ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
HUKA-HUKA
Huka-huka é uma forma autêntica de luta corpo a corpo praticada pelos povos indígenas do Brasil. O termo “Huka-Huka” refere-se ao som imitado pelos lutadores, reproduzindo os esturros da onça.
Ela é originária da região Centro-Oeste do Brasil, nas terras indígenas Bakairi, Santana e do Xingu, localizadas no estado de Mato Grosso. É uma modalidade realizada durante o Quarup, um ritual de homenagem aos mortos ilustres, e integra os Jogos dos Povos Indígenas.
O Huka-huka é uma modalidade de luta de agarramento, semelhante à luta greco-romana, onde golpes como socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, cabeçadas, dedo nos olhos, mordidas e puxões de cabelo são proibidos. Geralmente, as lutas têm duração de até dois minutos, sem sistema de pontuação, árbitros e premiações. A vitória é conquistada ao atingir um dos objetivos pré-determinados, que incluem derrubar o oponente ou levá-lo completamente ao chão, manifestar desistência, segurar atrás dos joelhos do oponente por 3 a 5 segundos ou dominar o oponente por cima, fazendo com que este fique com mãos e joelhos apoiados no chão.
Apesar da ausência de premiações e classificações, o guerreiro vencedor é socialmente valorizado, conquistando respeito e reconhecimento para sua aldeia. Além disso, essa luta desempenha um papel crucial na valorização e preservação da rica diversidade cultural dos povos indígenas, contribuindo para um entendimento mais amplo de suas tradições e estimulando debates sobre conservação ambiental, educação e respeito à diversidade.
QUESTÃO 1
O Huka-Huka acontece por meio de luta corporal
( A ) com armas brancas.
( B ) de agarramento.
( C ) com socos e chutes.
( D ) de longa distância.
QUESTÃO 2
A luta huka-huka tem sua origem na região Centro-Oeste brasileira, mais precisamente nas terras Indígenas Bakairi, Santana e do Xingu, que estão no estado do
( A ) Maranhão.
( B ) Ceará.
( C ) Mato Grosso.
( D ) Mato Grosso do Sul.
QUESTÃO 3
Sobre o Huka-Huka marque ( V ) para as alternativas verdadeiras e ( F ) para as falsas:
( ) As lutas de Huka-Huka têm duração ilimitada, sem restrição de tempo.
( ) O Huka-Huka é uma prática exclusivamente esportiva, sem relevância cultural.
( ) O Huka-Huka é uma modalidade de luta que se originou fora do Brasil.
( ) A prática do Huka-Huka não contribui para a preservação da cultura indígena.
QUESTÃO 4
Leia o texto abaixo:
O “Dia do Índio”, celebrado em 19 de abril na maioria das escolas do país, é percebido por muitas crianças como uma celebração distante e abstrata, influenciadas por estereótipos que retratam os povos indígenas vivendo em regiões afastadas, como florestas no Norte e Nordeste do Brasil. Por isso, é crucial resgatar e explorar a cultura indígena, incluindo práticas como o huka-huka, para enriquecer a perspectiva das pessoas sobre esses povos e fomentar discussões sobre conservação ambiental, cultura, educação, valores e respeito às diferenças.
Fonte: » Por que há necessidade de falar sobre povos indígenas nas regiões em que essa população é minoritária? (ufrrj.br)
Agora responda:
a) O que você sabe sobre os povos indígenas?
b) Qual é o estereótipo que o texto retrata sobre os povos indígenas? Você concorda?
c) Estudar sobre a luta huka-huka é uma forma de conhecer e valorizar os povos indígenas. Por que isso é importante?
SAIBA MAIS
Para saber um pouco mais sobre a luta indígena huka-huka, assista o vídeo abaixo:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0326) Conhecer, vivenciar e valorizar as lutas de matrizes indígena e africana. (EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos. |
Referências | BJJFANATICS. Huka-Huka A Luta Indígena Genuínamente Brasileira. Disponível em https://bjjfanatics.com.br/blogs/news/huka-huka. Acesso em setembro de 2022. FUNAI – Fundação Nacional do Índio (2020a). Quem são. Disponível em: https://www.gov.br/funai/pt-br. Acesso 22 de setembro de 2022. LIMA, Fernando Fabiano Gonçalves. O Parque Indígena do Xingu. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EQ5aJ3pSPxo. Acesso em setembro de 2022. RODRIGUES, Iasmim da Silva; VASSAR, Marcela Pinto Barbosa; ALMEIDA, Fábio Souto de Almeida. Por que há necessidade de falar sobre povos indígenas nas regiões em que essa população é minoritária? Determinação Verde. Disponível em https://itr.ufrrj.br/determinacaoverde/por-que-ha-necessidade-de-falar-sobre-povos-indigenas-nas-regioes-em-que-essa-populacao-e-minoritaria/#:~:text=A%20divulga%C3%A7%C3%A3o%20da%20cultura%20ind%C3%ADgena,todos%20os%20pa%C3%ADses%20do%20mundo. Acesso em setembro de 2022. SANTOS, Emily. Índio ou indígena? Entenda a diferença entre os dois termos. G1 Educação. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/04/19/indio-ou-indigena-entenda-a-diferenca-entre-os-dois-termos.ghtml. Acesso em setembro de 2022. VALENTE; Francisco Luís Auricélio; GOVEIA, Jean Carlos; PINTO, Guilherme Moreira Caetano; VARGAS, Leandro Martinez. Estudo sobre Huka-huka: uma luta de matriz indígena brasileira. Cad. Educ. Fís. Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, e-28608, 2022. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/361121782_Estudo_sobre_Huka-huka_uma_luta_de_matriz_indigena_brasileira. Acesso em setembro de 2022. |