Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Jogos de Tabuleiro
Chamamos de “Jogos de Tabuleiro” o conjunto de diversos jogos que envolvem estratégia e sorte para movimentar as peças em um tabuleiro com o objetivo de vencer o adversário.
Existem vários tipos de jogos de tabuleiro. Podemos começar com os jogos clássicos como a dama, xadrez, ludo, gamão e a trilha, entre outros. São jogos que, apesar de terem origem em países distantes e terem sido criados há séculos atrás, ainda são muito praticados no Brasil, eles são facilmente encontrados no comércio local e muito utilizados nas escolas, especialmente nas aulas de Educação Física com turmas de eja.
Além destes jogos de tabuleiros clássicos, também existem muitos outros, como por exemplo os jogos de tabuleiro de origem africana, como a mancala, o jogo reconhecido como o mais antigo do mundo, e os jogos de tabuleiro brasileiros de origem indígena, como o jogo da onça.
E ainda existem uma grande variedade de jogos de tabuleiro comerciais como o jogo da vida, war, monopólio, imagem e ação e muitos outros. São jogos que podemos comprar em lojas especializadas e jogar com amigos e ou com a família.
Por fim, existem também os jogos eletrônicos que além de jogos novos específicos para as mídias digitais, ainda disponibilizam versões eletrônicas dos jogos clássicos e comerciais que podemos jogar no computador, consoles ou celular, de forma on-line, contra a programação ou em grupo utilizando o mesmo aparelho eletrônico.
Como elementos da nossa sociedade, os jogos de tabuleiro também fazem parte da nossa cultura corporal e, como tal, fazem parte das aulas de Educação Física e são, com toda certeza, um conteúdo importante e apropriado para aulas.
Através da prática desses jogos podemos desenvolver habilidades cognitivas, habilidades emocionais e até mesmo a socialização, o que é fundamental para a manutenção da nossa saúde física e mental.
Questão 1
Os jogos de tabuleiro fazem parte da nossa cultura corporal e das aulas de Educação Física, podemos defini-los como
(A) jogos com bola e praticados somente em espaços abertos e ou ao ar livre.
(B) jogos onde só se é possível jogar utilizando um aparelho eletrônico.
(C) jogos onde utilizamos tabuleiros para movimentar as peças do jogo.
(D) jogos com cartas e com apostas em dinheiro entre os jogadores.
Questão 2
Através da prática de jogos de tabuleiro podemos desenvolver
(A) somente nossos músculos e ossos.
(B) somente o equilíbrio e a coordenação motora.
(C) várias habilidades sobrenaturais.
(D) habilidades cognitivas, emocionais e sociais.
Questão 3
Por que devemos praticar jogos de tabuleiro nas nossas aulas de Educação Física na Eja?
Questão 4
Os jogos de tabuleiro podem ser jogados de forma tradicional, ou seja, utilizando-se um tabuleiro físico com os jogadores em volta, ou podem ser jogados de forma eletrônica, com tabuleiros virtuais e jogadores espalhados pelo mundo e conectados via internet. Para você quais seriam os pontos positivos e negativos de se praticar esses jogos de forma tradicional e ou eletrônica?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0405) Vivenciar variados jogos de tabuleiros, compreendendo as características histórico-culturais, normas, regras, objetivos e fundamentos. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |