You are currently viewing Educação Física – Jogo de matriz indígena: peteca

Educação Física – Jogo de matriz indígena: peteca

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada a estudantes da 2ª Série da Eja.

NESTA AULA DE HOJE, IREMOS VIVENCIAR UM JOGO DE MATRIZ INDÍGENA, QUE É A PETECA, E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA DESTES POVOS.

Fonte: Acervo pessoal Professora Sara

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – JOGO DE MATRIZ INDÍGENA: PETECA

Educação Física – Eaja – 2ª Série – Aula 05 – Jogo de matriz indígena: PETECA

NA VIDEOAULA ACIMA, DIALOGAMOS UM POUCO SOBRE A CULTURA INDÍGENA E RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE RECONHECER E VALORIZAR ESTES POVOS PARA PRESERVAR A IDENTIDADE DOS BRASILEIROS.

PONTUAMOS QUE A PETECA É UM JOGO DE CRIAÇÃO INDÍGENA E QUE SUA PRÁTICA É MUITO POPULAR E TRADICONAL NO BRASIL, SENDO SUA VIVÊNCIA IDEAL PARA MOMENTOS DE LAZER.

ENTENDEMOS QUE A PETECA AO LONGO DO TEMPO PASSOU POR PROCESSO DE ESPORTIVIZAÇÃO E GANHOU CARACTERÍSTICAS DISTINTAS, SOBRETUDO A COMPETIÇÃO.

ATIVIDADE 1

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E APRENDA A CONFECCIONAR UMA PETECA DE FORMA BEM SIMPLES.

Fonte: Canal Sara Moraes – Disponível em: (30) CONFECCIONANDO PETECA – YouTube

ATIVIDADE 2

AGORA QUE JÁ APRENDEU A CONSTRUIR UMA PETECA E ESTÁ COM A SUA EM MÃOS, VEJA UMA SUGESTÃO DE PRÁTICA QUE A PROFESSORA SARA DEMONSTRA NO VÍDEO ABAIXO. APÓS ASSISTIR O VÍDEO VIVENCIE ESSA PRÁTICA CORPORAL E, SE POSSÍVEL, CHAME UM FAMILIAR PARA JOGAR COM VOCÊ.

Fonte: Canal Sara Moraes – Disponível em: (30) PRÁTICA DA PETECA – YouTube

ATIVIDADE 3

APÓS A VIVÊNCIA DO JOGO PETECA, VÁRIAS EMOÇÕES PODEM SE AFLORAR, COMO AS DA LISTA ABAIXO:

E VOCÊ, QUAIS DESTAS EMOÇÕES SENTIU APÓS PRATICAR OS EXERCÍCIOS DE PETECA, PROPOSTOS PELA PROFESSORA SARA? IDENTIFIQUE-AS E AS ESCREVA, EM SEU CADERNO, EM FORMATO DE LISTA E EM ORDEM ALFABÉTICA. ESSA LISTA SERÁ IMPORTANTE PARA VOCÊ SE LEMBRAR DOS BENEFÍCOS QUE A PETECA PODE TE PROPORCIONAR E/OU DOS OBSTÁCULOS QUE VOCÊ DEVERÁ SUPERAR PARA OBTER UMA VIVÊNCIA PRAZEROSA.

LEMBRE-SE! AS LISTAS SÃO TEXTOS MUITO UTILIZADOS NO NOSSO DIA A DIA, POIS FUNCIONAM COMO LEMBRETES PARA DIFERENTES SITUAÇÕES, COMO: LISTA DE COMPRAS, DESEJOS, PLANOS, ETC. ELAS POSSUEM TÍTULO E O CORPO DO TEXTO, GERALMENTE, É ESCRITO COM PALAVRAS OU FRASES CURTAS, UMA EMBAIXO DA OUTRA. PODEM SER ORGANIZADAS EM ORDEM ALFABÉTICA, EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA, ALEATORIAMENTE E ATÉ MESMO EM ORDEM DE PREFERÊNCIAS.

ATIVIDADE 4

RESPEITAR OS INDÍGENAS, MANTER A CULTURA DESTES POVOS VIVA NA MEMÓRIA, É UMA FORMA DE PRESERVAR O QUE SOMOS. POR ISSO A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO CULTURAL, DO RESGASTE DE PRÁTICAS CORPORAIS COMO A PETECA E A PROTEÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS, COMO O PARQUE DO XINGU, QUE É UM IMPORTANTE COMPLEXO CULTURAL E ECOLÓGICO DESTES POVOS, QUE ABRIGA 16 ETNIAS INDÍGENAS E VEM SOFRENDO GRANDES DESTRUIÇÕES. PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Fonte: Instituto Socioambiental – Disponível em: (30) #ConsultaXingu | Indígenas do Xingu lutam por seu direito à voz – YouTube

ATIVIDADE 4

AGORA QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU O VÍDEO SOBRE O XINGU, VAMOS DIALOGAR SOBRE AS DEVASTAÇÕES DAS PAISAGENS NATURAIS QUE OS POVOS DO XINGU ESTÃO VIVENCIANDO? PARA INÍCIO DE CONVERSA, VOCÊ SABE O QUE É PAISAGEM? NÃO? ENTÃO ASSISTA AO VÍDEO DO PROFESSOR GABRIEL E DESCUBRA O QUE É.

O conceito de paisagem – Professor Gabriel – Eaja – 2ª Série – Aula 5

BASEADO EM TUDO QUE APRENDEU ATÉ AQUI, RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUAIS PRINCIPAIS AÇÕES HUMANAS MOSTRADAS NO VÍDEO QUE ESTÃO CAUSANDO IMPACTOS NEGATIVOS AOS NATIVOS DAS TERRAS DO XINGU?
  • QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A LUTA PELOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS E PROTEÇÃO AMBIENTAL?
  • INDIQUE AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DA SUA PAISAGEM, NO CASO GOIÂNIA, COM A PAISAGEM DO AMBIENTE INDÍGENA DO XINGU.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).


Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0201) VIVENCIAR E FRUIR OS DIFERENTES JOGOS NO CONTEXTO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL CONTEMPLANDO OS DE MATRIZES INDÍGENAS E AFRICANAS.
Geografia(EAJAGE0103) PERCEBER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS DIFERENTES LUGARES DE VIVÊNCIA.
(EAJAGE0105) Reconhecer a multiplicidade de culturas no seu espaço vivido.
Língua Portuguesa(EAJALP0145) Elaborar textos coletivamente com diferentes funções e de diferentes gêneros do campo da vida cotidiana