Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Ginástica e Saúde Mental
O mundo do trabalho – com extensas jornadas de trabalho, pressões por produtividade e metas, e tantas exigências físicas e mentais – pode trazer inúmeros prejuízos à saúde dos trabalhadores.
São comuns os casos de estresse, depressão, fadiga, pressão alta e ansiedade nos trabalhadores. E todos esses problemas podem comprometer não só o vigor físico, como também afetar a nossa saúde mental.
Por outro lado, a prática regular de atividades físicas, como a prática de ginástica, podem trazer muitos benefícios para nossa saúde.
Isso porque a prática de ginástica, entre outras coisas, estimula e regula a produção de hormônios e, principalmente, de neurotransmissores, como por exemplo, a dopamina, que tem como função regular nosso sono, humor e nos proporciona a sensação de bem estar.
Chamamos de ginástica diversas práticas corporais compostas por exercícios físicos que têm como objetivo melhorar nosso condicionamento físico, desenvolver nossa conscientização corporal ou explorar as possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo.
A ginástica também é uma prática de lazer onde podemos nos socializar com outras pessoas e ter contato com o meio ambiente.
E existem diversos locais para realizar a prática de diferentes formas de ginástica que você pode escolher, por exemplo, pode ser na academia com aulas de musculação ou nas praças fazendo cooper e utilizando-se dos diversos equipamentos para ginástica espalhados pela cidade, ou em casa com materiais do seu dia-a-dia.
Também existem clubes onde podemos praticar ginástica e até mesmo na escola nas suas aulas de educação física.
O importante é mantermos a saúde mental e o bem-estar do corpo e, sempre que possível, o bom humor com as outras pessoas.
Questão 1
O mundo do trabalho é caracterizado por cobranças, responsabilidades, longas jornadas e hierarquia. Todas essas pressões podem causar no trabalhador
(A) alegria, descontração e relaxamento
(B) raiva, relaxamento e nostalgia
(C) estresse, ansiedade, bom humor e bem-estar
(D) estresse, depressão e ansiedade
Questão 2
Chamamos de ginástica diversas práticas corporais compostas por exercícios físicos que têm como objetivo
(A) piorar nosso condicionamento físico, diminuir nossa conscientização corporal e inibir as possibilidades acrobáticas do corpo
(B) apenas desenvolver nosso condicionamento físico
(C) melhorar nosso condicionamento físico, desenvolver nossa conscientização corporal e explorar as possibilidades acrobáticas do corpo
(D) desmotivar o trabalhador, causando ainda mais estresse
Questão 3
Que benefícios podemos ter para nossa saúde praticando regularmente alguma forma de ginástica?
Questão 4
Por que as práticas de lazer são importantes para a saúde do trabalhador?
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre como é a relação positiva entre a ginástica e a nossa saúde mental.
Ginástica e Saúde Mental
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0517) Vivenciar os elementos da ginástica com e sem materiais (EJAEF0520) Refletir e problematizar os conceitos de ginástica na atualidade relacionando-os à saúde e qualidade de vida |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/ |