ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
MODALIDADE CIRCENSE: ACROBACIA
Atualmente, o circo é conhecido por suas performances variadas, que incluem acrobacias, ilusionismo, malabarismos e outras habilidades, proporcionando entretenimento para pessoas de todas as idades.
Uma das modalidades circenses mais populares é a acrobacia, que envolve realizar movimentos corporais no solo e no ar, utilizando ou não materiais. Esta modalidade abrange diversas práticas, como contorcionismo, banquinas, báscula e maca russa, corda, jogos icários, lira, trampolim, quadrante, tecido e trapézio.
Presenciar apresentações circenses de acrobacia é uma experiência fascinante, sendo uma excelente forma de lazer. Além disso, aulas de uma das modalidades de acrobacia, como o tecido acrobático, são oferecidas em academias, proporcionando aos praticantes uma experiência de exercício físico nada monótona.
QUESTÃO 1
A prática de acrobacias envolve realizar
(A) mágica e equilíbrio sobre objetos como corda bamba e arame.
(B) movimentos corporais no solo e no ar, utilizando ou não materiais.
(C) manipulações de objetos como claves, bolas, bastões e facões.
(D) encenações teatrais utilizando diferentes técnicas e estilos.
QUESTÃO 2
Sobre a modalidade circense acrobacia, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Existem atividades circenses no solo e aéreas na modalidade acrobacia.
( ) A acrobacia circense pode ser realizada somente com materiais.
( ) A corda é um dos aparelhos usados na acrobacia circense aérea.
( ) As acrobacias circenses no solo não fazem uso de materiais.
QUESTÃO 3
Existe uma atividade circense, da modalidade acrobacia, que ganhou espaço nas academias de ginástica, e que a cada dia conquista mais adeptos que buscam exercícios físicos menos monótonos e mais divertidos. Ela é praticada em tecidos suspensos no teto e pode proporcionar inúmeros benefícios, como: fortalecimento muscular, melhora do condicionamento físico e consciência corporal. O nome dessa modalidade é
(A) contorcionismo.
(B) maca russa.
(C) tecido acrobático.
(D) banquinas.
QUESTÃO 4
Foi feita uma pesquisa com estudantes da EJA de uma determinada escola municipal de Goiânia. O objetivo foi investigar quais atividades circenses os alunos vivenciaram e a opinião sobre elas. Observe o resultado da pesquisa:
Segundo o gráfico:
a) Quais atividades circenses os alunos experimentaram?
b) Qual atividade circense foi mais apreciada pelos alunos?
c) Qual atividade circense os alunos menos gostaram?
d) E você, qual dessas atividades você tem vontade de experimentar? Justifique.
SAIBA MAIS
Para saber mais sobre a modalidade circense acrobacia, assista o vídeo abaixo:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0315) Vivenciar os diferentes elementos da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo. (EJAMA0325) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos. |
Referências | DUPRAT, R.; BORTOLETO, M. A. C. Educação física escolar. Pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007. |