You are currently viewing Educação Física: Dominando o Oponente

Educação Física: Dominando o Oponente

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Dominando o Oponente

As lutas são práticas corporais que surgiram da necessidade de autodefesa. Mas, atualmente são praticadas, principalmente, como atividades esportivas ou como forma de cuidar da saúde física e mental.

Elas são práticas centradas no corpo do adversário, onde realizamos ações que têm como objetivo atingir, imobilizar, desequilibrar ou excluir o adversário de um espaço específico.

Podem ser classificadas conforme a distância entre os lutadores. Assim, temos: lutas de curta distância ou agarradas; lutas de média distância ou em pé; e lutas de longa distância ou com o uso de armas como espadas e lanças.

Através da prática de lutas podemos combater os diversos malefícios causados pelo estresse do trabalho.

A inserção no mundo do trabalho é indispensável para a plena cidadania e dignidade da pessoa. No entanto, quem se insere no mundo do trabalho fica exposto a diversas situações de pressões por resultados, jornadas de trabalho exaustivas, conflitos entre colegas e diversas preocupações e inseguranças.

Tudo isso pode causar estresse e até depressão, que causam um desequilíbrio e prejuízo à saúde.

Para evitar os malefícios causados pelo estresse e pela depressão é fundamental a prática de exercícios físicos como ginástica, esportes e ou lutas.

Além do condicionamento físico, as lutas também desenvolvem aspectos cognitivos como a concentração e o pensamento estratégico.

E existem vários jogos de lutas que podemos praticar até mesmo na escola. Um dos mais simples é o jogo de dominar o adversário. As regras e objetivos são: não valem golpes contundentes como socos e chutes, nem golpes de torção ou estrangulamentos; o objetivo é fazer com que o adversário encoste as costas no chão.

Inicialmente, o jogo pode começar com os oponentes de joelhos e depois avançar para a luta em pé, mas é preciso garantir um ambiente de segurança para isso, com tatame e sem objetos ou construções que podem machucar algum dos competidores.

Questão 1

As lutas são práticas corporais compostas por golpes de ataque e defesa que tem como objetivo

(A) machucar, acertar, derrubar e desprezar o adversário na competição.

(B) atingir, desequilibrar, cortar, despedaçar ou banir o adversário do jogo.

(C) imobilizar, sacudir, derrubar e parabenizar o adversário pela vitória.

(D) atingir, imobilizar, desequilibrar ou excluir o adversário do espaço determinado.

Questão 2

As lutas podem ser classificadas conforme a distância entre os oponentes, assim temos

(A) as lutas agarradas, lutas soltas e lutas coletivas.

(B) as lutas com armas brancas e com armas de fogo.

(C) as lutas masculinas, lutas femininas e lutas unissex.

(D) as lutas a curta distância, a média distância e a longa distância.

Questão 3

Que benefícios podemos ter para a nossa saúde com a prática de lutas?

Questão 4

As lutas surgiram como auto defesa em combates reais, muitas vezes de vida e morte. Mas, hoje em dia, a prática de luta está voltada para outros objetivos. Quais são os principais objetivos de quem busca praticar alguma forma de luta na atualidade?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre os benefícios da prática de lutas para a saúde:

Benefício das Lutas

Canal Educação Física com o Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/eNboiq3c924
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0533) Vivenciar as lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural.
(EJAEF0534) Identificar os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022