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Educação Física – Jogo de Tabuleiro Shisima

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Canva

JOGO DE TABULEIRO SHISIMA

A cultura do Brasil é rica e diversificada, resultado das diversas influências que encontrou ao longo de sua história. Essas influências estão presentes em tudo, desde a culinária e música até as práticas corporais. O legado cultural do Brasil está profundamente ligado à sua herança africana, que nos impactou de diversas formas, incluindo os jogos. Um exemplo dessa influência é o shisima, um jogo de tabuleiro originário do Quênia, que se tornou popular no Brasil.

O Shisima é um jogo simples e acessível para ser jogado em diferentes situações, sendo uma ótima opção de lazer. Ele envolve estratégia e agilidade, promove a socialização e o respeito pelas tradições culturais, destacando a riqueza e diversidade cultural que compõem a identidade brasileira.

As principais regras do jogo shisima:

  1. Cada jogador possui três peças,  que representam pequenas pulgas d’água, simbolizando a velocidade com que as peças podem se mover.
  2. O objetivo do jogo é alinhar as três peças em linha reta, seja horizontal, vertical ou diagonalmente.
  3. Para determinar quem iniciará o jogo, os jogadores podem escolher jogar par ou ímpar ou utilizar outro método similar.
  4. Os jogadores alternam as jogadas, movendo uma peça por vez para um ponto vazio adjacente. Não é permitido saltar por cima de outra peça.
  5. Se um jogador repetir o mesmo movimento três vezes, a partida será considerada empatada, e um novo jogo deve ser iniciado.

QUESTÃO 1

Leia o texto:

Palavras polissêmicas são aquelas que possuem mais de um significado ou sentido, dependendo do contexto em que são usadas. No caso do substantivo “tabuleiro”, ele é polissêmico porque pode se referir a diferentes coisas. Por exemplo, pode indicar um recipiente utilizado para preparar ou servir alimentos, como um "tabuleiro de assar", ou pode se referir a uma estrutura de jogo, como um "tabuleiro de shisima".

Indique se as seguintes afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) “Tabuleiro” é uma palavra polissêmica porque possui mais de um significado.

( ) “Tabuleiro” é uma palavra que possui somente um único sentido e significado.

( ) A palavra “tabuleiro” se refere exclusivamente a um objeto usado na culinária.

( ) Um “tabuleiro de shisima” é um exemplo de como utilizar o termo “tabuleiro”.

QUESTÃO 2

O objetivo principal do jogo shisima é

(A) capturar todas as peças do oponente.

(B) formar um círculo com suas peças.

(C) alinhar três peças em uma linha reta.

(D) bloquear todas as peças do oponente.

QUESTÃO 3

A movimentação das peças no jogo shisima é

(A) apenas horizontalmente e verticalmente.

(B) somente verticalmente e na diagonal.

(C) em linha reta até o próximo ponto vazio.

(D) saltando as peças dos adversários.

QUESTÃO 4

Identifique a imagem que indica que houve um vencedor na partida de shisima:

Fonte: Canva

AutorJordana Ferreira
FomaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0306) Vivenciar os variados jogos de tabuleiros nos aspectos histórico-culturais, regras, normas e objetivos.
(EJALP0351) Procurar palavras no dicionário e analisar Semântica e a polissemia.
ReferênciasBARBOSA. Luiz Felipe Lima. O JOGO AFRICANO SHISIMA NO ENSINO DE GEOMETRIA E GRANDEZAS E MEDIDAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Disponível em: O JOGO AFRICANO SHISIMA NO ENSINO DE GEOMETRIA….docx (editorarealize.com.br). Acesso em 08 de agosto de 202.