Esta proposta de Educação Física integrada com Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do terceiro período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
JOGO DA ONÇA
O jogo da onça é uma tradição cultural dos povos indígenas brasileiros, mais especificamente dos Bororos, também conhecidos como Boe. Essa prática tem como objetivo representar uma caça à onça-pintada, animal simbólico da região do Mato Grosso, onde a etnia Bororo é majoritariamente encontrada.
Ele é jogado em um tabuleiro com 15 peças: uma delas representa a onça e as outras 14 peças iguais, representam os cachorros. O jogo é disputado entre duas equipes, a dos caçadores e a da onça. O objetivo dos caçadores é capturar a onça, enquanto a equipe da onça tenta impedir que isso aconteça.
O jogo envolve aprimoramento de habilidades de estratégia e planejamento, uma vez que ambas as equipes precisam prever os movimentos do adversário e tomar decisões estratégicas para alcançar seus objetivos. Além disso, é uma importante forma de reforçar os laços sociais e a identidade cultural da comunidade. Por meio do jogo, os Bororos puderam, e ainda podem, transmitir valores e tradições para as gerações futuras.
QUESTÃO 1
Os jogos de tabuleiro, como o Jogo da Onça, possuem características que os diferenciam de outros tipos de jogos. Uma dessas características é que
(A) exige força e preparo físico.
(B) não possuem regras definidas.
(C) possuem tempo determinado de jogo.
(D) incluem elementos de estratégia.
QUESTÃO 2
Jogue o jogo da onça com seus amigos e familiares. Posteriormente, escreva quantas partidas você jogou, quem ganhou cada uma delas e quais estratégias foram usadas para ganhar o jogo.
Leia o texto abaixo para responder às questões 3 e 4:
QUESTÃO 3
O significado do termo “Bororo”, na língua nativa Boe Wadáru é
(A) “caçadores ágeis”.
(B) “pátio da aldeia”.
(C) “terra fértil”.
(D) “rio sagrado”.
QUESTÃO 4
Qual é a representatividade do jogo da onça para sua etnia de origem?
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0301) Vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas. (EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos |
Referências | ALMEIDA, Vanessa. A importância de manter vivas as culturas dos povos originários. Conexão UFRJ. Disponível em https://conexao.ufrj.br/2022/08/a-importancia-de-manter-vivas-as-culturas-dos-povos-originarios/. Acesso em 24 de fevereiro de 2022. ARAGUAIA, Mariana. Fases da vida. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6oCMR4dKs7g. Acesso em 24 de fevereiro de 2022. CHICO-NETO. Cultura dos bororos do Centro-Oeste é tema de mostra virtual. Agência Brasília. Disponível em https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2021/10/19/cultura-dos-bororos-do-centro-oeste-e-tema-de-mostra-virtual/ JOGO DA ONÇA. Jogo da Onça – Tabuleiro Virtual. Blogspot. Disponível em http://jogodaonca.blogspot.com/p/blog-page.html. Acesso em 24 de fevereiro de 2022. PROFESSORA CURIOSA. Jogo da Onça. Blogspot. Disponível em http://profecuriosa.blogspot.com/2017/10/jogo-da-onca.html. Acesso em 24 de fevereiro de 2022. SÃO PAULO. Construindo um jogo da onça. SME. Disponível em https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Passo-a-passo-para-constru%C3%A7%C3%A3o-do-tabuleiro.pdf. Acesso em 24 de fevereiro de 2022. VEMKAJOGAR. Veja as regras em detalhes do jogo da onça. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NJFtAzorA-Y. Acesso em 24 de fevereiro de 2022. |