ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
JOGO DE TABULEIRO SHISIMA
A cultura do Brasil é rica e diversificada, resultado das diversas influências que encontrou ao longo de sua história. Essas influências estão presentes em tudo, desde a culinária e música até as práticas corporais. O legado cultural do Brasil está profundamente ligado à sua herança africana, que nos impactou de diversas formas, incluindo os jogos. Um exemplo dessa influência é o shisima, um jogo de tabuleiro originário do Quênia, que se tornou popular no Brasil.
O Shisima é um jogo simples e acessível para ser jogado em diferentes situações, sendo uma ótima opção de lazer. Ele envolve estratégia e agilidade, promove a socialização e o respeito pelas tradições culturais, destacando a riqueza e diversidade cultural que compõem a identidade brasileira.
As principais regras do jogo shisima:
- Cada jogador possui três peças, que representam pequenas pulgas d’água, simbolizando a velocidade com que as peças podem se mover.
- O objetivo do jogo é alinhar as três peças em linha reta, seja horizontal, vertical ou diagonalmente.
- Para determinar quem iniciará o jogo, os jogadores podem escolher jogar par ou ímpar ou utilizar outro método similar.
- Os jogadores alternam as jogadas, movendo uma peça por vez para um ponto vazio adjacente. Não é permitido saltar por cima de outra peça.
- Se um jogador repetir o mesmo movimento três vezes, a partida será considerada empatada, e um novo jogo deve ser iniciado.
QUESTÃO 1
Leia o texto:
Palavras polissêmicas são aquelas que possuem mais de um significado ou sentido, dependendo do contexto em que são usadas. No caso do substantivo “tabuleiro”, ele é polissêmico porque pode se referir a diferentes coisas. Por exemplo, pode indicar um recipiente utilizado para preparar ou servir alimentos, como um "tabuleiro de assar", ou pode se referir a uma estrutura de jogo, como um "tabuleiro de shisima".
Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) “Tabuleiro” é uma palavra polissêmica porque possui mais de um significado.
( ) “Tabuleiro” é uma palavra que possui somente um único sentido e significado.
( ) A palavra “tabuleiro” se refere exclusivamente a um objeto usado na culinária.
( ) Um “tabuleiro de shisima” é um exemplo de como utilizar o termo “tabuleiro”.
QUESTÃO 2
O objetivo principal do jogo shisima é
(A) capturar todas as peças do oponente.
(B) formar um círculo com suas peças.
(C) alinhar três peças em uma linha reta.
(D) bloquear todas as peças do oponente.
QUESTÃO 3
A movimentação das peças no jogo shisima é
(A) apenas horizontalmente e verticalmente.
(B) somente verticalmente e na diagonal.
(C) em linha reta até o próximo ponto vazio.
(D) saltando as peças dos adversários.
QUESTÃO 4
Identifique a imagem que indica que houve um vencedor na partida de shisima:
Autor | Jordana Ferreira |
Fomação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0306) Vivenciar os variados jogos de tabuleiros nos aspectos histórico-culturais, regras, normas e objetivos. (EJALP0351) Procurar palavras no dicionário e analisar Semântica e a polissemia. |
Referências | BARBOSA. Luiz Felipe Lima. O JOGO AFRICANO SHISIMA NO ENSINO DE GEOMETRIA E GRANDEZAS E MEDIDAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Disponível em: O JOGO AFRICANO SHISIMA NO ENSINO DE GEOMETRIA….docx (editorarealize.com.br). Acesso em 08 de agosto de 202. |