Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 1ª Série da Eja.
NESTA AULA DE HOJE, IREMOS RECONHECER E VIVENCIAR UM JOGO DE MATRIZ AFRICANA; RELEMBRAREMOS O QUE É VERTICAL, HORIZONTAL E INTERSECÇÃO; UTILIZAREMOS NÚMEROS NATURAIS, CONTAGENS E REGISTROS EM PROBLEMATIZAÇÕES DESTE JOGO, BEM COMO ANALISAREMOS UM MAPA MENTAL.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA JOGO DE MATRIZ AFRICANA: DARA
NA VIDEAULA ACIMA, A PROFESSORA SARA TEMATIZOU UM JOGO DE MATRIZ AFRICANA, CHAMADO DARA, ORIGINÁRIO DA NIGÉRIA E QUE FAZ PARTE DA CULTURA BRASILEIRA. TEM COMO OBJETIVO CAPTURAR PEÇAS ADVERSÁRIAS POR MEIO DE MOVIMENTAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS PEÇAS PARA FORMAREM UM ALINHAMENTO TRIPLO. OU SEJA, O JOGADOR QUE CONSEGUIR POSICIONAR TRÊS PEÇAS EM UMA LINHA, VERTICAL OU HORIZONTAL, ELIMINA UMA PEÇA DO ADVERSÁRIO.
APRENDEMOS QUE HORIZONTAL DIZ RESPEITO ÀS LINHAS NO SENTIDO DA ESQUERDA PARA DIREITA, OU DA DIREITA PARA ESQUERDA, OU RETAS “DEITADAS”. VERTICAL REFERE-SE ÀS LINHAS DE CIMA PARA BAIXO, DE BAIXO PARA CIMA OU RETAS “EM PÉ”. E INTERSECÇÃO É O PONTO EM QUE SE CRUZAM DUAS LINHAS.
ATIVIDADE 1
AGORA QUE JÁ APRENDEMOS UM POUCO MAIS SOBRE O JOGO DARA, VAMOS APRENDER A CONSTRUIR O TABULEIRO DESTE JOGO, ASSISTINDO AO VÍDEO ABAIXO:
ATIVIDADE 2
APÓS TER FEITO SEU TABULEIRO, VEJA COMO O JOGO É PRATICADO. ATENTE-SE PARA AS REGRAS E AS POSSIBILIDADES DE MOVIMENTAÇÃO DAS PEÇAS QUE A PROFESSORA SARA APRESENTA NO VÍDEO ABAIXO:
ATIVIDADE 3
AGORA QUE JÁ APRENDEU A CONSTRUIR O TABULEIRO E AS REGRAS DO DARA, É HORA DE JOGAR! CHAME UM FAMILIAR PARA VIVENCIAR O JOGO COM VOCÊ E DIVIRTAM-SE. NO MOMENTO DO JOGO, TENHA EM MÃOS SEU CADERNO E REGISTRE QUANTAS PEÇAS VOCÊ E SEU ADVERSÁRIO TERÃO NO TABULEIRO APÓS SUA QUINTA JOGADA. COMPARE AS QUANTIDADES E APONTE QUEM ESTÁ EM VANTAGEM NO JOGO. LEMBRE-SE QUE ESSE VALOR DEVE SER REPRESENTADO POR NÚMEROS NATURAIS, OU SEJA, POR NÚMEROS INTEIROS E POSITIVOS. NO CASO DO JOGO DARA, SÃO OS NÚMEROS DE 0 A 12.
ATIVIDADE 4
ANALISE A IMAGEM ABAIXO:
AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO:
- O QUE REPRESENTAM AS SETAS VERMELHAS PONTILHADAS?
- O JOGO DARA FAZ PARTE DA CULTURA BRASILEIRA, ASSIM COMO DIVERSAS PRÁTICAS CORPORAIS COM MATRIZES AFRICANAS. APONTE UMA CAUSA QUE JUSTIFIQUE O PORQUÊ NOSSO PAÍS FOI TÃO INFLUENCIADO CULTURALMENTE PELOS AFRICANOS.
Referência | Adaptado de: ZASLAVSKY, C. Jogos e atividades matemáticas do mundo inteiro. Porto Alegre, Ed. Artmed, 2000, p.30. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0101) RECONHECER, VIVENCIAR E RESSIGNIFICAR OS DIFERENTES JOGOS NO CONTEXTO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL CONTEMPLANDO OS DE MATRIZES INDÍGENAS E AFRICANAS. |
Matemática | (EAJAMA0101) COMPREENDER E UTILIZAR O SIGNIFICADO DO NÚMERO NATURAL A PARTIR DE SEUS DIFERENTES USOS NO CONTEXTO SOCIAL. (EAJAMA0102) QUANTIFICAR ELEMENTOS DE UMA COLEÇÃO: ESTIMATIVAS, CONTAGEM UM A UM, PAREAMENTO OU OUTROS AGRUPAMENTOS E COMPARAÇÃO, EM SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM ESSES PROCEDIMENTOS. (EAJAMA0103) REGISTRAR QUANTIDADE UTILIZANDO-SE DE RECURSOS PESSOAIS. |
Geografia | (EAJAGE0112) ELABORAR E INTERPRETAR MAPAS MENTAIS E DESENHOS COM BASE EM TRAJETOS, ESTRADAS E CAMINHOS. |