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Educação Física: Ginástica Geral

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

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Ginástica Geral

Muitos dos movimentos gímnicos surgiram ainda na pré-história ou até mesmo, evoluíram com a própria espécie humana, como o correr, saltar e rolar.

Mas, a ginástica geral, ou seja, um conjunto de movimentos e exercícios físicos sistematizados e realizados com o propósito de fortalecer o corpo, tem seus primeiros registros na Grécia Antiga.

Já durante o período da Idade Média na Europa, a ginástica tornou-se uma prática desvalorizada pelos dogmas da Igreja, ficando sua prática restrita apenas aos militares e aos artistas de circo.

A modernidade, por outro lado, foi um período de valorização da prática de ginástica por diversos motivos, mas principalmente, para fortalecimento da nação, aumentando assim a força de trabalho ao mesmo tempo em que preparava os jovens para defender a pátria em caso de guerras.

Além disso, a prática de ginástica passou a ser valorizada também pelos benefícios que ela proporciona para a saúde, principalmente quando associada à higiene.

Atualmente, existem muitas formas de ginástica, que de forma geral podem ser classificadas como ginásticas competitivas (artística, rítmica, acrobática, aeróbica, de trampolim, Parkour e GPT) e as ginásticas não competitivas (musculação, ginástica funcional, Calistenia etc.).

Os praticantes de ginástica procuram essa prática com o objetivo de melhorar o condicionamento físico, desenvolver a conscientização corporal e/ou explorar as possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, além é claro da prática competitiva.

Na nossa sociedade a prática de ginástica é valorizada, isso pelos benefícios que ela pode nos proporcionar, mas também é motivo de preocupação quando, por exemplo, olhamos para questões como a padronização dos corpos e o uso de suplementos e anabolizantes.

Questão 1

A ginástica surgiu como prática sistematizada no ocidente através da sociedade

(A) inglesa, por volta do ano de 1800.

(B) alemã, durante a Idade Média.

(C) africana, na Idade Moderna.

(D) grega, ainda na Antiguidade.

Questão 2

Através da prática de ginástica geral podemos 

(A) desenvolver apenas o condicionamento físico e explorar as possibilidades acrobáticas do corpo.

(B) desenvolver apenas a conscientização corporal e o condicionamento físico.

(C) desenvolver apenas as possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo.

(D) desenvolver o condicionamento físico, a conscientização corporal e explorar as possibilidades acrobáticas do corpo.

Questão 3

A Idade Média foi um período histórico onde a prática de ginástica e outros cuidados com o corpo foram desvalorizados pelos dogmas da Igreja. Como a prática de ginástica se manteve viva durante esse período?

Questão 4

Explique por que a ginástica é uma prática valorizada atualmente?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0413) Compreender e dialogar sobre a origem e evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022