Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Os Jogos Populares
Os jogos populares são práticas corporais lúdicas e com regras flexíveis, que são ensinados de geração para geração de forma espontânea e são praticados, geralmente, na perspectiva do lazer.
Eles foram criados ao longo de toda história humana, em diferentes locais e épocas, conforme as características de cada sociedade. E têm como objetivo ensinar os valores, os papéis sociais e as características de cada cultura. Além disso, os jogos também contribuem com o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos seus praticantes.
Fazem parte da nossa cultura corporal e do nosso patrimônio histórico-cultural, ou seja, do conjunto de saberes, fazeres, expressões, práticas e produtos/objetos que formam a história, a memória e a identidade de um povo.
São práticas como os piques, queimada, bete… E também envolvem a construção e o uso lúdico de brinquedos como pipas, carrinhos de rolamento e arquinhos.
Como prática de lazer, que é um direito de todo trabalhador(a), os jogos podem contribuir muito para diminuir os efeitos negativos do estresse, da ansiedade, da depressão e do sedentarismo.
A Educação Física tematiza nas aulas práticas e teóricas os elementos da nossa cultura corporal, e sendo os jogos um importante elemento da nossa cultura, eles também fazem parte das aulas de Educação Física.
Questão 1
São características dos jogos populares
(A) a ludicidade, as regras flexíveis e a prática voltada para o lazer.
(B) a ludicidade, as regras oficiais e a prática voltada para a competição.
(C) a competitividade, as regras oficiais e a prática voltada para a performance.
(D) a cooperação, a ausência de regras e a prática voltada para a expressividade.
Questão 2
Os jogos foram criados
(A) a partir do século XX e de forma padronizada.
(B) na Idade Média conforme os dogmas da Igreja.
(C) de forma espontânea e independente das características da sociedade.
(D) ao longo de toda história humana conforme as características de cada sociedade.
Questão 3
Explique com suas palavras o que é patrimônio histórico-cultural?
Questão 4
O lazer é um direito de todos os trabalhadores. Quais os efeitos da prática do lazer sobre o corpo?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre os Jogos Populares e o nosso patrimônio histórico-cultural
Jogos Populares e a Arte
Agora, faça a atividade interativa em formato de Quiz e aprenda mais sobre os Jogos Populares
Quiz: Jogos Populares
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0401) Valorizar os jogos populares como patrimônio histórico e cultural de um povo (EJAEF0402) Conceituar e reconhecer a importância da vivência e prática dos jogos populares nos diversos contextos (EJAEF0404) Vivenciar os jogos como manifestação lúdica na perspectiva do lazer |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |