ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

JOGOS COOPERATIVOS E PRÉ-DESPORTIVOS
OS JOGOS SÃO PRÁTICAS CORPORAIS LÚDICAS QUE SEGUEM UM CONJUNTO DE REGRAS FLEXÍVEIS, MAS JÁ DEFINIDAS E COMPARTILHADAS ENTRE OS PARTICIPANTES ANTECIPADAMENTE. ELES TÊM O OBJETIVO DE ENTRETER E AJUDAR A DESENVOLVER HABILIDADES DE RACIOCÍNIO, COMUNICAÇÃO E MOVIMENTO. EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE JOGOS, DENTRE OS QUAIS ESTÃO OS COOPERATIVOS E OS PRÉ-DESPORTIVOS.
AMBOS SÃO DIVERTIDOS, INCLUSIVOS E CONTRIBUEM PARA MELHORAR AS HABILIDADES MOTORAS, COGNITIVAS E SOCIAIS, ALÉM DE INCENTIVAR UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL. NO ENTANTO, OS JOGOS COOPERATIVOS FOCAM NA COLABORAÇÃO E NA INTERAÇÃO ENTRE OS JOGADORES PARA ATINGIR UM OBJETIVO COMUM, ENQUANTO OS JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS PREPARAM AS PESSOAS PARA PRATICAR ESPORTES, ENSINANDO TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS. POR EXEMPLO, O NÓ HUMANO É UM JOGO COOPERATIVO, E A QUEIMADA É UM JOGO PRÉ-DESPORTIVO QUE PODE SER USADO PARA APRENDER OS FUNDAMENTOS DO HANDEBOL.
QUESTÃO 1
É CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DOS JOGOS
(A) POSSUIR REGRAS RÍGIDAS E INALTERÁVEIS.
(B) USAR SEMPRE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS.
(C) SER LÚDICOS E COM REGRAS FLEXÍVEIS.
(D) FOCAR SOMENTE NA COMPETIÇÃO.
QUESTÃO 2
EM UM JOGO COOPERATIVO, É MUITO VALORIZADO A
(A) VITÓRIA DE UM ÚNICO JOGADOR.
(B) COLABORAÇÃO E DESEMPENHO COLETIVO.
(C) COMPETITIVIDADE EXAGERADA.
(D) BOA PERFORMANCE DE UM ATLETA.
QUESTÃO 3
JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS SÃO ATIVIDADES
(A) LÚDICAS, SEM REGRAS FIXAS E QUE VISAM APENAS A DIVERSÃO.
(B) QUE SE BASEIAM EXCLUSIVAMENTE EM SORTE E AZAR.
(C) QUE NECESSITAM DE UM TABULEIRO PARA SUPORTE DO JOGO.
(D) QUE PREPARAM OS PARTICIPANTES PARA A PRÁTICA DE ESPORTES.
QUESTÃO 4
UMA CARTA ENIGMÁTICA COMBINA LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL. ENQUANTO A PRIMEIRA UTILIZA PALAVRAS PARA TRANSMITIR MENSAGENS, A SEGUNDA SE EXPRESSA POR MEIO DE GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS E MOVIMENTOS CORPORAIS. DECIFRE A IMAGEM ABAIXO, QUE ABORDA O TEMA JOGOS.

QUESTÃO 5
IDENTIFIQUE, NA IMAGEM ABAIXO, EXEMPLOS DE LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL.

Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0104) Reconhecer e vivenciar os jogos cooperativos e os jogos pré-desportivos, identificando e relacionando suas diferenças e semelhanças. (EJALP0103) Conhecer a linguagem verbal e não verbal do texto. |
Referências | AWAD, Hani Z. A.. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação: Conteúdos de aplicação pedagógica teórico/prático. Jindiaí: Fontoura, 2004. REVERDITO, R. S., SCAGLIA, A. J. Pedagogia do Esporte. São Paulo: Phorte, 2009. BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2002. |