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EDUCAÇÃO FÍSICA – JUDÔ E RACISMO

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

JUDÔ E RACISMO

O JUDÔ É UMA DAS MODALIDADES DE LUTA MAIS DIFUNDIDAS NO MUNDO. SEU SURGIMENTO REMONTA AO JAPÃO EM 1882, CONCEBIDO PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA JIGORO KANO COMO UMA TÉCNICA DE AUTODEFESA QUE VISA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MENTAL E ESPIRITUAL. CHEGOU AO BRASIL EM 1922, DURANTE O ÁPICE DA IMIGRAÇÃO JAPONESA.

NO IDIOMA JAPONÊS, “JUDÔ” É FORMADO POR “JU” (SUAVE) E “DO” (CAMINHO OU VIA), O QUE SE TRADUZ COMO “CAMINHO SUAVE” OU “VIA DA SUAVIDADE”. SEU OBJETIVO PRIMORDIAL É PROJETAR O OPONENTE AO CHÃO. EMBORA SEJA UM ESPORTE, PODE SER PRATICADO SEM ÊNFASE NA COMPETIÇÃO, PRIORIZANDO A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA.

AS TÉCNICAS DO JUDÔ SE DIVIDEM EM DOIS GRUPOS PRINCIPAIS, DEPENDENDO DA EXECUÇÃO E LOCAL DE APLICAÇÃO: NAGE-WAZA, REALIZADAS EM PÉ, E KATAME-WAZA, EFETUADAS NO SOLO. QUANTO À PONTUAÇÃO, ESTA É BASEADA NA EFICÁCIA DAS TÉCNICAS DURANTE O COMBATE, DESTACANDO-SE O IPPON, WAZA-ARI E YUKO.

INFELIZMENTE, TAL COMO EM OUTRAS ESFERAS SOCIAIS, OS PRATICANTES NEGROS DE JUDÔ ENFRENTAM O RACISMO, UMA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO FUNDAMENTADA EM GRUPOS ÉTNICOS. ESTA REALIDADE PERSISTE NA COMUNIDADE DE JUDOCAS, EVIDENCIANDO A PRESENÇA CONTÍNUA DO RACISMO EM DIVERSAS ÁREAS, INCLUSIVE NO ESPORTE.

QUESTÃO 1

O PRINCIPAL OBJETIVO DO JUDÔ É

( A ) ESTRANGULAR O ADVERSÁRIO.

( B ) REALIZAR IMOBILIZAÇÕES.

( C ) DERRUBAR O OPONENTE NO CHÃO.

( D ) APLICAR CHAVES DE BRAÇO.

QUESTÃO 2

PODE PRATICAR JUDÔ

( A ) TODOS QUE DESEJAREM.

( B ) UNICAMENTE CRIANÇAS.

( C ) APENAS ATLETAS PROFISSIONAIS.

( D ) SOMENTE HOMENS BRANCOS.

QUESTÃO 3

NO JUDÔ, IPPON SIGNIFICA

( A ) DESCLASSIFICAÇÃO POR INFRAÇÃO.

( B ) EMPATE ENTRE OS LUTADORES.

( C ) DERROTA POR PONTUAÇÃO PARCIAL.

( D ) VITÓRIA POR PONTUAÇÃO MÁXIMA.

QUESTÃO 4

LEIA O TEXTO ABAIXO:

UM EVENTO NOTÁVEL DE RACISMO NO JUDÔ BRASILEIRO OCORREU COM A ATLETA RAFAELA SILVA APÓS SUA DESCLASSIFICAÇÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES EM 2012. NAS REDES SOCIAIS, A JUDOCA FOI ALVO DE INSULTOS RACISTAS, SENDO CHAMADA DE "MACACA". O ATAQUE FOI MOTIVADO PELA VIOLAÇÃO DE UMA REGRA DA MODALIDADE DURANTE SUA PARTICIPAÇÃO.
Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/em-2012-rafaela-silva-foi-vitima-de-racismo-apos-desclassificacao-19877192

AGORA RESPONDA:

A) QUAL SUA OPINIÃO SOBRE O ATAQUE SOFRIDO PELA ATLETA?

B) A POPULAÇÃO BRASILEIRA É O RESULTADO DA MISCIGENAÇÃO DE DIVERSAS CULTURAS, DENTRE AS PRINCIPAIS, SÃO AS INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPEIAS. NA SUA OPINIÃO, POR QUE AS PESSOAS NEGRAS SÃO TÃO DISCRIMINADAS E TRATADAS COM PRECONCEITO AQUI NO NOSSO PAÍS? VOCÊ ACHA QUE SE FOSSE UMA ATLETA BRANCA, A REAÇÃO DO PÚBLICO SERIA A MESMA?

C) MUITOS ACREDITAM QUE O ERRO COMETIDO PELA ATLETA RAFAELA, POTENCIALIZOU A EXPRESSÃO DO RACISMO QUE ELA SOFREU, REPRODUZINDO O ESTEREÓTIPO DOS NEGROS SEREM “MALANDROS” E “TRAPACEIROS”. VOCÊ CONCORDA?

QUESTÃO 5

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO. ELAS RETRATAM MANIFESTAÇÕES QUE OCORRERAM NO MUNDO ESPORTIVO CONTRA O RACISMO.

AGORA RESPONDA:

A) VOCÊ ACHA QUE O ESPORTE É ESPAÇO DE MANIFESTAÇÕES POLÍTICO-IDEOLÓGICAS? POR QUÊ?

B) PRODUZA UM CARTAZ SE MANIFESTANDO SOBRE O RACISMO, QUE SERÁ UTILIZADO EM UM EVENTO ESPORTIVO NA SUA ESCOLA. NELE, VOCÊ PODERÁ UTILIZAR A LINGUAGEM VERBAL, ATRAVÉS DE PALAVRAS; LINGUAGEM NÃO VERBAL, POR MEIO DE IMAGENS; OU ADOTAR AS DUAS LINGUAGENS. BOM TRABALHO.


SAIBA MAIS

PARA SABER MAIS SOBRE O PAPEL DO ESPORTE NO COMBATE AO RACISMO, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Jordana Martins. Racismo no esporte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bzEXDWLbpG0&t=8s

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0125) Compreender o conceito, a origem, as normas, objetivos e fundamentos das diferentes lutas.
(EJAEF0129) Identificar, refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presente na luta.
(EJALP0201) Ler textos injuntivos, instrucionais (receitas e instruções) e multissemióticos.
ReferênciasAGÊNCIA BRASIL. Retrospectiva esportes: protestos contra o racismo marcam 2020. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2020-12/retrospectiva-esportes-protestos-contra-o-racismo-marcam-2020. Acesso em 13 de agosto de 2022.
ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, Coleção Feminismos Plurais, 2019. 
BRASIL DE FATO. Maioria dos casos de racismo no futebol brasileiro ainda fica impune. Observatório Racial Futebol. Disponível em https://www.brasildefatorj.com.br/2017/08/31/maioria-dos-casos-de-racismo-no-futebol-brasileiro-ainda-fica-impune. Acesso em 13 de agosto de 2022.  
CARVALHO, Jonas. 6 atletas que são grandes exemplos na luta contra o racismo. Catraca Livre. Disponível em https://catracalivre.com.br/cidadania/6-atletas-que-sao-grandes-exemplos-na-luta-contra-o-racismo. Acesso em 13 de agosto de 2022.
COSTA. Mauricio. 6 atletas que são grandes exemplos na luta contra o racismo. Agência Brasil. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2020-06/manifestacoes-contra-o-racismo-repercutem-no-mundo-do-esporte. Acesso em 13 de agosto de 2022.
FEDERAÇÃO PARANAENSE DE JUDÔ. O judô – fundamentos básicos e técnicas (teoria) Sensei Suzuki. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=s648bFMMkeM. Acesso em 13 de agosto de 2022.
GLOBO PLAY. Globolinha e Flavio Canto ensinam as pontuações do judô. Esporte Espetacular. Disponível em https://globoplay.globo.com/v/4913857. Acesso em 13 de agosto de 2022.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
JORNALISMO VTV SBT. Idosos aprendem a lutar judô em Nova Odessa. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=B2K7D7SA7Ns. Acesso em 13 de agosto de 2022.
MEU KIMONO. Quais são as pontuações do judô? Disponível em https://www.meukimono.com.br/quais-sao-as-pontuacoes-do-judo-meu-kimono. Acesso em 13 de agosto de 2022.
O GLOBO. Em 2012, Rafael Silva foi vítima de racismo após desclassificação. Disponível em https://oglobo.globo.com/esportes/em-2012-rafaela-silva-foi-vitima-de-racismo-apos-desclassificacao-19877192.
OLIVEIRA, Luciane. Democracia racial: o que significa? é um mito? Politize! Disponível em https://www.politize.com.br/democracia-racial. Acesso em 13 de agosto de 2022.   
SOUZA, Gabriela C.; CESAR, Soraia André. Racismo no judô: os casos Rafaela Silva e Rochele Nunes. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do IX COngresso Internacional de Ciências do Esporte. Disponível em http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/view/15396/8216. Acesso em 13 de agosto de 2022.   
TNT SPORTS BRASIL. Tiago Camilo aplica ippon espetacular no Grand Prix de Judô. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mzUjkMBCDO0. Acesso em 13 de agosto de 2022.