Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Jogos Africanos
A cultura brasileira foi formada a partir da miscigenação de diversas culturas, principalmente, dos povos indígenas, africanos e dos portugueses. Mas, também com fortes influências de outras nações europeias, do Oriente Médio e até da Ásia.
Infelizmente, esse processo de miscigenação não foi igualitário, sendo que a cultura portuguesa foi adotada pelas elites e foi sobreposta à força sobre as outras culturas. Assim, as contribuições dos povos africanos que vieram para o Brasil ficaram marginalizadas e discriminadas. Mas, mesmo discriminadas, as contribuições dos povos africanos à cultura brasileira resistiram e se tornaram parte importante da nossa cultura, e por isso, devem ser valorizadas.
Essas contribuições se deram em diferentes áreas, como na culinária, na arte e artesanato, na linguagem e também nas práticas corporais, em especial, nas danças, lutas e nos jogos.
Os africanos trazidos à força para o Brasil, não eram pertencentes a um único povo e cultura, pelo contrário, eram povos e culturas diferentes do grande continente chamado África. E como os jogos que cada sociedade cria, traz na sua organização e prática, os valores e as características daquela sociedade, os jogos de matrizes africanas são práticas diversificadas, criadas e praticadas em culturas diferentes e, assim sendo, com características diferentes, conforme as características de cada povo.
Por outro lado, existem traços comuns entre as diferentes culturas africanas, como por exemplo, o modo de vida tribal muito ligado à natureza e seus elementos, e também a musicalidade e o ritmo desenvolvido em grande parte de suas atividades e, em especial, nos jogos.
A prática desses jogos proporcionam o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências motoras, cognitivas e emocionais. Além disso, conhecer e praticar jogos de matrizes africanas é uma oportunidade de aprender novos valores e superar preconceitos.
Questão 1
O nosso patrimônio cultural é formado a partir da miscigenação de diferentes povos, principalmente dos
(A) árabes, chineses e russos.
(B) povos indígenas, africanos e portugueses.
(C) portugueses, ingleses e alemães.
(D) norte americanos, australianos e asiáticos.
Questão 2
Apesar dos jogos africanos terem origens em povos e culturas diferentes, eles possuem certas características comuns, como
(A) a competitividade exacerbada e o distanciamento da natureza.
(B) a imobilidade, priorizando apenas os aspectos cognitivos dos jogos.
(C) a ligação com a natureza e a musicalidade.
(D) a alta tecnologia e os jogos em rede.
Questão 3
Em quais áreas da nossa cultura podemos identificar as contribuições dos povos africanos?
Questão 4
Qual a importância de praticarmos jogos de matrizes africanas nas aulas de Educação Física?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre o Jogo de origem africana chamado Mancala
MANCALA
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAEF0401) Vivenciar e valorizar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas. (EAJAEF0402) Vivenciar e valorizar os jogos populares como patrimônio histórico e cultural de um povo. |
Referências | Barros, Mariana Silva. Práticas Pedagógicas e Educação Física Escolar: Proposta de Currículo Emancipatório na Educação de Jovens e Adultos. In Pereira, Maria do Perpétuo Socorro (org.) Experiências de Intervenção Pedagógica na Educação Física Escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Filho, Antonio Alencar. A Cultura Corporal Afro e Afro-Brasileira como Identidade Cultural: no Instituto Federal do Pará – Campus Tucuruí. In Pereira, Maria do Perpétuo Socorro (org.) Experiências de Intervenção Pedagógica na Educação Física Escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018. Freire, J.B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione. 1989 Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. CONSED/UNDIME Goiás, 2018. Disponível em:<https:www.cee.go.gov.br> acessado em 24. Jan. 22 |