Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Luta Contra a Violência
As lutas não são práticas corporais compostas apenas de golpes direcionados ao corpo do adversário. Mais do que isso, elas também são compostas de diversos ensinamentos, como por exemplo quando e como usar as suas técnicas de ataque e defesa, e ensinamentos sobre atitudes individuais e o convívio social tendo como base a paz, a justiça e o respeito, entre outros.
Além disso, as lutas também reproduzem diversos elementos da sua cultura de origem, como por exemplo a linguagem, as vestimentas, objetos e símbolos diversos.
Muitas das práticas de luta foram esportivizadas e passaram a ser praticadas com o objetivo de participar e vencer campeonatos oficiais de lutas.
Nessas competições as regras estabelecidas buscam garantir a disputa justa e a integridade física dos atletas, não sendo permitido a aplicação de diversos golpes e colocariam o oponente em risco.
Portanto, apesar das lutas serem práticas de contato físico, sua principal função não é promover a violência entre os praticantes, mas sim o respeito entre os oponentes.
Infelizmente, algumas pessoas ainda olham para essa prática corporal de forma preconceituosa, associando as lutas ao comportamento violento. Brigas e agressões não fazem parte das verdadeiras artes marciais, nem tão pouco das novas práticas esportivas.
A verdade é que as práticas de lutas são umas das principais ferramentas para combater a violência, pois além de seus ensinamentos e tradições, além de todas as regras das competições, as lutas também servem como válvula de escape, onde os praticantes podem extravasar o estresse do dia-a-dia, as frustrações e a raiva do trabalho, do trânsito e etc e despejar toda essa energia no treino, convertendo-a em mais saúde e voltando ao estado de tranquilidade e controle emocional.
Questão 1
Enquanto arte marcial as práticas de luta são compostas por
(A) apenas golpes de ataque e defesa contra o corpo do adversário.
(B) golpes de ataque e defesa, conhecimentos filosóficos e tradições.
(C) golpes e atitudes que promovam a violência e a falta de respeito.
(D) socos, chutes e cotoveladas sem nenhuma organização ou respeito.
Questão 2
Além de arte marcial, muitas lutas se tornaram práticas esportivizadas, onde as competições
(A) acontecem sem nenhuma organização ou cuidado com os lutadores.
(B) são combates reais, muitas vezes de vida e morte entre os lutadores.
(C) possuem regras para preservar a integridade física dos lutadores.
(D) são verdadeiros vale tudo, inclusive com golpes que deveriam ser proibidos.
Questão 3
Quais diferenças você consegue perceber entre o que é briga e o que é uma prática de luta?
Questão 4
Que benefícios a prática de luta pode nos proporcionar enquanto válvula de escape dos problemas do dia-a-dia?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0636) Problematizar as questões sociais, morais, econômicas e culturais que despertam o interesse pela disputa e violência no contexto das lutas. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |