You are currently viewing Educação Física: Mixed Martial Arts

Educação Física: Mixed Martial Arts

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/lutadores-de-mma-no-ringue-profissional_29155478.htm#fromView=search&page=1&position=8&uuid=a4c9a57a-6f5d-4d9c-b8dd-94d517a034f6

Mixed Martial Arts

Tradicionalmente, as competições de lutas se limitam ao combate entre lutadores de um mesmo estilo de luta. Assim, temos as competições, por exemplo, de judô, karatê, jiu jitsu, boxe, muay thai etc.

Quando muito, haviam competições entre lutadores de modalidades diferentes, mas cada um no seu estilo, surgindo assim desafios ou pequenos torneios com combates como, por exemplo, judô versus karatê etc. Mas, mesmo nessas competições, cada lutador se limitava às técnicas próprias do seu estilo de luta apenas.

Nas competições de MMA, diferentemente das competições tradicionais, as técnicas aceitas durante os combates não se limitam a uma única forma de luta.

Assim, são válidos tanto golpes como socos e chutes, quanto técnicas de queda, estrangulamento e imobilização.

MMA é uma sigla para a expressão em inglês: mixed martial arts. Que traduzida para o português significa: Artes Marciais Mistas. Trata-se de uma nova modalidade de luta, que na verdade, utiliza golpes e técnicas mistas de diferentes estilos de lutas tradicionais. Sendo que a origem do MMA está diretamente ligada à origem do Jiu Jitsu Brasileiro.

O Jiu Jitsu é um estilo de luta japonesa, onde só são aceitas técnicas de imobilização, estrangulamento e torções. Mas, quando o Jiu Jitsu chegou ao Brasil através dos ensinamentos de Konde Maeda, a família Gracie quebrou as regras japonesas e introduziu/criou técnicas de ataque e defesa contra golpes como socos, chutes, cotoveladas e até pisões nos pés. Essa nova forma de lutar Jiu Jitsu com socos e chutes é mundialmente reconhecida como Jiu Jitsu Brasileiro.

Ao desenvolver essas técnicas a família Gracie se lançou a desafiar os mestres de todas as outras artes marciais, em competições que inicialmente foram chamadas de Desafios, depois de Vale Tudo, e por fim, se tornaram em competições de MMA.

Existem diferentes organizações que realizam eventos de MMA, sendo uma das competições mais famosas as lutas do UFC – Ultimate Fighting Championship. Porém, existem muitas outras associações e organizações.

Questão 1

O MMA (mixed martial arts) é uma forma de luta competitiva que tem como principal característica utilizar nos combates

(A) técnicas de apenas um único estilo de luta.

(B) técnicas de estilos de lutas do mesmo país.

(C) técnicas de lutas com armas, como espadas.

(D) técnicas de vários estilos de lutas diferentes.

Questão 2

Nas competições de MMA

(A) vale tudo, podendo efetuar todo tipo de golpe em qualquer parte do corpo.

(B) não existem regras que garantam a integridade física dos atletas.

(C) os lutadores devem manter o combate até a morte.

(D) existem regras e nem todos os tipos de golpes são aceitos.

Questão 3

Qual a principal diferença entre o Jiu Jitsu tradicional japonês e o Jiu Jitsu Brasileiro?

Questão 4

Como a criação do Jiu Jitsu Brasileiro deu origem ao que hoje chamamos de MMA?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do professor Luciano para você aprender mais sobre como são as competições de MMA e conhecer alguns dos lutadores brasileiros:

Mixed Martial Arts

Canal Educação Física com o Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/gd8ikQOwCW0
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0534) Identificar os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022