpo (Estética corporal), tornando os músculos mais fortes e destacados. Um corpo musculoso tanto para os homens, e principalmente para as mulheres, geralmente causa um estranhamento a grande parte da sociedade. Isso porque o padrão estético impõe apenas um modelo de corpo aceito. À medida que passamos a entender que existem diferentes padrões de beleza – pois existem não só corpos diferentes como também, gostos diferentes – fica mais fácil superar os preconceitos acerca dos padrões de beleza no contexto das lutas.

O conceito que temos sobre o que é saúde também mudou muito ao longo da história. Antes, a saúde era vista apenas como a ausência de doenças. Com o avanço da ciência, aprendemos que a saúde é também um estado de equilíbrio das funções corporais. Agora o conceito de saúde está relacionado à “Qualidade de Vida”, o que envolve diferentes fatores condicionantes e determinantes da nossa saúde.

Questão 1

Padrões de força, beleza e saúde são conceitos construídos historicamente e

(A) permanecem sempre os mesmos em todas as épocas.

(B) permanecem sempre os mesmos em todos os lugares.

(C) modificam-se conforme o local, os valores da sociedade e a época.

(D) não modificam-se conforme o local, os valores da sociedade e a época.

Questão 2

No contexto das lutas o mais forte é

(A) o com mais massa muscular.

(B) o que possui os músculos mais definidos.

(C) o que treinar mais.

(D) o que possui as melhores técnicas.

Questão 3

O que é a esportivização das lutas?

Questão 4

Como o padrão de saúde foi mudando ao longo do tempo?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre o padrão de força no contexto das lutas

Força no Contexto das Lutas

Canalhttps://youtu.be/A3hcv-F3Z60
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0535) Discutir e problematizar as transformações históricas dos padrões de força, saúde e beleza no contexto das lutas.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022