Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
História da Ginástica
A ginástica é uma das mais antigas práticas corporais, sendo praticada desde a antiguidade até os dias atuais. Ao longo de todos esses séculos, a ginástica passou por várias transformações, tornando-se assim uma prática diversificada.
Embora muitos movimentos utilizados na ginástica já eram praticados desde a pré-história, eles só foram sistematizados e praticados como forma de exercícios a partir da antiguidade, mais precisamente nas sociedades gregas antigas, onde praticavam uma forma de ginástica para melhorar o condicionamento físico e atingir um determinado padrão estético. Naquele contexto, a prática de ginástica também tinha uma função política, militar e também religiosa.
Durante a Idade Média europeia, a prática de ginástica ficou muito desvalorizada, por conta da forte influência da Igreja Católica na vida das pessoas, ficando restrita praticamente aos artistas de circo medievais – que desenvolveram uma forma de ginástica acrobática – e aos militares.
Mas, em outros continentes como na Ásia, em países como a China e a Índia, a prática de ginástica foi muito valorizada durante esse período histórico. Diferentemente da ginástica ocidental europeia, a ginástica oriental além de procurar o fortalecimento do corpo e explorar as possibilidades acrobáticas, também se preocupava com o desenvolvimento da conscientização corporal.
Durante a Idade Moderna, a prática de ginástica voltou a ser valorizada, em especial seguindo os ideais gregos da antiguidade de corpo e mente saudáveis, mas também impulsionada por novas necessidades econômicas e políticas voltadas para o aumento da produtividade nas fábricas e para a defesa da pátria, esse momento histórico ficou conhecido como Movimento Ginástico Europeu.
Com o surgimento dos primeiros esportes, a prática de ginástica também foi esportivizada, surgindo assim a Federação Internacional de Ginástica as formas de ginástica competitivas: rítmica, artística ou olímpica, acrobática, aeróbica, de trampolim, a GPT e, mais recentemente, o Parkour.
No século XX surgiram as academias de ginástica que popularizaram e diversificaram ainda mais a prática de ginástica, com aulas de musculação, aeróbica, funcional, crossfit etc.
Atualmente, a prática de ginástica é muito valorizada e praticada como forma de competição, de manter-se em um padrão estético, para melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida, desenvolver a conscientização corporal ou explorar as possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, ou simplesmente, como forma de lazer.
Questão 1
No contexto ocidental, as primeiras formas de ginástica surgiram na
(A) pré-história.
(B) Grécia Antiga.
(C) China Medieval.
(D) Índia.
Questão 2
A Idade Média européia sofreu forte influência da Igreja Católica, que
(A) valorizava a prática de ginástica.
(B) era indiferente com relação à prática de ginástica.
(C) promovia a prática de ginástica.
(D) desvalorizava a prática de ginástica.
Questão 3
Quais são as formas de ginástica competitivas?
Questão 4
Atualmente, a prática de ginástica é muito valorizada e praticada por quais motivos?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0516) Refletir e analisar sobre a origem e evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |