Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada a estudantes da 2ª Série
da Eja.
NESTA AULA DE HOJE, IREMOS VIVENCIAR UM JOGO DE MATRIZ INDÍGENA, QUE É A PETECA, E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA DESTES POVOS.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – JOGO DE MATRIZ INDÍGENA: PETECA
NA VIDEOAULA ACIMA, DIALOGAMOS UM POUCO SOBRE A CULTURA INDÍGENA E RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE RECONHECER E VALORIZAR ESTES POVOS PARA PRESERVAR A IDENTIDADE DOS BRASILEIROS.
PONTUAMOS QUE A PETECA É UM JOGO DE CRIAÇÃO INDÍGENA E QUE SUA PRÁTICA É MUITO POPULAR E TRADICONAL NO BRASIL, SENDO SUA VIVÊNCIA IDEAL PARA MOMENTOS DE LAZER.
ENTENDEMOS QUE A PETECA AO LONGO DO TEMPO PASSOU POR PROCESSO DE ESPORTIVIZAÇÃO E GANHOU CARACTERÍSTICAS DISTINTAS, SOBRETUDO A COMPETIÇÃO.
ATIVIDADE 1
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E APRENDA A CONFECCIONAR UMA PETECA DE FORMA BEM SIMPLES.
ATIVIDADE 2
AGORA QUE JÁ APRENDEU A CONSTRUIR UMA PETECA E ESTÁ COM A SUA EM MÃOS, VEJA UMA SUGESTÃO DE PRÁTICA QUE A PROFESSORA SARA DEMONSTRA NO VÍDEO ABAIXO. APÓS ASSISTIR O VÍDEO VIVENCIE ESSA PRÁTICA CORPORAL E, SE POSSÍVEL, CHAME UM FAMILIAR PARA JOGAR COM VOCÊ.
ATIVIDADE 3
APÓS A VIVÊNCIA DO JOGO PETECA, VÁRIAS EMOÇÕES PODEM SE AFLORAR, COMO AS DA LISTA ABAIXO:
E VOCÊ, QUAIS DESTAS EMOÇÕES SENTIU APÓS PRATICAR OS EXERCÍCIOS DE PETECA, PROPOSTOS PELA PROFESSORA SARA? IDENTIFIQUE-AS E AS ESCREVA, EM SEU CADERNO, EM FORMATO DE LISTA E EM ORDEM ALFABÉTICA. ESSA LISTA SERÁ IMPORTANTE PARA VOCÊ SE LEMBRAR DOS BENEFÍCOS QUE A PETECA PODE TE PROPORCIONAR E/OU DOS OBSTÁCULOS QUE VOCÊ DEVERÁ SUPERAR PARA OBTER UMA VIVÊNCIA PRAZEROSA.
LEMBRE-SE! AS LISTAS SÃO TEXTOS MUITO UTILIZADOS NO NOSSO DIA A DIA, POIS FUNCIONAM COMO LEMBRETES PARA DIFERENTES SITUAÇÕES, COMO: LISTA DE COMPRAS, DESEJOS, PLANOS, ETC. ELAS POSSUEM TÍTULO E O CORPO DO TEXTO, GERALMENTE, É ESCRITO COM PALAVRAS OU FRASES CURTAS, UMA EMBAIXO DA OUTRA. PODEM SER ORGANIZADAS EM ORDEM ALFABÉTICA, EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA, ALEATORIAMENTE E ATÉ MESMO EM ORDEM DE PREFERÊNCIAS.
ATIVIDADE 4
RESPEITAR OS INDÍGENAS, MANTER A CULTURA DESTES POVOS VIVA NA MEMÓRIA, É UMA FORMA DE PRESERVAR O QUE SOMOS. POR ISSO A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO CULTURAL, DO RESGASTE DE PRÁTICAS CORPORAIS COMO A PETECA E A PROTEÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS, COMO O PARQUE DO XINGU, QUE É UM IMPORTANTE COMPLEXO CULTURAL E ECOLÓGICO DESTES POVOS, QUE ABRIGA 16 ETNIAS INDÍGENAS E VEM SOFRENDO GRANDES DESTRUIÇÕES. PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
ATIVIDADE 4
AGORA QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU O VÍDEO SOBRE O XINGU, VAMOS DIALOGAR SOBRE AS DEVASTAÇÕES DAS PAISAGENS NATURAIS QUE OS POVOS DO XINGU ESTÃO VIVENCIANDO? PARA INÍCIO DE CONVERSA, VOCÊ SABE O QUE É PAISAGEM? NÃO? ENTÃO ASSISTA AO VÍDEO DO PROFESSOR GABRIEL E DESCUBRA O QUE É.
BASEADO EM TUDO QUE APRENDEU ATÉ AQUI, RESPONDA EM SEU CADERNO:
- QUAIS PRINCIPAIS AÇÕES HUMANAS MOSTRADAS NO VÍDEO QUE ESTÃO CAUSANDO IMPACTOS NEGATIVOS AOS NATIVOS DAS TERRAS DO XINGU?
- QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A LUTA PELOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS E PROTEÇÃO AMBIENTAL?
- INDIQUE AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DA SUA PAISAGEM, NO CASO GOIÂNIA, COM A PAISAGEM DO AMBIENTE INDÍGENA DO XINGU.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0201) VIVENCIAR E FRUIR OS DIFERENTES JOGOS NO CONTEXTO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL CONTEMPLANDO OS DE MATRIZES INDÍGENAS E AFRICANAS. |
Geografia | (EAJAGE0103) PERCEBER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS DIFERENTES LUGARES DE VIVÊNCIA. (EAJAGE0105) Reconhecer a multiplicidade de culturas no seu espaço vivido. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0145) Elaborar textos coletivamente com diferentes funções e de diferentes gêneros do campo da vida cotidiana |