You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGOS COOPERATIVOS

EDUCAÇÃO FÍSICA – JOGOS COOPERATIVOS

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

JOGOS COOPERATIVOS

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM JOGOS QUE NÃO EXIGEM COMPETIÇÃO NEM BUSCA POR UM VENCEDOR?

ESSES JOGOS, CONHECIDOS COMO JOGOS COOPERATIVOS, TÊM COMO OBJETIVO UNIR AS PESSOAS, REFORÇAR A CONFIANÇA EM SI MESMAS E NOS OUTROS, PROMOVER A COOPERAÇÃO, O ESPÍRITO DE EQUIPE E A AJUDA MÚTUA ENTRE OS PARTICIPANTES.

NAS ATIVIDADES COOPERATIVAS, AS PESSOAS PARTICIPAM COM ESPONTANEIDADE, POIS GANHAR OU PERDER NÃO É O FOCO PRINCIPAL. O QUE REALMENTE IMPORTA É O PROCESSO COMO UM TODO, ONDE TODOS COLABORAM E SE APOIAM MUTUAMENTE.


QUESTÃO 1

PODEMOS DIZER QUE COOPERAR É

(A) DISPUTAR.

(B) BOICOTAR.

(C) AJUDAR.

(D) ABSTER.

QUESTÃO 2

EM QUAL ALTERNATIVA CONSTAM APENAS CARACTERÍSTICAS PRESENTES NOS JOGOS COOPERATIVOS?

(A) TODOS GANHAM. TODOS SE DIVERTEM. TODOS JOGAM E NÃO SOMENTE OS MAIS HABILIDOSOS.

(B) JOGA-SE CONTRA O OUTRO. TODOS VENCEM. PARTICIPAM SOMENTE OS MAIS HABILIDOSOS.

(C) OCORRE INCLUSÃO. SÓ A VITÓRIA A QUALQUER CUSTO IMPORTA. OCORRE AJUDA MÚTUA.

(D) NÃO EXISTE VENCEDOR. HÁ ENVOLVIMENTO DE TODOS NO JOGO. PROMOVE A COMPETIÇÃO.

QUESTÃO 3

LEIA O TEXTO DE COMO JOGAR O JOGO “CANETA NA GARRAFA”

A FINALIDADE DO TEXTO É

(A) INFORMAR AS CARACTERÍSTICAS DO JOGO COOPERATIVO.

(B) CONTAR SOBRE A ORIGEM DO JOGO CANETA NA GARRAFA.

(C) INSTRUIR COMO PRATICAR O JOGO CANETA NA GARRAFA.

(D) DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS.

QUESTÃO 4

“JOGOS COOPERATIVOS SÃO CONSIDERADOS METÁFORAS DA VIDA.” VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO? JUSTIFIQUE.


SAIBA MAIS

PARA SABER MAIS SOBRE JOGOS COOPERTIVOS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:

Fonte: Jogos cooperativos. Canal Lélis Filho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WnaBhG2u7Gk

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0104) Reconhecer e vivenciar os jogos cooperativos e os jogos pré-desportivos, identificando e relacionando suas diferenças e semelhanças.
(EJALP0104) Ler gêneros discursivos do campo da vida cotidiana.
ReferênciasINSTITUTO AURORA. Educar em direitos humanos. Disponível em: Amor, cooperação, empatia, justiça social e liberdade: valores que compartilhamos – Instituto Aurora. Acesso em 07 de julho de 2022.