You are currently viewing Educação Física – Jogo de matriz indígena: zarabatana

Educação Física – Jogo de matriz indígena: zarabatana

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 2ª Série da Eja.

NESTA AULA DE HOJE, IREMOS VIVENCIAR UM JOGO DE MATRIZ INDÍGENA, QUE É A ZARABATANA, E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA DESTES POVOS.

Fonte: www.flickr.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA  JOGO DE MATRIZ INDÍGENA: ZARABATANA

2ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 6 – JOGO DE MATRIZ INDÍGENA: ZARABATANA

NA VIDEOAULA ACIMA, COMPREENDEMOS QUE OS JOGOS SÃO CONSTRUÇÕES HUMANAS QUE ACONTECEM EM MEIO SOCIAL, POSSUEM CARACTERÍSTICAS QUE REFLETEM O MODO DE PENSAR, AGIR E ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE DETERMINADO POVO, DE ACORDO COM SUA REGIÃO, COSTUMES, HÁBITOS, NECESSIDADES E DESAFIOS. EXEMPLIFICAMOS COM A ZARABATANA DOS POVOS INDÍGENAS QUE POSSUI ELEMENTOS QUE SE RELACIONAM DIRETAMENTE COM A SOBREVIVÊNCIA EM MEIO NATURAL.

ENTENDEMOS QUE A ZARABATANA É UM INSTRUMENTO UTILIZADO PARA CAÇA DE PEQUENOS ANIMAIS E, NO CONTEXTO LÚDICO, UM JOGO E MODALIDADE ESPORTIVA.

RECONHECEMOS A IMPORTÂNCIA DE IDENTIFICAR E VALORIZAR ELEMENTOS DA MATRIZ INDÍGENA PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO.

ATIVIDADE 1

VEJA COMO A ZARABATANA É PRATICADA POR UM INDÍGENA. OBSERVE COMO ELE REALIZA O LANÇAMENTO DO DARDO COM O SOPRO.

ZARABATANA INDÍGENA DE BAMBU – Disponível em: (105) ZARABATANA INDÍGENA DE BAMBU – YouTube

ATIVIDADE 2

VAMOS RECRIAR ESTE JOGO EM CASA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E VEJA COMO PRATICAR ZARABATANA COM OBJETOS DE FÁCIL ACESSO.

ZARABATANA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS – Disponível em: (105) ZARABATANA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS – YouTube

AGORA É COM VOCÊ! CHAME SEUS FAMILIARES PARA VIVENCIAREM COM VOCÊ E DIVIRTAM-SE!

ATIVIDADE 3

CHEGOU O MOMENTO DE INTEGRAR OS CONHECIMENTOS SOBRE A ZARABATANA COM ELEMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DAS TRAVA-LÍNGUAS.

TRAVA-LÍNGUAS SÃO FRASES DIFÍCEIS DE RECITAR EM DECORRÊNCIA DA SEMELHANÇA SONORA DAS PALAVRAS. CONSIDERADA UM JOGO DE PALAVRAS QUE FAZ PARTE DA TRADIÇÃO ORAL POPULAR.

LEIA ALGUNS EXEMPLOS DE TRAVA-LÍNGUAS POPULARES EM NOSSA CULTURA:

AGORA LEIA COM ATENÇÃO O TRAVA-LÍNGUA RECRIADO CONTENDO A PALAVRA ZARABATANA:

APÓS PRONUNCIAR O TRAVA-LÍNGUAS ACIMA COM RAPIDEZ, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUAL A PALAVRA QUE VOCÊ TEVE MAIS DIFICULDADE EM FALAR? POR QUE?
  • CASO A SUSSUARANA TIVESSE BARBATANA, ELA PODERIA USAR OUTRO MEIO PARA FUGIR QUE NÃO O TERRESTRE. QUAL SERIA?
  • A ZARABATANA NESSE CONTEXTO FOI USADA PARA A CAÇA. AGORA ESCREVA UM TRAVA – LÍNGUA SOBRE A ZARABATANA NO CONTEXTO LÚDICO. POSTERIORMENTE, LEIA – O COM RAPIDEZ.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).


Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0201) VIVENCIAR E FRUIR OS DIFERENTES JOGOS NO CONTEXTO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL CONTEMPLANDO OS DE MATRIZES INDÍGENAS E AFRICANAS.
Língua Portuguesa(EAJALP0101) LER COLETIVAMENTE GÊNEROS DISCURSIVOS DO CAMPO DA VIDA COTIDIANA QUE EXPLOREM A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, VISANDO À APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA.