Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Lutas e Mídia
Além das técnicas de ataque e defesa, as lutas também são compostas de tradições que se materializam em objetos como roupas e quimonos, bandagens, protetores, luvas e até decoração de ambientes, entre outras coisas.
De olho nisso, a mídia em conjunto com a indústria exploram o consumo de todos esses objetos/mercadorias e serviços relacionados à prática de lutas.
Na verdade, a mídia consegue influenciar não apenas o consumo dessas mercadorias, mas influencia até mesmo o gosto e o interesse por determinadas práticas de luta conforme a moda do momento.
Portanto, quando a mídia destaca uma determinada modalidade de luta ou um determinado evento de uma modalidade específica, ela é capaz não só de aumentar o consumismo sobre os produtos que conseguem se ligar àquela prática, como também faz aumentar o número de praticantes da modalidade em destaque.
O consumismo é um dos grandes problemas da vida moderna e da industrialização. Ele ocorre quando consumimos produtos e serviços além das nossas necessidades ou de forma compulsória, como que querendo compensar algo com o consumo exagerado.
Como resultado, o consumismo pode trazer ainda mais frustrações, depressão e ansiedade.
Além disso, muitas pessoas acabam se endividando por conta da falta de controle e impulso na hora de comprar o que necessita.
E pior ainda, o consumismo também têm como resultado o aumento da produção de lixo, o que acaba trazendo prejuízos para o meio ambiente e, consequentemente, problemas para todo o planeta.
E como foi dito, a prática de lutas em si também sofre influência da mídia. A partir do momento que uma determinada modalidade fica mais destacada na mídia, o número de praticantes daquela modalidade se potencializa.
Assim, séries de tvs ou streaming, filmes e outros meios de comunicação podem ajudar a popularizar determinada modalidade de luta. A grande questão nesse caso é se essa influência é positiva ou se trata a luta como prática voltada à violência, influenciando assim de forma negativa.
Questão 1
As lutas são práticas corporais compostas por técnicas de ataque e defesa, bem como por conhecimentos filosóficos e tradições que podem se materializar como
(A) objetos que não podem ser industrializados e comercializados.
(B) serviços gratuitos adicionais relacionados com as lutas.
(C) mercadorias e serviços relacionados ao contexto das lutas.
(D) mercadorias e serviços que não podem ser explorados comercialmente.
Questão 2
A mídia pode influenciar
(A) somente o consumo de mercadorias e serviços.
(B) apenas suas escolhas e opiniões.
(C) o consumo, mas não a quantidade de praticantes.
(D) o consumo, a prática, as escolhas e suas opiniões.
Questão 3
Que objetos (mercadorias) podem ser explorados pela mídia para serem consumidos por aqueles que praticam ou gostam de lutas?
Questão 4
Na sua opinião, que séries de tv ou internet podem ter influenciado a prática de lutas?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0536) Refletir sobre a influência da mídia na adoção de práticas corporais e no incentivo ao consumo de mercadorias relacionadas às lutas. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |