You are currently viewing Educação Física: Jogos de Oposição

Educação Física: Jogos de Oposição

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

As lutas são práticas corporais focadas nas disputas corporais com técnicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço. Com base nesse princípio podemos praticar diferentes jogos de oposição como forma de aprendermos mais sobre as lutas.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Fonte: Pixabay

Questão 1

Os jogos de oposição são práticas lúdicas que se baseiam nos fundamentos e regras das lutas. Em ambas as práticas, jogos de oposição e lutas, as ações são focadas no corpo do oponente para se conseguir quais objetivos? Marque a alternativa correta:

(a) Imobilizar, machucar, atingir ou excluir o oponente.

(b) Desequilibrar, imobilizar, humilhar ou ferir o oponente.

(c) Imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço.

(d) Excluir, tropeçar, agarrar e bater no oponente.

Questão 2

Nos jogos de oposição precisamos, dentro das regras, desenvolver ações e estratégias para conseguir superar o oponente na disputa em questão. Por exemplo, a ocupação de um espaço ou a posse de algum objeto que deve ser defendido ou “atacado”. Além de habilidades físicas, que outras habilidades são desenvolvidas com essas atividades?

Questão 3

Que tal um pouco de prática? Vamos realizar um jogo simples, em duplas. Desenhe um círculo grande no chão. Esse será o espaço para a disputa, que consiste em excluir o oponente desse espaço. Não são permitidos nenhum tipo de golpe nem técnicas de queda como rasteira. Apenas o jogo de força com os braços e base das pernas tentando puxar ou empurrar o oponente.

Questão 4

As práticas de lutas são uma ótima opção para quem deseja aliviar as tensões do dia-a-dia, em especial as provocadas pelo ambiente de trabalho e que causam, muitas vezes, estresse ou depressão. Então, pratique lutas nas suas aulas de Educação Física, quem sabe você se identifica, e passa a realizar essa prática também fora dos limites da escola.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-7o-serie-eja/


SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre como os exercícios físicos como as práticas de luta e jogos de oposição podem contribuir no combate à depressão:

Importância da Lutas no Combate à Depressão

Canal Educação Física com o Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/7inhSQG1msQ

Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0632) Vivenciar e compreender as lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural.
(EAJAEF0633) Identificar e relacionar os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais.
(EAJAEF0732) Analisar as questões sociais, morais, econômicas e culturais que
despertam o interesse pela disputa e violência no contexto das lutas.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. CONSED/UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https:www.cee.go.gov.br> acessado em 24/01/2022.