You are currently viewing Educação Física: Movimentos de Resistência

Educação Física: Movimentos de Resistência

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Movimentos de Resistência

No Brasil, praticamos diversos estilos de danças, muitas delas têm origem em culturas bem distantes, mas foram bem aceitas na nossa sociedade.

Por outro lado, existem danças genuinamente brasileiras, sendo que algumas delas, infelizmente, não são tão aceitas na nossa própria sociedade, como é o caso de alguns ritmos e movimentos de matrizes africanas.

Grande parte do preconceito contra essas danças se dá por conta da triste e cruel história ligada à escravidão e pela relação dessas danças com as religiões também de matrizes africanas.

De forma geral, as primeiras formas de danças surgiram nas cerimônias religiosas ainda na pré-história. E as danças africanas mantiveram essa característica, essa ligação com a religiosidade.

Então, existe uma linguagem (ritmos, instrumentos e gestos) muito próxima entre a religiosidade africana e as danças de matrizes africanas. Contudo, apesar de uma linguagem próxima, as danças brasileiras de matrizes africanas não possuem mais uma ligação direta com as religiões praticadas no Brasil de origem africana.

Ainda assim, praticar as danças de matrizes africanas é uma prática tida como um movimento de resistência cultural, pois precisam resistir aos preconceitos, à influência dominante da cultura europeia e norte-americana… para continuarem existindo.

E ao mesmo tempo em que procuram resistir e continuar a existir, procuram também o respeito, o reconhecimento e a valorização de toda a sociedade. Pois, o legado das danças de matrizes africanas também faz parte da nossa cultura e da nossa identidade nacional.

Um exemplo de dança de matriz africana que por muitos anos sofreu toda forma de preconceito e desvalorização, chegando a ser até mesmo proibido, mas que hoje é reconhecidamente um símbolo nacional valorizado é o samba.

Além do samba, é claro que existem muitas outras danças de matrizes africanas que ainda buscam por mais reconhecimento e fazem parte sim da nossa cultura.

Questão 1

As danças de matrizes africanas são danças

(A) criadas e praticadas somente na África do Sul.

(B) criadas e praticadas somente no continente africano.

(C) criadas no Brasil, mas praticadas somente por africanos.

(D) criadas no Brasil, mas com raízes nas culturas africanas.

Questão 2

São exemplos de danças de matrizes africanas

(A) break dance, valsa e tango.

(B) forró, samba e foxtrot.

(C) polga, maracatu e salsa.

(D) samba, maracatu e jongo.

Questão 3

As danças de matrizes africanas, desde sua origem até os dias atuais, sofreram diversas formas de preconceito e discriminação, por quê?

Questão 4

O que significa dizer que uma determinada dança é também um movimento de resistência cultural?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0527) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças.
(EJAEF0530) Identificar, relacionar e discutir sobre as danças folclóricas, africanas, indígenas dentre outras, enquanto movimentos de resistência.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022