You are currently viewing Educação Física – Modalidade circense: acrobacia

Educação Física – Modalidade circense: acrobacia

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Acrobacia. Tania Victoria. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/culturacdmx/29459702192

MODALIDADE CIRCENSE: ACROBACIA

Atualmente, o circo é conhecido por suas performances variadas, que incluem acrobacias, ilusionismo, malabarismos e outras habilidades, proporcionando entretenimento para pessoas de todas as idades.

Uma das modalidades circenses mais populares é a acrobacia, que envolve realizar movimentos corporais no solo e no ar, utilizando ou não materiais. Esta modalidade abrange diversas práticas, como contorcionismo, banquinas, báscula e maca russa, corda, jogos icários, lira, trampolim, quadrante, tecido e trapézio.

Presenciar apresentações circenses de acrobacia é uma experiência fascinante, sendo uma excelente forma de lazer. Além disso, aulas de uma das modalidades de acrobacia, como o tecido acrobático, são oferecidas em academias, proporcionando aos praticantes uma experiência de exercício físico nada monótona.

QUESTÃO 1

A prática de acrobacias envolve realizar

(A) mágica e equilíbrio sobre objetos como corda bamba e arame.

(B) movimentos corporais no solo e no ar, utilizando ou não materiais.

(C) manipulações de objetos como claves, bolas, bastões e facões.

(D) encenações teatrais utilizando diferentes técnicas e estilos.

QUESTÃO 2

Sobre a modalidade circense acrobacia, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Existem atividades circenses no solo e aéreas na modalidade acrobacia.

( ) A acrobacia circense pode ser realizada somente com materiais.

( ) A corda é um dos aparelhos usados na acrobacia circense aérea.

( ) As acrobacias circenses no solo não fazem uso de materiais.

QUESTÃO 3

Existe uma atividade circense, da modalidade acrobacia, que ganhou espaço nas academias de ginástica, e que a cada dia conquista mais adeptos que buscam exercícios físicos menos monótonos e mais divertidos. Ela é praticada em tecidos suspensos no teto e pode proporcionar inúmeros benefícios, como: fortalecimento muscular, melhora do condicionamento físico e consciência corporal. O nome dessa modalidade é

(A) contorcionismo.

(B) maca russa.

(C) tecido acrobático.

(D) banquinas.

QUESTÃO 4

Foi feita uma pesquisa com estudantes da EJA de uma determinada escola municipal de Goiânia. O objetivo foi investigar quais atividades circenses os alunos vivenciaram e a opinião sobre elas. Observe o resultado da pesquisa:

Fonte: dados fictícios

Segundo o gráfico:

a) Quais atividades circenses os alunos experimentaram?

b) Qual atividade circense foi mais apreciada pelos alunos?

c) Qual atividade circense os alunos menos gostaram?

d) E você, qual dessas atividades você tem vontade de experimentar? Justifique.


SAIBA MAIS

Para saber mais sobre a modalidade circense acrobacia, assista o vídeo abaixo:

Canal Lélis Filho. Modalidade circense: acrobacia. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=zpQZAEK3-Rs

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Matemática
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0315) Vivenciar os diferentes elementos da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo.
(EJAMA0325) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos.
ReferênciasDUPRAT, R.; BORTOLETO, M. A. C. Educação física escolar. Pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007.