You are currently viewing Educação Física – JOGO  POPULAR DE TABULEIRO:TRILHA

Educação Física – JOGO POPULAR DE TABULEIRO:TRILHA

Olá, estudante! Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA – para 1ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 10/05/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NESTA VIDEAULA DE HOJE, IREMOS RECONHECER E VIVENCIAR UM JOGO POPULAR DE TABULEIRO,QUE MESMO CRIADO EM OUTRA NAÇÃO, É PRATICADO REGULARMENTE EM VÁRIAS COMUNIDADES DO BRASIL E FAZ PARTE DA CULTURA CORPORAL DESTES LUGARES. ALÉM DISSO, IREMOS IDENTIFICAR NÚMEROS NATURAIS E RELEMBRAR O QUE SÃO ANTECESSORES E SUCESSORES.

Fonte: Arquivo Pessoal da Professora Sara Moraes

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA –   JOGO POPULAR DE TABULEIRO: TRILHA

Eaja – Educação Física – 1ª Série – Aula2 – Jogo de Tabuleiro

NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE “TRILHA” É UM JOGO DE TABULEIRO ANTIGO, POPULAR E SIMPLES DE SE JOGAR, QUE PROPORCIONA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E DESCONTRAÇÃO PARA SEUS MOMENTOS DE LAZER. 

COMPREENDEMOS QUE O JOGO TRILHA NÃO PRECISA DE MATERIAIS ELABORADOS, O TABULEIRO PODE SER RISCADO EM PAPEL, PAPELÃO OU NO CHÃO, E AS PEÇAS PODEM SER ENCONTRADAS NA NATUREZA E NO NOSSO DIA A DIA.

APRESENTAMOS UMA FORMA DE JOGAR TRILHA, MAS VALE LEMBRAR QUE EXISTEM DIVERSAS FORMAS, AFINAL NÃO EXISTEM REGRAS FIXAS, ELAS PODEM SER CRIADAS PELO GRUPO QUE ESTÁ JOGANDO E MODIFICADAS SEMPRE QUE NECESSÁRIO.

ENTENDEMOS QUE ANTECESSOR É O QUE VEM ANTES DE UM NÚMERO E QUE SUCESSOR É AQUELE QUE VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS.

ATIVIDADE 1

O JOGO TRILHA É JOGADO POR 2 PESSOAS, FORMADO POR 18 PEÇAS (2 CONJUNTOS DE 9 PEÇAS DE CORES DIFERENTES) E UM TABULEIRO. O OBJETIVO DO JOGO É REMOVER AS PEÇAS INIMIGAS ATÉ QUE RESTEM DUAS. UM JOGADOR CONSEGUE REMOVER UMA PEÇA DE SEU OPONENTE CADA VEZ QUE FORMAR UMA LINHA (HORIZONTAL OU VERTICAL) COM 3 PEÇAS SUAS ALINHADAS. ESTE ALINHAMENTO DE 3 PEÇAS É CHAMADO DE TRILHA. QUANDO UM JOGADOR TEM APENAS TRÊS PEÇAS RESTANTES, A REGRA SE ALTERA E O JOGADOR PASSA A PODER MOVER UMA PEÇA SUA PARA QUALQUER PONTO MARCADO NO TABULEIRO. A PARTIDA TERMINA QUANDO UM JOGADOR FICAR COM APENAS DUAS PEÇAS, SENDO ELE O VENCEDOR. BASEADO NESSE TEXTO INSTRUCIONAL, OU SEJA, QUE TEM A FINALIDADE DE ENSINAR A JOGAR O JOGO TRILHA, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

  • QUAIS OS MATERIAIS NECESSÁRIO PARA VIVENCIAR O JOGO TRILHA?
  • QUANDO UM JOGADOR DO JOGO TRILHA É CONSAGRADO VENCEDOR?
  • EM QUAL MOMENTO DO JOGO A REGRA SE ALTERA?
  • VOCÊ ENTENDEU AS REGRAS DO JOGO TRILHA? CASO A RESPOSTA SEJA SIM, EXPLIQUE, ORALMENTE, AS REGRAS DESTE JOGO PARA UM FAMILIAR. SE A RESPOSTA FOR NÃO, LEIA NOVAMENTE E ATENTAMENTE AS REGRAS ATÉ ENTENDÊ-LAS E CONSEGUIR EXPLICÁ-LAS A UM FAMILAR.

VALE LEMBRAR QUE TEXTO INSTRUCIONAL NÃO É SOMENTE O QUE ENSINA REGRAS DE JOGO. OUTROS EXEMPLOS, SÃO: REGULAMENTOS, BULA DE REMÉDIO E RECEITA CULINÁRIA.

ATIVIDADE 2

AGORA QUE VOCÊ JÁ APRENDEU A FAZER O TABULEIRO DO JOGO TRILHA, AS REGRAS E COMO JOGAR, CHAME SEUS FAMILIARES PARA JOGAR COM VOCÊ E DIVIRTAM-SE.

ATIVIDADE 3

BASEADO NA SOLICITAÇÃO DA VIDEOAULA, REGISTRE NO SEU CADERNO, A QUANTIDADE DE INTERSECÇÕES IDENTIFICADAS NO SEU TABULEIRO DO JOGO TRILHA, E APONTE O ANTECESSOR E O SUCESSOR DESSE NÚMERO ENCONTRADO.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0101) RECONHECER, VIVENCIAR E RESSIGNIFICAR OS DIFERENTES JOGOS NO CONTEXTO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL CONTEMPLANDO OS DE MATRIZES INDÍGENAS E AFRICANAS. 
(EAJAEF0104) VIVENCIAR DIVERSOS JOGOS NA PERSPECTIVA DO LAZER.
Matemática(EAJAMA0105) IDENTIFICAR E ORDENAR OS NÚMEROS NATURAIS, COM E SEM O SUPORTE DA RETA NUMÉRICA, POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE SUCESSOR E ANTECESSOR.
Língua Portuguesa(EAJALP0150) IDENTIFICAR AS FINALIDADES E FUNÇÕES DE TEXTOS A PARTIR DO EXAME DE SEUS SUPORTES.