Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 7ª série da Eja.
Na aula de hoje, vamos dialogar sobre a GINÁSTICA FUNCIONAL e relacioná-la à saúde.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA GINÁSTICA FUNCIONAL
Na videoaula acima, o Professor Luciano pontuou que atualmente, devido ao desenvolvimento da ciência e o intercâmbio global entre as culturas, várias modalidades de ginásticas vêm sendo disponibilizadas pelas mídias digitais. Na internet podemos encontrar, a cada dia, uma variedade de novos vídeos ensinando formas de exercitar em casa, adaptando os exercícios e equipamentos à realidade de cada pessoa, sendo uma dessas formas, a ginástica funcional.
Pontuamos que mesmo tendo acesso a esses inúmeros materiais disponibilizados pela internet, devemos saber selecionar os bons materiais antes de sair se exercitando. Primeiro verifique se quem produziu o vídeo e ensina os exercícios é um profissional de Educação Física. Geralmente, se não for um vídeo escolar o profissional possui um número do CREF, que é o Conselho Regional de Educação Física, que você pode consultar e ter a comprovação de se tratar de um profissional e não um youtuber aventureiro. Segundo, observe se os exercícios ensinados no vídeo são moderados ou muito intensos. Como você vai fazer em casa sem a observação de um profissional, escolha vídeos com exercícios leves e/ou moderados para evitar lesões e dores. Terceiro, verifique se tanto os exercícios quanto os equipamentos necessários para a prática são possíveis para você, se são adequados e se é possível adaptá-los à sua realidade. Por último, você precisa saber distinguir se os exercícios atendem aos seus objetivos.
Aprendemos que a ginástica funcional é marcada por movimentos naturais e do nosso cotidiano, geralmente, realizados em forma de circuito e que trabalham o corpo de maneira global, desenvolvendo a massa muscular e o condicionamento físico, melhorando a capacidade cardiorrespiratória, auxiliando no processo de emagrecimento de forma saudável e consistente, prevenindo e colaborando no tratamento de doenças cardíacas, regularizando a produção de hormônios, amenizando problemas posturais e outros.
Lembre-se! Aprender a selecionar vídeos de ginástica para você exercitar em casa é uma ótima opção para sair do sedentarismo e também ajudar a melhorar sua saúde e qualidade de vida. Mas mesmo com todas essas dicas de seleção de materiais, após você selecionar seus vídeos, converse com seu professor de Educação Física da escola para que ele valide suas escolhas e o oriente melhor. Antes de iniciar uma rotina de exercícios físicos, faça um check up médico e tenha a liberação deste especialista. Além disso, respeite sempre os limites do seu corpo!
ATIVIDADE 1
Ao longo da nossa existência, passamos por diferentes fases da vida, sendo que em cada uma nosso corpo se desenvolve de uma forma diferente e temos interesses e necessidades também diferentes. Primeiramente passamos pela infância, onde os interesses e a visão sobre o mundo é mediada pela ludicidade, é uma fase da vida marcada por um grande desenvolvimento corporal e muita produção de hormônios. Já na adolescência há um novo salto do desenvolvimento passando a produzir em grande escala certos hormônios, principalmente aqueles relacionados às mudanças típicas da puberdade e à capacidade de reprodução humana. Enquanto em jovens e adultos a produção de hormônios tende atingir um patamar de estabilidade, com o passar dos anos entramos lentamente em um processo de diminuição do metabolismo, diminuição da produção de hormônios e perda de massa muscular e óssea, causados tanto pelo processo natural de envelhecimento quanto pelo sedentarismo e maus hábitos de vida não saudáveis. Contudo, estudos relacionados à prática da ginástica na idade adulta e por idosos indicam que ela pode tanto retardar o processo de envelhecimento quanto revertê-lo. Para saber um pouco mais sobre o assunto, leia o texto “5 hormônios que reduzem conforme envelhecemos e como minimizar essa queda”, disponibilizado pelo link abaixo:
5 hormônios que reduzem conforme envelhecemos e como minimizar essa queda – 24/07/2019 – UOL VivaBem
Agora baseado em tudo que aprendeu nessa aula, faça um texto, em seu caderno, pontuando em qual fase da vida você está, quais hormônios, provavelmente, já estão naturalmente em declínio no seu organismo, qual a importância destes hormônios estarem equilibrados para sua saúde e qualidade de vida e como a ginástica funcional pode ajudar a minimizar essa queda.
Lembre-se! Adolescentes e jovens podem sofrer com algumas quedas hormonais, que é característica da fase da velhice, assim como aumento nessas taxas, uma vez que o estilo de vida pode interferir drasticamente nas taxas desses hormônios.
ATIVIDADE 2
Veja um exemplo de circuito de ginástica funcional elaborado pelo Professor Luciano:
Gostou do treino proposto pelo Professor Luciano? Vamos conhecer outras possibilidades dessa modalidade? Pesquise na internet, em especial no Youtube, canais que disponibilizam vídeos de ginástica funcional adaptados para se fazer em casa. Faça a análise sobre a qualidade do profissional do vídeo e dos exercícios apresentados de acordo com o que foi ensinado nesta aula. Posteriormente, escolha se irá utilizar o circuito proposto pelo Professor Luciano, ou o vídeo que selecionou na internet ou ainda, se quer incluir os dois treinos na sua rotina de exercícios físicos. Feita as escolhas, é hora de conversar com seu Professor de Educação Física da sua escola, mostrando sua liberação ou contraindicações médicas, para que ele possa orientar você em relação a intensidade e volume, e se necessário, adicionando ou excluindo novos exercícios, de acordo com seus objetivos, possibilidades e limitações. Agora é só praticar! Bons treinos!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0718) Refletir os conceitos de ginástica na atualidade relacionando-os à saúde e qualidade de vida. |
Ciências da Natureza | (EAJACI0709) Identificar as fases da vida humana, relacioná-las à presença dos hormônios e discutir o respeito à diversidade, considerando as dimensões biológica, sociocultural, afetiva e ética. |