ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
LUTA OLÍMPICA
A LUTA OLÍMPICA, OU WRESTLING, É UM DOS ESPORTES MAIS ANTIGOS DA HUMANIDADE, PRATICADO DESDE AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES. AO LONGO DA HISTÓRIA, ESSE COMBATE CORPO A CORPO EVOLUIU, TORNANDO-SE CADA VEZ MAIS TÉCNICO E ESTRATÉGICO. POR ISSO, É CONSIDERADO UM DOS ESPORTES MAIS TRADICIONAIS DOS JOGOS OLÍMPICOS.
ATUALMENTE, A LUTA OLÍMPICA É DIVIDIDA EM DOIS ESTILOS: ESTILO LIVRE E GRECO-ROMANO. NO ENTANTO, AS MULHERES PODEM COMPETIR APENAS NO ESTILO LIVRE. NESSE ESTILO, OS LUTADORES PODEM USAR TANTO AS PERNAS QUANTO A PARTE SUPERIOR DO CORPO PARA ATACAR E DEFENDER, PERMITINDO UMA AMPLA VARIEDADE DE MOVIMENTOS E TÉCNICAS. ISSO FAZ COM QUE O ESTILO LIVRE SEJA MAIS DINÂMICO, COM MUITAS POSSIBILIDADES DE QUEDAS E IMOBILIZAÇÕES.
JÁ O ESTILO GRECO-ROMANO, EXCLUSIVO PARA OS HOMENS, FOCA NO COMBATE DA CINTURA PARA CIMA, PROIBINDO O USO DAS PERNAS. ESSE ESTILO EXIGE UMA TÉCNICA APURADA E CONTROLE DO OPONENTE APENAS COM A PARTE SUPERIOR DO CORPO.
O FATO DE A LUTA GRECO-ROMANA SER A ÚNICA MODALIDADE OLÍMPICA DE LUTA EXCLUSIVA PARA HOMENS, MOSTRA QUE, APESAR DOS AVANÇOS E DAS INICIATIVAS EM PROL DA IGUALDADE DE GÊNERO NOS ESPORTES, AS OLIMPÍADAS AINDA NÃO ALCANÇARAM UMA VERDADEIRA EQUIDADE ENTRE OS GÊNEROS.
QUESTÃO 1
A LUTA OLÍMPICA, OU WRESTLING, POSSUI DOIS ESTILOS. SÃO ELES O
(A) ESTILO GRECO E JUDÔ.
(B) ESTILO SOLTO E TAEKWONDO.
(C) ESTILO LIVRE E GRECO-ROMANO.
(D) ESTILO ROMANO E KARATÊ.
QUESTÃO 2
COMPLETE A TABELA ABAIXO DESTACANDO AS DUAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE OS ESTILOS DA LUTA OLÍMPICA:
QUESTÃO 3
LEIA O TEXTO:
O TEXTO AFIRMA QUE
(A) A LUTA GRECO-ROMANA É UMA MODALIDADE POPULAR E TRADICIONAL ENTRE AS MULHERES.
(B) AS MULHERES SÃO BEM ACEITAS EM TODAS AS MODALIDADES DE LUTA, INCLUINDO A GRECO-ROMANA.
(C) A TRADIÇÃO MACHISTA INFLUENCIA A EXCLUSÃO DAS MULHERES NA LUTA GRECO-ROMANA.
(D) EXISTEM RAZÕES LÓGICAS PARA A EXCLUSÃO DAS MULHERES DA LUTA GRECO-ROMANA.
QUESTÃO 4
LEIA:
QUAL SUA OPINIÃO SOBRE MULHERES PRATICAREM LUTAS? JUSTIFIQUE.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0225) Compreender o conceito, a origem, as normas, objetivos e fundamentos das diferentes lutas. (EJALP0239) Identificar a ideia principal do texto. |
Referências | Amadeu GS, De Souza, Dos Santos T, De Souza MA, Dos Santos RB, Rodrigues AP. O histórico da luta olímpica na Universidade Federal do Paraná. REBESDE. 2021; 1(1):e-006. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE WRESTLING. Disponível em: Confederação Brasileira de Wrestling – CBW. Acesso em 23 de outubro de 2024. |