You are currently viewing Educação Física: Atletas Transgêneros nas Lutas

Educação Física: Atletas Transgêneros nas Lutas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Atletas Transgêneros nas Lutas

As lutas são práticas com muito contato corporal. Para que os combates sejam justos e seguros, os atletas são divididos em categorias de acordo com a sua estrutura corporal.

Mas, essa organização só leva em consideração a existência binária de sexo, enquanto que a sociedade é composta por uma grande diversidade de pessoas que se identificam de diferentes formas não binárias, ou seja, não só como homem ou mulher.

A crescente inclusão dessas pessoas no contexto das lutas fez surgir uma grande polêmica, ou seja, o que seria justo em um combate com a inclusão de atletas trans e o que poderia ser preconceito?

É justo uma pessoa que queira praticar lutas ou qualquer outra atividade tenha oportunidade de acesso a essa prática. Por outro lado, uma luta justa só pode ocorrer em condições iguais.

É preconceito negar, por meio da exclusão social, às pessoas trans o direito à prática de lutas ou qualquer outra atividade.

Buscando respostas para essa polêmica, o COI estabeleceu desde 2003 critérios para que atletas trans possam competir nos jogos olímpicos. A intenção é garantir a segurança dos atletas e um ambiente acolhedor para todos.

As discussões e regulamentações estabelecidas pelo COI giram em torno de uma regulamentação sobre os índices máximos de testosterona e o tempo mínimo de tratamento hormonal para que as mudanças ocorram nas atletas mulheres trans.

Outra questão é se deveriam regulamentar lutas entre atletas trans e não-trans ou criar novas categorias exclusivas para atletas trans.

Mas, ainda não existe um consenso para se adotar uma ou outra forma de inclusão, nem mesmo entre os atletas, já que existem exemplos que lutam pela inclusão através da regulamentação, enquanto outros são ativistas em prol da criação de novas categorias.

Questão 1

Com relação a inclusão de lutadores trans nas competições de lutas é correto afirmar que

(A) as mulheres trans sempre terão vantagens em relação às outras competidoras.

(B) as pessoas transgêneros não devem participar de eventos esportivos