ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
JOGO DE TABULEIRO YOTÉ
O Yoté é um jogo de tabuleiro africano, bastante popular no Senegal. Ele é jogado em um tabuleiro com cinco fileiras e seis colunas, totalizando 42 casas que correspondem aos pontos de interseção marcados por círculos. Cada jogador ou equipe utiliza 12 peças, de cores diferentes, com o objetivo de capturar todas as peças do adversário.
O jogo começa com os jogadores alternando a colocação de suas peças em qualquer casa livre do tabuleiro. Após essa fase inicial, cada jogador pode optar por colocar uma nova peça ou mover uma já existente. As peças se movem somente em linha reta, sentido vertical ou horizontal, uma casa por vez. A captura ocorre ao saltar sobre a peça do oponente e ocupar a casa vazia logo em seguida.
Uma característica interessante do Yoté é que, ao capturar uma peça, o jogador pode remover uma segunda peça à sua escolha do adversário. As regras podem variar, e é importante defini-las antes do jogo. Alguns preferem capturas simples, enquanto outros permitem capturas múltiplas, onde o jogador pode capturar várias peças seguidas, retirando sempre mais uma peça após cada captura.
Simples de aprender, o Yoté exige raciocínio lógico, estratégia e concentração dos jogadores, sendo uma ótima atividade de lazer.
QUESTÃO 1
O principal objetivo do Jogo Yoté é
(A) sequenciar as própias peças no tabuleiro.
(B) impedir o adversário de mover as peças.
(C) capturar todas as peças do adversário.
(D) colocar as peças em linha no tabuleiro.
QUESTÃO 2
No Jogo Yoté as peças podem se movimentar somente na
(A) diagonal e horizontal.
(B) transversal e vertical.
(C) horizontal e vertical.
(D) diagonal e vertical.
QUESTÃO 3
Identifique a imagem que mostra uma situação em que o jogador azul tem a oportunidade de fazer uma jogada que permite capturar várias peças consecutivamente e, com isso, vencer a partida.
QUESTÃO 4
Leia as palavras abaixo:
LINHA | TABULEIRO | CASA |
Essas palavras são usadas no Jogo Yoté e são polissêmicas, o que significa que têm mais de um significado ou sentido, dependendo do contexto em que aparecem. Crie frases utilizando essas palavras, sendo que uma frase deve estar ligada ao jogo e outra em um contexto diferente.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0306) Vivenciar os variados jogos de tabuleiros nos aspectos histórico-culturais, regras, normas e objetivos. (EJALP0351) Procurar palavras no dicionário e analisar Semântica e a polissemia. |
Referências | FURTADO, M. G. F.; Gonçalves, P. G. F.. Jogos africanos na formação de professores: o Yoté como um recurso para o ensino de matemática. GONÇALVES, Erika Rosana. Yoté. Museu da matemática UFMG. Disponível em: Yoté | Museu da Matemática UFMG. Acesso em 17 de setembro de 2024. |