Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Jogo de Damas
Os jogos são práticas corporais diversificadas, lúdicas e voltadas, geralmente, para o lazer. No Brasil, praticamos muitos tipos de jogos, como: jogos populares (piques, queimada etc.); jogos de matrizes indígenas ou africanas (arranca mandioca e jogo da onça); jogos eletrônicos (no tablete ou celular) e entre outros, os jogos de tabuleiro.
Estes últimos, os jogos de tabuleiro, existem a milhares de anos, e já foram encontrados em ruínas de diversas sociedades da antiguidade, como no Egito, no Oriente Médio, na Grécia e na China. Muitos desses jogos de tabuleiro da Antiguidade se perderam na história, mas outros evoluíram passando de uma sociedade para outra, como o Jogo de Damas.
É muito difícil determinar o local e a época exata da origem do Jogo de Damas. O que se pode determinar é que o jogo surgiu ainda na Antiguidade, e que durante a Idade Média e Modernidade passou a ser muito praticado em Portugal e na Espanha, países que tiveram forte influência na nossa formação cultural.
E foi na Europa, durante a Idade Média, que o jogo passou a ser chamado de “Damas”, isso porque a sua prática, considerada mais simples, era destinada principalmente às mulheres, o que refletia uma sociedade bastante misógina.
O jogo chegou ao Brasil através de Dom João VI, que trouxe da Europa um livro de regras escrito em 1650. De lá para cá o jogo se popularizou no Brasil e passou a ser praticado por pessoas de todas as idades. E com o avanço da tecnologia, agora podemos encontrar várias versões eletrônicas do Jogo de Damas, que podem ser baixadas e jogadas gratuitamente em celulares, tabletes e computadores.
As regras do jogo são simples, o objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. Sempre que uma peça sua chega até a 8º casa do adversário, essa peça é coroada como Dama, assim ela pode se deslocar várias casas na diagonal de uma só vez, enquanto que as peças comuns devem se deslocar uma casa de cada vez.
O Jogo de Damas pode ajudar a desenvolver muitas habilidades cognitivas como organizar, descrever, planejar etc. Além dessas habilidades cognitivas, o Jogo de Damas também pode contribuir para o nosso desenvolvimento emocional e social.
Aqui no Brasil, a versão mais conhecida é a do tabuleiro com 64 casas e 12 peças para cada jogador. Mas, existem muitas outras versões como o tabuleiro de 100 casas. Além disso, existem diferentes variações na forma como se joga Damas conforme a região do mundo.
Questão 1
Sobre os Jogos de Tabuleiro, podemos afirmar que eles têm origem
(A) nos dias atuais.
(B) na Europa durante a Idade Média.
(C) no Brasil, a partir do século XX.
(D) em diversas sociedades ainda na Antiguidade.
Questão 2
Assim como outros jogos de tabuleiro, o jogo de damas surgiu ainda na Antiguidade e foi se transformando até os dias atuais. Com relação às principais transformações no jogo de damas devido ao avanço da tecnologia, podemos afirmar que a tecnologia
(A) não causou nenhuma transformação no jogo de damas.
(B) limitou a prática do jogo de damas.
(C) possibilitou a criação de versões eletrônicas e gratuitas do jogo de damas.
(D) impossibilitou a prática do jogo de damas para os idosos.
Questão 3
Quando passou a ser praticado na Europa, durante a Idade Média, o jogo passou a ser chamado de Jogo de Damas, por ser considerado mais simples que o xadrez e não envolver exercícios físicos em sua prática, sendo assim destinado quase exclusivamente às mulheres. Você concorda com essa forma medieval de pensamento sobre as capacidades cognitivas e físicas entre homens e mulheres? Qual a sua opinião sobre o tema?
Questão 4
O jogo de damas é uma prática lúdica, mas que também exige muito raciocínio lógico e estratégia para planejar, prever e vencer as jogadas do adversário. Explique de forma geral, qual é o objetivo do jogo e como ele é jogado:
POR LUCIANO A DE OLIVEIRA
ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0602) Vivenciar variados jogos de tabuleiros, compreendendo as características técnicas e táticas, regras e objetivos (EJAEF0603) Problematizar as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias |
Referências | Athaide, Guilherme. Por que o jogo de damas tem esse nome? Revista Super Interessante, 26 ago. 2015. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-jogo-de-damas-tem-esse-nome/> acessado em 18, mar. 23 BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Possagnoli, Milene Maria. Jogo de Tabuleiro Damas como Conteúdo CUrricular. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_uel_educacao_fisica_artigo_milene_maria_possagnoli.pdf> acessado em 18, mar. 23 |