You are currently viewing Educação Física – MMA: A LUTA DA ESPETACULARIZAÇÃO LUCRATIVA

Educação Física – MMA: A LUTA DA ESPETACULARIZAÇÃO LUCRATIVA

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  4ª SÉRIE da Eja.

NA AULA DE HOJE VAMOS DIALOGAR SOBRE O MMA E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS.

Fonte: commons.wikimedia.org

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA MMA: A LUTA DA ESPETACULARIZAÇÃO LUCRATIVA

4ª série – Eaja – Educação Física – Aula 12 – MMA: A LUTA DA ESPETACULARIZAÇÃO LUCRATIVA

NA VIDEOAULA DE HOJE DIALOGAMOS SOBRE UM FENÔMENO ESPORTIVO ATUAL CHAMADO MMA (ARTES MARCIAIS MISTAS), UMA LUTA QUE COMBINA TÉCNICAS DE DIVERSAS LUTAS COMO JUDÔ, JIU JITSU, MUAY THAY, ENTRE OUTRAS.

RECONHECEMOS QUE APESAR DE SER ATUAL, O MMA TEM PROXIMIDADES COM O PANCRÁCIO, QUE ERA UMA ESPÉCIE DE LUTA MUITO APRECIADA NA GRÉCIA ANTIGA. NO PANCRÁCIO OS LUTADORES PODIAM EXECUTAR VÁRIOS GOLPES, NÃO HAVENDO REGRAS ESPECÍFICAS QUE PRESERVASSEM A INTEGRIDADE FÍSICA DOS PARTICIPANTES, SENDO UMA FORMA DE ATRAÇÃO, POR VEZES, SANGRENTA. ESSE MOMENTO ERA TIDO COMO UM ESPETÁCULO, ALGO QUE PODEMOS OBSERVAR HOJE NA DISPUTAS DE MMA. 

COMPREENDEMOS QUE O MMA SURGIU NOS ANOS 90, A PARTIR DOS DESAFIOS DA FAMÍLIA GRACE, CHAMADOS ANTES DE VALE TUDO. COM O TEMPO FOI SE TRANSFORMANDO, COM REGRAS E FUNDAMENTOS MAIS DEFINIDAS, E COM UMA CARACTERÍSTICA A MAIS, A MERCADORIZAÇÃO, GERADORA DE ALTOS LUCROS ATRAVÉS DE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS.

ATIVIDADE 1

LEIA O TEXTO ABAIXO E SAIBA UM POUCO DA HISTÓRIA DE UMA DA PRINCIPAIS ORGANIZADORAS DE DISPUTA DE MMA, O UFC.

ATIVIDADE 2

COMO VIMOS NO TEXTO DA ATIVIDADE ANTERIOR, O MMA DESDE SEU INÍCIO ENVOLVEU UMA ESTRUTURA DE ESPETÁCULO PARA UM PÚBLICO PRESENCIAL OU PELOS CANAIS DE TV. NÓS, ENQUANTO APRECIADORES DESTE ESPETÁCULO, CONSUMIMOS SEUS PRODUTOS, NEM QUE SEJA O INGRESSO DE ENTRADA. AO CONSUMIRMOS, MOVIMENTAMOS ECONOMICAMENTE AS MARCAS RELACIONADAS AO ESPETÁCULO E SEUS ENVOLVIDOS. VEJA NA IMAGEM ABAIXO UM EXEMPLO DE COMO ESSE ESPETÁCULO ACONTECE COM O MMA, ATENTE-SE PARA O OCTÓGONO AO CENTRO, CERCADO POR SEUS ESPECTADORES:

Fonte: commons.wikimedia.org

AGORA DIALOGUE COM SEUS FAMILIARES E AMIGOS SOBRE ESSE ASPECTO DO MMA E REGISTRE, EM SEU CADERNO, SUA OPINIÃO SOBRE AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DESSA ESPETACULARIZAÇÃO E MERCADORIZAÇÃO.

ATIVIDADE 3

LEIA A NOTÍCIA ABAIXO:

UMA VALOR BEM ALTO NÃO É MESMO!? AGORA IMAGINEMOS QUE UM LUTADOR RENOMADO RECEBE MENSALMENTE 350 MIL DÓLARES. EM 12 MESES ELE TERÁ GANHADO QUANTOS DÓLARES?

ATIVIDADE 4

AGORA VAMOS À PRÁTICA? NAS LUTAS EM GERAL, A AGILIDADE E VELOCIDADE SÃO CAPACIDADES FÍSICAS REQUISITADAS. NO VÍDEO ABAIXO, A PROFESSORA SARA TRAZ UM SIMPLES EXERCÍCIO QUE AUXILIA NESTAS HABILIDADES. VISTA ROUPAS CONFORTÁVEIS, USE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO E RESERVE UM ESPAÇO LIVRE. NÃO ESQUEÇA DE HIDRATAR-SE E RESPEITAR OS LIMITES DO SEU CORPO. BOA PRÁTICA!

Disponível em: Lutas – Habilidades Corporais – Agilidade – YouTube

CASO VOCÊ AINDA NÃO SEJA FISICAMENTE ATIVO E TENHA ALGUMAS LIMITAÇÕES CORPORAIS, FAÇA O EXERCÍCIO USANDO CADEIRAS AO INVÉS DO CHÃO. SENTE-SE E COLOQUE AS GARRAFAS SOB A CADEIRA PARA VOCÊ REALIZAR OS MOVIMENTOS. COM O TEMPO DE TREINAMENTO, VOCÊ IRÁ DIMINUINDO A ALTURA DAS CADEIRAS ATÉ CONSEGUIR FAZER O EXERCÍCIO USANDO O CHÃO.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0428) DISCUTIR SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS A PARTIR DA LUTA.
Matemática(EAJAMA0309) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA, ENVOLVENDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS.