You are currently viewing Educação Física: Jogos de Lutas (luta pelo espaço)

Educação Física: Jogos de Lutas (luta pelo espaço)

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de vectorjuice no Freepik

Jogos de Luta – Luta Pelo Espaço

Nas práticas de lutas podemos aprender diferentes técnicas de ataque e defesa pessoal, que têm como objetivo, conforme o estilo de cada luta, atingir, desequilibrar, imobilizar ou excluir o adversário de um determinado espaço.

Além disso, as práticas de lutas também são compostas por princípios éticos, ensinamentos filosóficos e tradições.

Os princípios morais e de não violência pregam um modo de vida respeitoso e com base na gentileza, e ensinam a importância da tolerância, da paciência e do respeito dentro e fora dos combates.

As tradições se desenvolvem conforme o local e cultura na qual cada estilo de luta foi criado.

Essas tradições referem-se à religiosidade, às vestimentas e acessórios usados nos treinos e combates, à história de formação daquele povo e até mesmo com relação à alimentação, os cuidados com a saúde e o comportamento em sociedade.

Nem todas as escolas possuem os meios necessários para a prática formal de lutas nas aulas de educação física, como espaço, equipamentos e horários adequados à prática, o que dificulta a inserção de lutas nas escolas.

Uma boa alternativa para a prática escolar são os jogos de lutas, onde podemos criar atividades conforme os objetivos essenciais das lutas, ou seja, jogos que tenham suas ações centradas em atingir, imobilizar, desequilibrar ou excluir o adversário de um determinado espaço.

Assim, podemos de forma lúdica aprender e vivenciar diversas práticas, princípios e objetivos referentes à prática de lutas mesmo na escola.

E existem vários jogos de lutas onde os oponentes precisam, por exemplo, lutar pela conquista do espaço. Um dos principais jogos de luta com esse objetivo é a disputa em pé dentro de um círculo, onde um dos oponentes tenta tirar o outro do espaço demarcado no chão.

Mas, existem outras variedades com a prática da disputa no chão de quatro apoios ou até mesmo deitados, o importante  é a disputa pelo espaço dentro das regras, ou seja, sem golpes como chutes e socos.

Questão 1

Nas práticas de luta, os golpes têm como objetivo

(A) acertar, machucar e humilhar o adversário.

(B) atingir, desequilibrar, imobilizar ou excluir o adversário de um espaço.

(C) atingir, imobilizar, machucar e desrespeitar o adversário.

(D) controlar, humilhar e ofender o adversário.

Questão 2

Além das técnicas de ataque e defesa as lutas também são compostas por

(A) técnicas de ataque com armas de fogo.

(B) conhecimentos filosóficos e tradições.

(C) atividades lúdicas e sem relação com os combates.

(D) atividades rítmicas e organizadas em passos e coreografias.

Questão 3

Quando nos referimos às tradições que compõem as práticas de luta, nos referimos a quais elementos de cada cultura?

Questão 4

Como pode ser desenvolvida a prática de lutas nas escolas, em especial, nas turmas de eja?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre as lutas e os Jogos de Lutas:

Jogos de Lutas

Canal Educação Física com o Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/pZAVMi4OUpI
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0532) Conhecer e vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial.
(EAJAEF0537) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero presentes nas lutas, propondo compreensão e superação dos mesmos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022