You are currently viewing Educação Física – Jogo Bugalha

Educação Física – Jogo Bugalha

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Arquivo pessoal Professora Jordana Ferreira

JOGO BUGALHA

Bugalha, também conhecido como Cinco Marias, Belisco, Jogo dos Cinco Saquinhos ou Jogo das Cinco Pedrinhas, é um jogo muito praticado no Brasil e transmitido de geração em geração.

Sua origem tem registros desde a Pré-História, tendo sido vivenciada por diversas sociedades ao redor do mundo. Há indícios de que, na Grécia e em Roma, o jogo era praticado com pedras, ossos e até mesmo metais preciosos.

Esse jogo chegou em território brasileiro por influência dos costumes europeus trazidos pelos portugueses durante o período colonial, tornando-se parte da cultura corporal nacional. Sua dinâmica apresenta variações, mas em todas elas, o princípio fundamental permanece: a captura de objetos lançados ao ar.

Resgatar e praticar esse jogo na vida adulta não só desperta memórias afetivas, como também proporciona momentos de diversão e contribui para o desenvolvimento da coordenação motora.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE AS DIFERENTES MANEIRAS DE JOGAR BUGALHA

Fonte: Estúdio Conexão Escola

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O jogo Bugalha pode ser praticado de diversas formas, porém, em todas elas, o princípio fundamental é

(A) a captura de objetos lançados ao ar.

(B) o arremesso de objetos a longas distâncias.

(C) a formação de duplas para a disputa.

(D) o uso exclusivo de saquinhos de tecido.

O texto a seguir é do tipo instrucional, pois explica uma das formas de jogar Bugalha. Leia-o com atenção para responder às perguntas.

QUESTÃO 2

Os principais elementos presentes nesse texto são

(A) argumentos, opiniões e fatos históricos sobre o jogo Bugalha.

(B) verbos no imperativo e sequencias de passos de como jogar Bugalha.

(C) diálogos, personagens e enredo sobre o jogo Bugalha.

(D) sentimentos e histórias de superação de atletas de Bugalha.

QUESTÃO 3

Podem participar por partida do jogo Bugalha

(A) apenas dois participantes.

(B) no máximo quatro jogadores.

(C) somente cinco duplas.

(D) qualquer quantidade de jogadores.

QUESTÃO 4

Se um jogador de Bugalha não conseguir completar uma fase, ele

(A) automaticamente é eliminado da partida.

(B) deve repetir a fase até conseguir completá-la.

(C) deve voltar para a fase inicial.

(D) passa a sua vez para o próximo jogador.

QUESTÃO 5

A superfície recomendada para jogar Bugalha é

(A) qualquer terreno ao ar livre.

(B) apenas sobre um tapete fofo.

(C) sobre grama ou areia.

(D) uma superfície lisa e plana.

QUESTÃO 6

O vencedor da partida de Bugalha é aquele que finalizar primeiro as

(A) 2 fases.

(B) 3 fases.

(C) 4 fases.

(D) 5 fases.

QUESTÃO 7

Leia as colunas e relacione cada número da Coluna A com a letra correspondente da Coluna B.

COLUNA ACOLUNA B
(1) Primeira fase(A) Jogar um saquinho para o alto e pegar os quatro restantes antes de segurá-lo.
(2) Segunda fase(B) Lance um saquinho para cima, colete três da mesa antes de pegá-lo de volta e, em seguida, apanhe o último.
(3) Terceira fase(C) Pegar um objeto por vez enquanto um é lançado ao ar.
(4) Quarta fase(D) Lance um saquinho para o alto, colete dois da mesa antes de pegá-lo e repita até recolher todos.

QUESTÃO 8

Como é determinada a ordem de início do jogo Bugalha?


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Conteúdos/Objetos de conhecimentoEducação Física: História, conceito e regras de um jogo no contexto educacional.
Língua Portuguesa: Apreciação de textos/Regras de jogos.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0301) Vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas.
(EJALP0302) Identificar e entender textos curtos que circulam em diferentes campos.
ReferênciasDE LIMA SANTOS, Gisele Franco. ORIGEM DOS JOGOS POPULARES: EM BUSCA DO “ELO PERDIDO”.