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Educação Física – Huka-Huka

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

HUKA-HUKA

Huka-huka é uma forma autêntica de luta corpo a corpo praticada pelos povos indígenas do Brasil. O termo “Huka-Huka” refere-se ao som imitado pelos lutadores, reproduzindo os esturros da onça.

Ela é originária da região Centro-Oeste do Brasil, nas terras indígenas Bakairi, Santana e do Xingu, localizadas no estado de Mato Grosso. É uma modalidade realizada durante o Quarup, um ritual de homenagem aos mortos ilustres, e integra os Jogos dos Povos Indígenas.

O Huka-huka é uma modalidade de luta de agarramento, semelhante à luta greco-romana, onde golpes como socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, cabeçadas, dedo nos olhos, mordidas e puxões de cabelo são proibidos. Geralmente, as lutas têm duração de até dois minutos, sem sistema de pontuação, árbitros e premiações. A vitória é conquistada ao atingir um dos objetivos pré-determinados, que incluem derrubar o oponente ou levá-lo completamente ao chão, manifestar desistência, segurar atrás dos joelhos do oponente por 3 a 5 segundos ou dominar o oponente por cima, fazendo com que este fique com mãos e joelhos apoiados no chão.

Apesar da ausência de premiações e classificações, o guerreiro vencedor é socialmente valorizado, conquistando respeito e reconhecimento para sua aldeia. Além disso, essa luta desempenha um papel crucial na valorização e preservação da rica diversidade cultural dos povos indígenas, contribuindo para um entendimento mais amplo de suas tradições e estimulando debates sobre conservação ambiental, educação e respeito à diversidade.

QUESTÃO 1

O Huka-Huka acontece por meio de luta corporal

( A ) com armas brancas.

( B ) de agarramento.

( C ) com socos e chutes.

( D ) de longa distância.

QUESTÃO 2

A luta huka-huka tem sua origem na região Centro-Oeste brasileira, mais precisamente nas terras Indígenas Bakairi, Santana e do Xingu, que estão no estado do

( A ) Maranhão.

( B ) Ceará.

( C ) Mato Grosso.

( D ) Mato Grosso do Sul.

QUESTÃO 3

Sobre o Huka-Huka marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas:

( ) As lutas de Huka-Huka têm duração ilimitada, sem restrição de tempo.

( ) O Huka-Huka é uma prática exclusivamente esportiva, sem relevância cultural.

( ) O Huka-Huka é uma modalidade de luta que se originou fora do Brasil.

( ) A prática do Huka-Huka não contribui para a preservação da cultura indígena.

QUESTÃO 4

Leia o texto abaixo:

O “Dia do Índio”, celebrado em 19 de abril na maioria das escolas do país, é percebido por muitas crianças como uma celebração distante e abstrata, influenciadas por estereótipos que retratam os povos indígenas vivendo em regiões afastadas, como florestas no Norte e Nordeste do Brasil. Por isso, é crucial resgatar e explorar a cultura indígena, incluindo práticas como o huka-huka, para enriquecer a perspectiva das pessoas sobre esses povos e fomentar discussões sobre conservação ambiental, cultura, educação, valores e respeito às diferenças.

Fonte: » Por que há necessidade de falar sobre povos indígenas nas regiões em que essa população é minoritária? (ufrrj.br)

Agora responda:

a) O que você sabe sobre os povos indígenas?

b) Qual é o estereótipo que o texto retrata sobre os povos indígenas? Você concorda?

c) Estudar sobre a luta huka-huka é uma forma de conhecer e valorizar os povos indígenas. Por que isso é importante?


SAIBA MAIS

Para saber um pouco mais sobre a luta indígena huka-huka, assista o vídeo abaixo:

Canal Jordana Martins. Huka-huka. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YPTK61wzE98

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0326) Conhecer, vivenciar e valorizar as lutas de matrizes indígena e africana.
(EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos.
ReferênciasBJJFANATICS. Huka-Huka A Luta Indígena Genuínamente Brasileira. Disponível em https://bjjfanatics.com.br/blogs/news/huka-huka. Acesso em setembro de 2022. 
FUNAI – Fundação Nacional do Índio (2020a). Quem são. Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br. Acesso 22 de setembro de 2022.
LIMA, Fernando Fabiano Gonçalves. O Parque Indígena do Xingu. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EQ5aJ3pSPxo. Acesso em setembro de 2022. 
RODRIGUES, Iasmim da Silva; VASSAR, Marcela Pinto Barbosa; ALMEIDA, Fábio Souto de Almeida. Por que há necessidade de falar sobre povos indígenas nas regiões em que essa população é minoritária? Determinação Verde. Disponível em https://itr.ufrrj.br/determinacaoverde/por-que-ha-necessidade-de-falar-sobre-povos-indigenas-nas-regioes-em-que-essa-populacao-e-minoritaria/#:~:text=A%20divulga%C3%A7%C3%A3o%20da%20cultura%20ind%C3%ADgena,todos%20os%20pa%C3%ADses%20do%20mundo. Acesso em setembro de 2022. 
SANTOS, Emily. Índio ou indígena? Entenda a diferença entre os dois termos. G1 Educação. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/04/19/indio-ou-indigena-entenda-a-diferenca-entre-os-dois-termos.ghtml. Acesso em setembro de 2022. 
VALENTE; Francisco Luís Auricélio; GOVEIA, Jean Carlos; PINTO, Guilherme Moreira Caetano; VARGAS, Leandro Martinez. Estudo sobre Huka-huka: uma luta de matriz indígena brasileira. Cad. Educ. Fís. Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, e-28608, 2022. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/361121782_Estudo_sobre_Huka-huka_uma_luta_de_matriz_indigena_brasileira. Acesso em setembro de 2022.