ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
JOGO DA VELHA
O JOGO DA VELHA É UM TRADICIONAL JOGO DE TABULEIRO QUE TEVE ORIGEM NA ANTIGUIDADE E SE POPULARIZOU NA INGLATERRA, NO SÉCULO XIX. O NOME “VELHA” FOI DADO PORQUE ERA FREQUENTEMENTE JOGADO POR IDOSAS.
É UM JOGO FÁCIL E SIMPLES DE JOGAR, QUE ENVOLVE DOIS PARTICIPANTES E REQUER ESTRATÉGIAS PARA VENCER. O OBJETIVO É FORMAR UMA LINHA COM TRÊS SÍMBOLOS IGUAIS, SEJA NA HORIZONTAL, VERTICAL OU DIAGONAL.
PARA INICIAR A PARTIDA, CADA JOGADOR ESCOLHE UM SÍMBOLO, GERALMENTE “X” OU “O”. EM SEGUIDA, ELES SE ALTERNAM PARA MARCAR OS ESPAÇOS VAZIOS NO TABULEIRO COM O SÍMBOLO QUE ESCOLHERAM. O JOGO CONTINUA ATÉ QUE UM JOGADOR CONSIGA ALINHAR TRÊS SÍMBOLOS OU ATÉ QUE TODAS AS CASAS ESTEJAM OCUPADAS, SEM NENHUM ALINHAMENTO FORMADO, O QUE RESULTA EM EMPATE.
ALÉM DE SER UMA ATIVIDADE DIVERTIDA, O JOGO DA VELHA É ÓTIMO PARA DESENVOLVER HABILIDADES COMO RACIOCÍNIO LÓGICO, ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO.
QUESTÃO 1
O PRINCIPAL OBJETIVO DO JOGO DA VELHA É
(A) PREENCHER TODO TABULEIRO COM SÍMBOLOS.
(B) FORMAR UMA LINHA COM TRÊS SÍMBOLOS IGUAIS.
(C) MARCAR TODOS OS CANTOS DO TABULEIRO.
(D) BLOQUEAR OS MOVIMENTOS DO OPONENTE.
QUESTÃO 2
O JOGO DA VELHA AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS POIS
(A) PROMOVE A REPETIÇÃO DE MOVIMENTOS.
(B) AS JOGADAS SÃO TOTALMENTE ALEATÓRIAS.
(C) ESTIMULA O RACIOCÍNIO LÓGICO E ESTRATÉGIA.
(D) DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DA SORTE.
QUESTÃO 3
PARA VENCER O JOGO DA VELHA É PRECISO FORMAR UMA LINHA COM TRÊS SÍMBOLOS IGUAIS, SEJA NA HORIZONTAL, VERTICAL OU DIAGONAL. IDENTIFIQUE AS IMAGENS ONDE ISSO OCORREU:
QUESTÃO 4
SABENDO QUE SINÔNIMOS SÃO PALAVRAS QUE TÊM SIGNIFICADOS IGUAIS OU MUITO SEMELHANTES, APRESENTE UM SINÔNIMO QUE SUBSTITUA A PALAVRA “VELHA” SEM ALTERAR O SENTIDO DO NOME DO JOGO.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0106) Reconhecer e experimentar os variados jogos de tabuleiros nos aspectos histórico-culturais, regras, normas e objetivos. (EJALP0168) Entender nas palavras a aproximação e oposição de significados de forma contextualizada. |
Referências | TASCA, Juliana Barranco. Contribuições do jogo da velha na aprendizagem do jogo de xadrez nas séries iniciais do ensino. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 02, Vol. 12, pp. 102-110. Fevereiro de 2021. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/jogo-da-velha. Acesso em 12 de agosto de 2024. REVISTA SUPERINTERESSANTE. Por que o jogo da velha tem esse nome? Disponível em: Por que o jogo da velha tem esse nome? | Super (abril.com.br). Acesso em 12 de agosto de 2024. |