You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA- LUTA BRASILEIRA MARAJOARA

EDUCAÇÃO FÍSICA- LUTA BRASILEIRA MARAJOARA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

LUTA MARAJOARA

A LUTA MARAJOARA, UM ESTILO DE COMBATE CORPO A CORPO, VISA DERRUBAR O OPONENTE COM AS COSTAS NO CHÃO.

PRATICADA PRINCIPALMENTE NA REGIÃO NORTE DO BRASIL, CONCENTRANDO-SE EM MUNICÍPIOS DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ, ESSA LUTA TEM ORIGENS ENTRE INDIVÍDUOS DE ETNIAS INDÍGENAS LOCAIS E AFRICANOS ESCRAVIZADOS.

INICIALMENTE UTILIZADA PARA AQUECIMENTO ANTES DE BANHOS EM RIOS APÓS TRABALHOS COM REBANHO BOVINO, A LUTA MARAJOARA EVOLUIU PARA UMA ATIVIDADE DE LAZER INCORPORADA À ROTINA DE MUITOS NASCIDOS NA ILHA DE MARAJÓ DESDE A INFÂNCIA, DESEMPENHANDO VÁRIOS PAPÉIS, COMO ENTRETENIMENTO, PROMOÇÃO DA SAÚDE, DEFESA PESSOAL OU PROFISSÃO.

RECONHECIDA COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL TRADICIONAL DO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ, A LUTA ESTÁ LIGADA À RELIGIOSIDADE LOCAL, SENDO PARTE DAS CELEBRAÇÕES DURANTE A FESTA DO GLORIOSO SÃO SEBASTIÃO, EM JANEIRO. O INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) A IDENTIFICOU COMO ELEMENTO CULTURAL TRADICIONAL IMATERIAL ASSOCIADO À CELEBRAÇÃO DO GLORIOSO SÃO SEBASTIÃO.

A LUTA MARAJOARA PODE OCORRER EM DIVERSAS SUPERFÍCIES, COMO AREIAS DE PRAIAS, TERRA, GRAMA OU LAMA DENTRO DE CURRAIS. SUAS TÉCNICAS ENVOLVEM AGARRAR, PUXAR, EMPURRAR, DESEQUILIBRAR E PROJETAR, COM NOMES PECULIARES COMO CABEÇADA, LAMBADA, CALÇADA, DESGALHADA, BOI LARANJEIRA, RASTEIRA, ESPALHADA, RECALÇADA, BAIANA, ESCORA E GRATUITA.

RECENTEMENTE, A LUTA MARAJOARA GANHOU RECONHECIMENTO GLOBAL, ESPECIALMENTE APÓS O SUCESSO DO ATLETA MARAJOARA DEIVESON FIGUEIREDO, CAMPEÃO DE PESO-MOSCA NO UFC. ESSA CONQUISTA DESTACA A EFICÁCIA DA LUTA MARAJOARA EM COMPETIÇÕES, CONSOLIDANDO SUA PRESENÇA NO CENÁRIO INTERNACIONAL.

QUESTÃO 1

A LUTA MARAJOARA FOI CRIADA NO NORTE DO BRASIL, QUE É A MAIOR REGIÃO DO NOSSO PAÍS EM EXTENSÃO TERRITORIAL E ENVOLVE SETE ESTADOS BRASILEIROS, QUE SÃO

( A ) GOIÁS, AMAPÁ, AMAZONAS, PARÁ, RONDÔNIA, RORAIMA E TOCANTINS.

( B ) ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS, PARÁ, MINAS GERAIS, RORAIMA E TOCANTINS.

( C ) ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS, PARÁ, RONDÔNIA, RORAIMA E TOCANTINS.

( D ) ACRE, AMAPÁ, AMAZONAS, PARÁ, GOIÁS, MINAS GERAIS E TOCANTINS.

QUESTÃO 2

A LUTA MARAJOARA RELACIONA-SE A UM ANIMAL CARACTERÍSTICO DA REGIÃO, QUE É O

( A ) BOI.

( B ) BÚFALO.

( C ) OVELHA.

( D ) MUTUM.

QUESTÃO 3

A LUTA MARAJOARA FOI RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL DO ESTADO DO PARÁ. ALÉM DISSO, ELA PASSOU A TER MAIOR RECONHECIMENTO MUNDIAL ATRAVÉS DO ATLETA PROFISSIONAL DEIVESON FIGUEIREDO, QUE USA ESSA LUTA COMO UMA DAS SUAS BASES DO MMA. VOCÊ ACHA TAIS RECONHECIMENTOS IMPORTANTES PARA OS PARAENSES, EM ESPECIAL OS MORADORES DA ILHA DE MARAJÓ? POR QUÊ?

QUESTÃO 4

LEIA OS DADOS ABAIXO. ELES FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE UMA PESQUISA FEITA COM ALGUNS MARAJOARAS, SOBRE O QUE A LUTA MARAJOARA REPRESENTA PARA ELES.

AGORA, CRIE UM TEXTO UTILIZANDO AS INFORMAÇÕES COMUNICADAS PELO GRÁFICO.


SAIBA MAIS

PARA SABER MAIS SOBRE A LUTA MARAJOARA, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Jordana Martins. Luta Marajoara. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sMZ8iwedK1A

AutorJordana Thais
FormaçãoEducação Física e Matemática
Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0225) Compreender o conceito, a origem, as normas, objetivos e fundamentos das diferentes lutas.
(EJAEF0226) Conhecer, vivenciar e valorizar as lutas de matrizes indígena e africana.
(EJAMA0235) Ler, analisar e interpretar, com mediação do professor, tabelas e gráficos simples.
ReferênciasANTUNES, Marcelo Moreira; BORBA-PINHEIRO, Cláudio Joaquim; CAMPOS, Ítalo Lopes. Luta marajoara: uma luta genuinamente brasileira. ProAtiva Revista profissional de Educação Física. Disponível em https://revistaproativa.com.br/luta-marajoara-uma-luta-genuinamente-brasileira. Acesso em 14 de setembro de 2022.
BARROS, Gabriel de Almeida. A memória e a extinção dos marajoaras. Geograficidade. v.9, n. 2, Inverno 2019. Disponível em https://periodicos.uff.br/geograficidade/article/view/27258/pdf. Acesso em 05 de janeiro de 2023.
IPHAN. Inventário Nacional de Referências Culturais. Dossiê das Festividades de São Sebastião na Mesorregião do Marajó. Belém: IPHAN, 2010.
PASCOAL, Paola. Criação de vestígios: o neomarajoara e a arte brasileira. Revista Faces de Clio. vol. 6, n. 12, jul./dez. 2020. Disponível em https://tinyurl.com/26jrsynb. Acesso em 05 de janeiro de 2023.
RIO DE JANEIRO. Cultura Marajoara. Museu Nacional. Disponível em https://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/arqueologia/arqueologia-brasileira/marajoara.html. Acesso em 05 fr janeiro de 2023.
SCHAAN, Denise Pahl; MARTINS, Cristiane Pires (org). Muito além dos campos: arqueologia e história na amazônia marajoara. 1. ed. Belém: Gknoronha, 2010. 200p. Disponível em http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/PubDivArq_MuitoAlemCampos_m.pdf. Acesso em 05 de janeiro de 2023.