You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGOS DE MATRIZ AFRICANA

EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGOS DE MATRIZ AFRICANA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

JOGOS DE MATRIZ AFRICANA

O BRASIL É UM PAÍS QUE ABRIGA DIVERSAS ETNIAS E CULTURAS, SENDO MULTIÉTNICO E PLURICULTURAL. ENTRE OS DIVERSOS GRUPOS ÉTNICOS QUE FAZEM PARTE DA SUA SOCIEDADE, TEMOS OS AFRICANOS.

ESSE POVO TEVE UMA GRANDE INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA EM DIVERSOS CAMPOS, COMO A ECONOMIA, LITERATURA, POLÍTICA, ARTE, CULINÁRIA E PRÁTICAS CORPORAIS.

DENTRE ESSAS PRÁTICAS, TEMOS OS JOGOS E BRINCADEIRAS, QUE FORAM TRAZIDOS PELOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS, DURANTE O PERÍODO COLONIAL. ELES SÃO PARTE IMPORTANTE DA CULTURA BRASILEIRA E SÃO TRANSMITIDOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. ALGUNS EXEMPLOS SÃO A MANCALA, SISHIMA, LABIRINTO, ENTRE OUTROS.

QUESTÃO 1

A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO É RESULTADO DA MISCIGENAÇÃO DE DIFERENTES GRUPOS ÉTNICOS E CULTURAIS, COMO OS POVOS ORIGINÁRIOS, AFRICANOS E EUROPEUS. QUAL A RELAÇÃO DA SUA ORIGEM COM ESSES POVOS?

QUESTÃO 2

OS JOGOS DE MATRIZ AFRICANA SÃO JOGOS TRADICIONAIS, ORIGINÁRIOS DE DIFERENTES REGIÕES DA ÁFRICA. ELES FORAM TRAZIDOS PARA O BRASIL PELOS AFRICANOS

( A ) QUE VIERAM EM EXPEDIÇÃO NA ANTIGUIDADE.

( B ) QUE INVADIRAM O PAÍS DURANTE O PERÍODO IMPERIAL. 

( C ) ESCRAVIZADOS DURANTE O PERÍODO COLONIAL. 

( D ) RESIDENTES NAS DIFERENTES REGIÕES DA AMÉRICA.

QUESTÃO 3

PODEMOS CONSIDERAR QUE OS JOGOS DE MATRIZ AFRICANA NA CULTURA BRASILEIRA

( A ) NÃO TÊM NENHUMA RELEVÂNCIA, IMPORTÂNCIA E SIGNIFICADO.

( B ) PROPORCIONAM LAZER EXCLUSIVAMENTE PARA OS AFRODESCENDENTES.

( C ) PRESERVAM E RECONHECEM A HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA.

( D ) FORTALECEM O RACISMO E DISCRIMINAÇÃO COM OS AFRODESCENTES.

QUESTÃO 4

CITE EXEMPLOS DE JOGOS DE MATRIZ AFRICANA QUE VOCÊ CONSEGUE INSERIR NO SEU COTIDIANO. JUSTIFIQUE.


AutoriaJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0101) Reconhecer, vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas.
(EJAHI0105) Conhecer a formação dos diferentes povos, particularmente o povo brasileiro, e a relação com a origem do estudante.
ReferênciasCUNHA, Débora Alfaia da. Brincadeiras africanas para a educação cultural. Castanhal, PA: Edição do autor, 2016. E-book (118 p.). Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/196
 Acesso em 27 de março de 2023. 
PINTO, Helen; SILVA, Luciana Soares; DANAE, Míghian (org.). Catálogo de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras. São Paulo: Aziza Editora, 2022. 72p.