You are currently viewing Educação Física: Jogos Populares

Educação Física: Jogos Populares

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-do-conceito-de-amarelinha_22635951.htm#page=2&query=amarelinha&position=39&from_view=search&track=sph

Os Jogos Populares

Os jogos populares são práticas corporais lúdicas e com regras flexíveis, que são ensinados de geração para geração de forma espontânea e são praticados, geralmente, na perspectiva do lazer.

Eles foram criados ao longo de toda história humana, em diferentes locais e épocas,  conforme as características de cada sociedade. E têm como objetivo ensinar os valores, os papéis sociais e as características de cada cultura. Além disso, os jogos também contribuem com o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos seus praticantes.

Fazem parte da nossa cultura corporal e do nosso patrimônio histórico-cultural, ou seja, do conjunto de saberes, fazeres, expressões, práticas e produtos/objetos que formam a história, a memória e a identidade de um povo.

São práticas como os piques, queimada, bete… E também envolvem a construção e o uso lúdico de brinquedos como pipas, carrinhos de rolamento e arquinhos.

Como prática de lazer, que é um direito de todo trabalhador(a), os jogos podem contribuir muito para diminuir os efeitos negativos do estresse, da ansiedade, da depressão e do sedentarismo.

A Educação Física tematiza nas aulas práticas e teóricas os elementos da nossa cultura corporal, e sendo os jogos um importante elemento da nossa cultura, eles também fazem parte das aulas de Educação Física.

Questão 1

São características dos jogos populares

(A) a ludicidade, as regras flexíveis e a prática voltada para o lazer.

(B) a ludicidade, as regras oficiais e a prática voltada para a competição.

(C) a competitividade, as regras oficiais e a prática voltada para a performance.

(D) a cooperação, a ausência de regras e a prática voltada para a expressividade.

Questão 2

Os jogos foram criados

(A) a partir do século XX e de forma padronizada.

(B) na Idade Média conforme os dogmas da Igreja.

(C) de forma espontânea e independente das características da sociedade.

(D) ao longo de toda história humana conforme as características de cada sociedade.

Questão 3

Explique com suas palavras o que é patrimônio histórico-cultural?

Questão 4

O lazer é um direito de todos os trabalhadores. Quais os efeitos da prática do lazer sobre o corpo?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre os Jogos Populares e o nosso patrimônio histórico-cultural

Jogos Populares e a Arte

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-3S274yi6tc&t=12s

Agora, faça a atividade interativa em formato de Quiz e aprenda mais sobre os Jogos Populares


Quiz: Jogos Populares

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://view.genial.ly/6227b316961f7600196675cd/interactive-content-jogos-populares
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0401) Valorizar os jogos populares como patrimônio histórico e cultural de um povo
(EJAEF0402) Conceituar e reconhecer a importância da vivência e prática dos jogos populares nos diversos contextos
(EJAEF0404) Vivenciar os jogos como manifestação lúdica na perspectiva do lazer
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022