You are currently viewing Educação Física: GINÁSTICA PARA TODOS

Educação Física: GINÁSTICA PARA TODOS

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  5ª SÉRIE da Eja.

Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre ginástica. Dialogaremos sobre a evolução histórica e conflitos de gerações que envolvem esta prática corporal.

Fonte: flickr.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA GINÁSTICA PARA TODOS

5ª série – Eaja – Educação Física – Aula 11 – GINÁSTICA PARA TODOS

Na aula de hoje aprendemos que a Ginástica é uma prática corporal diversificada, que teve sua origem ainda na pré-história e foi se transformando por toda a história conforme as características de cada sociedade. Hoje existem vários tipos de ginásticas, que são classificadas de acordo com as finalidades que são praticadas ou em correspondência aos movimentos que as compõem.  A Federação Internacional de Ginástica sistematizou estas práticas como: ginástica para todos, artística, rítmica, de trampolim, aeróbica e acrobática.

Entendemos que a Ginástica para Todos é uma modalidade democrática, sem caráter competitivo, destinada a todas as idades, que oportuniza momentos de lazer e favorece a saúde, performance coletiva, diálogo, respeito, integração e gerenciamento de conflitos. O conflito de gerações é o choque entre visões, valores e motivações de pessoas que nasceram em épocas diferentes, e que pode comprometer as diferentes dimensões da vida, interferindo, por exemplo, na produtividade, permanência, entrada ou promoção no emprego. Atualmente, existem 4 gerações: a Baby Boomer, que são os nascidos após a II Guerra mundial; a X, nascidos nos anos de 1960 e 1970; a Y, dos anos de 1980 e 1990; e a Z, que vieram ao mundo a partir do anos 2000.

ATIVIDADE 1

Você já assistiu uma apresentação de Ginástica para Todos? Vamos apreciar e aprender um pouco mais sobre a modalidade?

Disponível em: Cignus Unati – Fórum de GPT 2018 – YouTube

ATIVIDADE 2

As ginásticas competitivas são formas de ginásticas esportivizadas, pois são seletivas e envolvem disputa, com treinos de muita intensidade, cujo objetivo é atingir a máxima performance nas competições oficiais. Baseado nesta afirmação, marque as alternativas que mostram informações que estão implícitas no texto:

(   ) Só existem formas de ginásticas competitivas.

(   ) As ginásticas competitivas selecionam os que têm mais aptidão física e exclui os menos aptos.

(   ) As ginásticas competitivas não seleciona os mais aptos, pois é uma prática destinada ao lazer

(   ) A Ginástica Para Todos é competitiva e excludente.

(   ) A Ginástica Para Todos é uma forma de ginástica não competitiva onde as pessoas realizam a prática por lazer e forma de cuidar da saúde.

(   ) A Ginástica Para Todos é uma alternativa à prática rígida e treinos intensos típicos das ginásticas competitivas.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0516) Reconhecer e compreender a origem e evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual.
(EAJAEF0524) Dialogar sobre as questões geracionais, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente na ginástica, propondo compreensão e superação dos mesmos
Língua Portuguesa(EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos.