Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 6ª SÉRIE da Eja.
Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre lutas.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA LUTAS AGARRADAS E A MÉDIA DISTÂNCIA
Na videoaula do Professor Luciano aprendemos que as lutas são práticas corporais que utilizam técnicas de ataque e defesa, com ou sem o uso de armas, em conjunto com uma formação moral que preza pelo respeito ao adversário e obediência às regras e regulamentos.
Entendemos que ao longo da história, em diferentes locais, foram criadas diferentes formas de lutas. Muitas pensadas para a guerra, combates mortais, autodefesa e sobrevivência. Com o passar do tempo essas lutas foram recriadas e ressignificadas, bem como outras lutas surgiram. Hoje, existem diversas modalidades e estilos de lutas, com diferentes objetivos, normas e técnicas. A luta grego-romana, por exemplo, é uma prática agarrada, a curta distância, onde o objetivo é colocar as costas do adversário no chão imobilizando-o, e não são aceitos golpes traumáticos como socos e chutes. O judô, o jiu jitsu e o sumô são exemplos de outras modalidades de luta agarrada, onde são desenvolvidos golpes como arremessos, controle e derrubadas. Já o boxe, muay thai e capoeira são exemplos de vivência em luta em distância média, não sendo permitido que os adversários lutem agarrados. Também existem as lutas a longa distância, onde os competidores manuseiam algum objeto durante o combate, como: bastões, lanças e espadas. Podemos citar como exemplo a Esgrima e o Kung Fu.
Atualmente, as lutas continuam sendo praticadas como preparação para a guerra e como defesa pessoal, mas, cada vez mais, essas práticas são tidas como forma de lazer, promotoras de saúde e atividades esportivas. Como esporte, ela objetiva, geralmente, a participação em campeonatos, que são regidos por regulamentos com regras, visando a integridade física e segurança de todos, bem como o bom e justo funcionamento das competições. Compreendemos que assim como é nos regulamentos das competições de lutas são também os regulamentos e leis da sociedade, como o código de trânsito, penal, tributário, lei da educação, estatutos dos idosos e das crianças e adolescentes, regimentos escolares e tantas outros. Essas leis, regulamentos e regimentos não são imutáveis, todos passam por mudanças conforme as transformações na sociedade, através de simples diálogo como caso do regimento escolar, ou podem demandar muita mobilização social e interesse político para mudar. Portanto, viver em um regime democrático é não apenas seguir e respeitar os códigos, leis, regulamentos e regimentos, mas também participar dos processos legais de transformação.
ATIVIDADE 1
Que tal experimentar uma prática corporal simples, para que você tenha noção de como uma luta de curta distância ocorre? É uma atividade descomplicada, na qual não é permitido nenhum tipo de golpe com os punhos, cotovelos, joelhos ou pés. O objetivo é dominar o adversário e o espaço ocupado por ele, através de técnicas de agarrar, puxar e empurrar. O espaço a ser disputado é apenas um círculo desenhado no chão do tamanho de um bambolê. Observe o vídeo abaixo, siga as orientações do Professor Luciano, chame seus familiares e colegas da escola para vivenciarem com você e divirtam-se. Boa prática!
Gostou da vivência? Agora, em seu caderno, faça um breve relato de como foi sua experiência, evidenciando suas dificuldades e facilidades em aplicar as técnicas de agarrar, empurrar e puxar.
ATIVIDADE 2
Agora vamos vivenciar fundamentos do Muay Thai, que é uma luta em distância média. Assista o vídeo abaixo e siga as orientações do Professor Luciano. Use roupas confortáveis e que não limitem seus movimentos, use tênis ou fique descalço e respeite os limites do seu corpo.
ATIVIDADE 3
Assim como as nossas leis, que circulam no meio jurídico e trazem as normas de conduta da vida social, os regulamentos dos campeonatos de luta apresentam normas de conduta do meio esportivo. Ambos os textos são escritos usando-se o verbo no modo imperativo, que é a forma verbal que indica um pedido, ordem, conselho, alerta, etc. Observe os trechos abaixo retirados de um regulamento de um campeonato de lutas. Após a leitura destaque os verbos que indicam o modo imperativo:
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0532) Conhecer e vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial. (EAJAEF0533) Conhecer os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0672) Analisar o uso do imperativo em leis e outras formas de regulamentação. |