ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
JOGOS DE MATRIZ AFRICANA
O BRASIL É UM PAÍS QUE ABRIGA DIVERSAS ETNIAS E CULTURAS, SENDO MULTIÉTNICO E PLURICULTURAL. ENTRE OS DIVERSOS GRUPOS ÉTNICOS QUE FAZEM PARTE DA SUA SOCIEDADE, TEMOS OS AFRICANOS.
ESSE POVO TEVE UMA GRANDE INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA EM DIVERSOS CAMPOS, COMO A ECONOMIA, LITERATURA, POLÍTICA, ARTE, CULINÁRIA E PRÁTICAS CORPORAIS.
DENTRE ESSAS PRÁTICAS, TEMOS OS JOGOS E BRINCADEIRAS, QUE FORAM TRAZIDOS PELOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS, DURANTE O PERÍODO COLONIAL. ELES SÃO PARTE IMPORTANTE DA CULTURA BRASILEIRA E SÃO TRANSMITIDOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. ALGUNS EXEMPLOS SÃO A MANCALA, SISHIMA, LABIRINTO, ENTRE OUTROS.
QUESTÃO 1
A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO É RESULTADO DA MISCIGENAÇÃO DE DIFERENTES GRUPOS ÉTNICOS E CULTURAIS, COMO OS POVOS ORIGINÁRIOS, AFRICANOS E EUROPEUS. QUAL A RELAÇÃO DA SUA ORIGEM COM ESSES POVOS?
QUESTÃO 2
OS JOGOS DE MATRIZ AFRICANA SÃO JOGOS TRADICIONAIS, ORIGINÁRIOS DE DIFERENTES REGIÕES DA ÁFRICA. ELES FORAM TRAZIDOS PARA O BRASIL PELOS AFRICANOS
( A ) QUE VIERAM EM EXPEDIÇÃO NA ANTIGUIDADE.
( B ) QUE INVADIRAM O PAÍS DURANTE O PERÍODO IMPERIAL.
( C ) ESCRAVIZADOS DURANTE O PERÍODO COLONIAL.
( D ) RESIDENTES NAS DIFERENTES REGIÕES DA AMÉRICA.
QUESTÃO 3
PODEMOS CONSIDERAR QUE OS JOGOS DE MATRIZ AFRICANA NA CULTURA BRASILEIRA
( A ) NÃO TÊM NENHUMA RELEVÂNCIA, IMPORTÂNCIA E SIGNIFICADO.
( B ) PROPORCIONAM LAZER EXCLUSIVAMENTE PARA OS AFRODESCENDENTES.
( C ) PRESERVAM E RECONHECEM A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA.
( D ) FORTALECEM O RACISMO E DISCRIMINAÇÃO COM OS AFRODESCENTES.
QUESTÃO 4
CITE EXEMPLOS DE JOGOS DE MATRIZ AFRICANA QUE VOCÊ CONSEGUE INSERIR NO SEU COTIDIANO. JUSTIFIQUE.
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0101) Reconhecer, vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas. (EJAHI0105) Conhecer a formação dos diferentes povos, particularmente o povo brasileiro, e a relação com a origem do estudante. |
Referências | CUNHA, Débora Alfaia da. Brincadeiras africanas para a educação cultural. Castanhal, PA: Edição do autor, 2016. E-book (118 p.). Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/196 Acesso em 27 de março de 2023. PINTO, Helen; SILVA, Luciana Soares; DANAE, Míghian (org.). Catálogo de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras. São Paulo: Aziza Editora, 2022. 72p. |