You are currently viewing Educação Física: Kickboxing

Educação Física: Kickboxing

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Kickboxing

As lutas são práticas corporais compostas por técnicas de ataque e defesa centradas no corpo do adversário. De acordo com o estilo de cada luta, os golpes tem como objetivo atingir, desequilibrar, imobilizar ou excluir o adversário de um determinado espaço.

No Brasil são praticados vários estilos de luta, muitas delas foram desenvolvidas no Brasil, como é o caso da capoeira e da luta marajoara. Mas, muitos outros estilos de lutas praticados aqui no Brasil surgiram em épocas e locais bem distantes do nosso, como é o caso do Kickboxing.

De uma forma geral e ampla, chamamos de kickboxing o conjunto de lutas cujos combates envolvem golpes com os punhos e pés. Assim, o Kickboxing envolve estilos como o muay thai e o karatê.

Mas, de uma forma mais específica existem também os estilos de luta que se auto intitulam de kickboxing, como o kickboxing japonês e americano.

O Kickboxing japonês surgiu por volta dos anos de 1960 da união entre as técnicas do muay thai e do karatê.

Já o kickboxing americano foi criado cerca de uma década depois, por volta dos anos de 1970, e tem como base as técnicas do boxe e karatê.

Esse estilo de luta chegou ao Brasil no fim dos anos de 1970 e logo se tornou um estilo bastante popular entre os brasileiros.

Nas competições, o kickboxing possui diferentes estilos de combate com mais ou menos contato, e até um estilo onde se executa os movimentos de luta em conjunto com a música, o chamado kickboxing musical form, onde as apresentações podem ocorrer com ou sem armas.

Grande parte dos praticantes de kickboxing buscam essa prática devido aos benefícios que a prática proporciona ao corpo, que englobam benefícios voltados tanto para o condicionamento físico quanto para a conscientização corporal.

Questão 1

As lutas são práticas corporais

(A) sinônimas de brigas e confusão

(B) onde os adversários não são respeitados

(C) compostas por técnicas de ataque e defesa

(D) voltadas apenas para o lazer

Questão 2

Conforme as características de cada estilo de luta, os golpes têm como objetivo

(A) nocautear, humilhar e machucar o adversário

(B) confraternizar e cooperar com o adversário

(C) atingir, desequilibrar, imobilizar ou excluir o adversário do espaço

(D) apenas atingir e derrubar o adversário

Questão 3

Qual a diferença entre o sentido amplo da expressão kickboxing e o sentido específico e restrito da expressão kickboxing?

Questão 4

Quais as principais diferenças entre o kickboxing americano e o kickboxing japonês?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0533) Vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural
(EJAEF0534) Identificar os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022