You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – GINÁSTICA RÍTMICA

EDUCAÇÃO FÍSICA – GINÁSTICA RÍTMICA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA  É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Ginástica Rítmica. Danilo Borges. Disponível em: Ficheiro:Jogos Pan-Americanos de 2015 Grupo 9.jpg Brasil – Wikimedia Commons

GINÁSTICA RÍTMICA

A GINÁSTICA RÍTMICA É UMA MODALIDADE ESPORTIVA QUE, EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS COMO OS JOGOS OLÍMPICOS E CAMPEONATOS MUNDIAIS, É DISPUTADA EXCLUSIVAMENTE POR MULHERES. APESAR DISSO, EM ALGUNS PAÍSES, HÁ COMPETIÇÕES NACIONAIS E REGIONAIS QUE PERMITEM A PARTICIPAÇÃO MASCULINA.

ELA COMBINA BELEZA, FLEXIBILIDADE, AGILIDADE E HARMONIA. SUAS APRESENTAÇÕES ENCANTAM O PÚBLICO PELO DINAMISMO E EXPRESSIVIDADE, UNINDO FUNDAMENTOS DA DANÇA, ELEMENTOS CORPORAIS, MANEJO DE APARELHOS E ACOMPANHAMENTO MUSICAL.

OS ELEMENTOS CORPORAIS INCLUEM MOVIMENTOS DE DIFERENTES NÍVEIS DE DIFICULDADE COMO SALTOS, PIVÔS, ONDAS, SALTITOS, GIROS, BALANCEIOS E CIRCUNDAÇÕES. OS APARELHOS UTILIZADOS NA MODALIDADE SÃO A BOLA, O ARCO, A FITA, AS MAÇAS E A CORDA, QUE ATUALMENTE NÃO FAZ MAIS PARTE DAS COMPETIÇÕES DA CATEGORIA ADULTA. TAMBÉM É POSSÍVEL SE APRESENTAR SEM APARELHOS, NO QUE CHAMAMOS DE “MÃOS LIVRES”.

AS COMPETIÇÕES PODEM SER INDIVIDUAIS OU EM CONJUNTO, COM ATÉ CINCO GINASTAS SE APRESENTANDO EM UM TABLADO. DURANTE AS APRESENTAÇÕES, SÃO AVALIADAS A HABILIDADE DE MANIPULAÇÃO E CRIATIVIDADE NO USO DOS APARELHOS, A SINTONIA ENTRE COREOGRAFIA E MÚSICA, ALÉM DA PRECISÃO E FLUIDEZ DOS MOVIMENTOS.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE OS APARELHOS USADOS NA GINÁSTICA RÍTMICA

Fonte: Estúdio Conexão Escola

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

NA GINÁSTICA RÍTMICA, HÁ DIVERSOS MOVIMENTOS QUE TAMBÉM ESTÃO PRESENTES EM OUTRAS MODALIDADES DA GINÁSTICA COMPETITIVA, QUE SÃO

(A) PASSES E DEFESAS.

(B) GIROS E SALTOS.

(C) BLOQUEIOS E SAQUES.

(D) SALTITOS E DRIBLES.

QUESTÃO 2

A GINÁSTICA RÍTMICA TEM COMO CARACTERÍSTICA O MANEJO DE APARELHOS. EXISTEM 5 APARELHOS USADOS NA MODALIDADE. SÃO ELES O

(A) BASTÃO, OS AROS, AS ALÇAS, A BOLA E A FITA.

(B) LENÇO, A REDE, A BOLA, AS ARGOLAS E OS AROS.

(C) ARCO, A BOLA, A FITA, A CORDA E AS MAÇAS.

(D) LENÇO, A BOLA, A FITA, A BARRA E AS MAÇAS.

QUESTÃO 3

A IMAGEM AO LADO MOSTRA UM DOS APARELHOS UTILIZADOS PELOS ATLETAS DA GINÁSTICA RÍTMICA. QUAL É O NOME DESSE APARELHO?

Fonte: Canva

QUESTÃO 4

ENTRE OS CINCO APARELHOS USADOS NA GINÁSTICA RÍTMICA, HÁ UM QUE NÃO É MAIS UTILIZADO EM CAMPEONATOS ADULTOS, COMO NAS OLIMPÍADAS. ESSE APARELHO É

(A) O ARCO.

(B) A BOLA.

(C) A FITA.

(D) A CORDA.

QUESTÃO 5

A GINÁSTICA RÍTMICA UTILIZA A LINGUAGEM CORPORAL, QUE É NÃO VERBAL, PARA EXPRESSAR EMOÇÕES, INTENÇÕES E ESTABELECER UMA CONEXÃO COM O PÚBLICO. ISSO INCLUI OS MOVIMENTOS DO CORPO, POSTURA, GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS E INTERAÇÃO COM OS APARELHOS. IDENTIFIQUE QUAL DAS IMAGENS ABAIXO REPRESENTA SOMENTE A LINGUAGEM NÃO VERBAL.

Fonte: Ministério do Esporte/Flickr. Disponível em: GL9A7556-04 | Competição de ginástica rítmica desportiva nos… | Flickr. Imagem foi alterada, acrescentou-se texto.
Competição de ginástica rítmica nos Jogos Escolares da Juventude 2019. Local: Ginásio Galegão, na Vila Germânica, em Blumenau (Santa Catarina). Data: 27.11.2019. Foto: Abelardo Mendes Jr/ Ministério da Cidadania

QUESTÃO 6

LEIA O TEXTO ABAIXO:

O CONJUNTO DE GINÁSTICA RÍTMICA DO BRASIL NÃO CONSEGUIU SE CLASSIFICAR PARA A FASE FINAL DAS OLIMPÍADAS DE PARIS 2024. AS GINASTAS TIVERAM UM DESEMPENHO EXCELENTE E ESTAVAM PERTO DA CLASSIFICAÇÃO, MAS UMA DELAS SE LESIONOU, O QUE COMPROMETEU O DESEMPENHO E IMPEDIU A CLASSIFICAÇÃO PARA AS FINAIS.

QUAL DOS EMOJIS ABAIXO REPRESENTA SEU SENTIMENTO AO LER O TEXTO:

QUESTÃO 7

A GINÁSTICA RÍTMICA FOI CRIADA EM UMA ÉPOCA QUE VALORIZAVA CARACTERÍSTICAS CONSIDERADAS FEMININAS, COMO ESTÉTICA, GRAÇA E EXPRESSIVIDADE, ENQUANTO PARA OS HOMENS A ÊNFASE ERA NA FORÇA E TÉCNICA. POR ISSO, AS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS SEMPRE FORAM EXCLUSIVAS PARA MULHERES. VOCÊ ACHA QUE ISSO AINDA FAZ SENTIDO HOJE? ACHA QUE A MODALIDADE DEVERIA SER ABERTA PARA TODOS? JUSTIFIQUE.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes Curriculares Educação Física e Língua Portuguesa
Conteúdos/Objetos de Conhecimento Diferentes modalidades da ginástica/ elementos da ginástica rítmica e reflexão sobre relações sociais sobre gênero.
Linguagem não verbal.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0115) Identificar e experimentar os diferentes elementos da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo.
(EJAEF0118) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da ginástica.
(EJALP0103) Conhecer a linguagem verbal e não verbal do texto.
ReferênciasLAFFRANCHI, B. Treinamento Desportivo Aplicado à Ginástica Rítmica. Londrina: UNOPAR Editora, 2001. 
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA. Disponível em: Ginástica Rítmica | CBG. Acesso em 27 de março de 2025.
ANDRADE, Walquiria Batista. Ginástica Rítmica para promoção da saúde em idosos. Programa de pós-graduação stricto sensu mestrado em exercício físico na promoção da saúde. Londrina- Paraná, 2016. Disponível em: GINÁSTICA RÍTMICA PARA PROMOÇAO DA SAÚDE EM IDOSOS – PDF Free Download (docplayer.com.br). Acesso em 27 de março de 2025.