Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 3ª SÉRIE da Eja.
NA AULA DE HOJE VAMOS CONHECER UMA LUTA BRASILEIRA DE ORIGEM INDÍGENA CHAMADA HUKA HUKA.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA LUTA INDÍGENA HUKA HUKA
NA VIDEOULA DE HOJE CONHECEMOS A HUKA HUKA, LUTA DOS POVOS INDÍGENAS DO XINGU, XAVANTES E OUTRAS ETNIAS. ELA POSSUI VÁRIOS SÍMBOLOS CULTURAIS E ESTÁ RELACIONADA COM UM RITUAL DE CELEBRAÇÃO CHAMADO QUARUP. IDENTIFICAMOS QUE A LUTA ACONTECE EM UM ESPAÇO DE TERRA OU AREIA, EM CÍRCULO, E QUE SEU OBJETIVO É DERRUBAR O OPONENTE DE COSTAS NO CHÃO. EM ALGUMAS ETNIAS, HÁ TAMBÉM A POSSIBILIDADE DE VENCER A LUTA ATRAVÉS DO MOVIMENTO DE SEGURAR ATRÁS DO JOELHO DO OPONENTE.
ATIVIDADE 1
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E VEJA COMO O HUKA HUKA É VIVENCIADO PELOS POVOS DO XINGU. OBSERVE OS MOVIMENTOS E REGISTRE EM SEU CADERNO AS CARACTERÍSTICAS DESTA MANIFESTAÇÃO CORPORAL QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO.
ATIVIDADE 2
VEJA O VÍDEO ABAIXO E SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA PARA UMA VIVÊNCIA EM LUTA. É UMA PRÁTICA BEM SIMPLES QUE TRABALHA UM DOS PRINCÍPIOS DAS LUTAS, QUE É O POSICIONAMENTO DA BASE CORPORAL. ESCOLHA UM ESPAÇO LIVRE, UTILIZE ROUPAS CONFORTÁVEIS, USE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO, RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO E HIDRATE-SE.
ATIVIDADE 3
AYRI, UM EXPERIENTE LUTADOR DE HUKA HUKA, PROPÔS AO SEU POVO XAVANTE UMA PRÁTICA DE LUTA PARA TODOS OS HOMENS MAIORES DE 16 ANOS. NO LOCAL DO COMBATE COMPARECERAM 14 PRATICANTES. PARA QUE A LUTA ACONTEÇA É NECESSÁRIO FORMAR DUPLAS. AGORA, RESPONDA EM SEU CADERNO:
- QUANTOS PARES É POSSÍVEL FORMAR?
- SE CADA DUPLA LUTAR 3 VEZES, QUANTAS LUTAS SERÃO REALIZADAS?
ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0326) CONHECER E VIVENCIAR AS LUTAS DE MATRIZES INDÍGENA E AFRICANA. |
Matemática | (EAJAMA0309) RESOLVER E ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLEMA, ENVOLVENDO DIFERENTES SIGNIFICADOS DA MULTIPLICAÇÃO, COMO CÁLCULO POR ESTIMATIVA, CÁLCULO MENTAL E ALGORITMOS. |