Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos educandos da 2ª Série
da Eja.
NESTA AULA DE HOJE, IREMOS VIVENCIAR E COMPREENDER UM JOGO COOPERATIVO IDENTIFICANDO SUA ESPECIFICIDADE.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA JOGO COOPERATIVO
NA VIDEOAULA DA PROFESSORA SARA, COMPREENDEMOS QUE OS JOGOS POSSUEM ALGUMAS CLASSIFICAÇÕES COMO POR EXEMPLO: POPULARES, TRADICIONAIS, COOPERATIVOS E COMPETITIVOS. REFLETIMOS SOBRE A VALORIZAÇÃO DOS JOGOS COMPETITIVOS E TAMBÉM DA NECESSIDADE DE VIVENCIARMOS OS JOGOS COOPERATIVOS, PARA QUE OUTROS VALORES COMO ALTRUÍSMO E AJUDA AO PRÓXIMO SEJAM SOLIDIFICADOS. RECONHECEMOS QUE OS JOGOS COOPERATIVOS E OS COMPETITIVOS PODEM SE COMPLEMENTAR À MEDIDA QUE DESENVOLVEM VALORES E PRINCÍPIOS PRÓPRIOS DA NOSSA HUMANIDADE.
ENTENDEMOS QUE OS JOGOS REPRESENTAM OS VALORES E NORMAS QUE SÃO CULTIVADOS EM NOSSA SOCIEDADE E QUE DE ALGUMA FORMA REAFIRMAM AS LÓGICAS NECESSÁRIAS PARA A ORGANIZAÇÃO SOCIAL.
ATIVIDADE 1
COOPERAR É UM ATO HUMANO IMPORTANTE PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA EM GRUPO. VALORES COMO AJUDA MÚTUA, IGUALDADE, EQUIDADE E SOLIDARIEDADE SÃO NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE, POR MAIS QUE O QUE VIVENCIAMOS, MUITAS VEZES, SEJA O OPOSTO. NO REINO ANIMAL PERCEBEMOS QUE A COOPERAÇÃO ESTÁ PRESENTE, GARANTIDO A VIDA E A CONVIVÊNCIA. ACESSE O LINK ABAIXO, ASSISTA A ANIMAÇÃO E OBSERVE A IMPORTÂNCIA DA COOPERAÇÃO:
https://www.youtube.com/watch?v=NNoAdZA6S7w
AGORA DIALOGUE COM SEUS FAMILIARES SOBRE COMO A COOPERAÇÃO PODE E DEVE ACONTECER NO NOSSO DIA A DIA.
ATIVIDADE 2
OS JOGOS COOPERATIVOS SÓ OCORREM QUANDO HÁ DUAS OU MAIS PESSOAS TRABALHANDO JUNTAS PARA ATINGIREM DETERMINADO OBJETIVO. NO VÍDEO ABAIXO, OS PROFESSORES SARA E DAVID, DEMONSTRAM UM JOGO COOPERATIVO MUITO SIMPLES, PORÉM DESAFIADOR, O PALMABOL, QUE TEM COMO OBJETIVO NÃO DEIXAR A BOLA CAIR. OBSERVE:
AGORA É COM VOCÊ! USE UM LUGAR LIVRE DE OBSTÁCULOS NA SUA CASA, COLOQUE UM TÊNIS OU OUTRO SAPATO QUE FIQUE PRESO NO SEU PÉ, USE ROUPAS CONFORTÁVEIS, CHAME SEUS FAMILIARES PARA JOGOR COM VOCÊ E DIVIRTAM-SE!
ATIVIDADE 3
VAMOS LER UM TRECHO DE UMA CANÇÃO DE ELIS REGINA, CHAMADA “APRENDENDO A JOGAR”, QUE FOI SUCESSO NA DÉCADA DE 70 E 80:
A MÚSICA FAZ PARTE DO GÊNERO POÉTICO, QUE TEM SUAS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS COMO RIMA, JOGO DE PALAVRAS, ENTONAÇÃO, SONORIDADE E VERSO, QUE É CADA LINHA DO POEMA/POESIA. BASEADO NESTAS INFORMAÇÕES, LEIA NOVAMENTE O TRECHO DA MÚSICA E RESPONDA EM SEU CADERNO:
- QUANTOS VERSOS ESSE TRECHO POSSUI?
- NO 3º VERSO, ELIS REGINA NOS TRAZ UMA INFORMAÇÃO MUITO IMPORTANTE NA COMPREENSÃO DOS JOGOS, QUAL É ELA?
- NO ÚLTIMO VERSO, ELIS REGINA NOS REVELA UMA DAS COISAS MAIS IMPORTANTES NO UNIVERSO DOS JOGOS, QUE É “APRENDER A JOGAR”. O QUE OS JOGOS COOPERATIVOS PODEM CONTRIBUIR NESSE APRENDIZADO?
ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!
Referencial Bibliográfico | BROTTO, FÁBIO OTUZI. JOGOS COOPERATIVOS: O JOGO E O ESPORTE COMO UM EXERCÍCIO DE CONVIVÊNCIA. CAMPINAS, SP: 1999. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0203) VIVENCIAR E COMPREENDER OS JOGOS COOPERATIVOS IDENTIFICANDO SUA ESPECIFICIDADE. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0219) COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS POÉTICOS. |