You are currently viewing Educação Física: Ginástica e as Práticas Circenses

Educação Física: Ginástica e as Práticas Circenses

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de macrovector no Freepik

Ginástica e as Práticas Circenses

Chamamos de circo um conjunto de diferentes artes populares, onde são apresentados espetáculos que envolvem grandes habilidades e entretenimento. Essas práticas surgiram em diferentes lugares e épocas, com destaque para as culturas grega e chinesa, que desde a antiguidade realizam esse tipo de apresentação.

Além de encantar multidões ao longo de toda sua história, as práticas circenses foram fundamentais para o desenvolvimento da ginástica moderna, em especial durante a Idade Média, quando a ginástica e outros cuidados com o corpo foram abandonados.

A Idade Média foi um período onde as práticas corporais foram praticamente proibidas, pois foram associadas aos cuidados da “carne”, e contrários à evolução espiritual, que por sua vez, geralmente era associada à penitência do corpo. Assim, práticas corporais que já vinham sendo praticadas e todo o conhecimento dos benefícios dessas práticas para o corpo e a saúde foram abandonados.

Então, foram, em grande parte, os malabaristas, trapezistas, equilibristas, contorcionistas e acrobatas que desenvolveram, ao longo de muitos anos, as técnicas básicas e iniciais de diversas formas de ginástica modernas como rítmica, olímpica, acrobática, geral e de trampolim.

Inicialmente, existiam apenas companhias de artistas itinerantes, que se apresentavam nas praças das vilas e cidades medievais em pequenos palcos. Mas, a partir do século XVIII surgem os primeiros circos modernos na Europa, como os que conhecemos agora, com lonas e formato circular, com picadeiro central e arquibancadas.

O circo chegou ao Brasil nos anos de 1800, através de imigrantes europeus, e logo passou a fazer parte da nossa cultura. No Brasil, temos até uma data para comemorar o dia do circo, que é 27 de março.

Antes, os circos brasileiros podiam contar com diversas apresentações com animais domésticos como cães e cavalos e até animais selvagens como leões, tigres e ursos. Mas, a partir de 2006 esta prática passou a ser proibida, principalmente, pelos maus tratos vividos pelos animais. Agora, não existem mais no Brasil espetáculos com animais.

Questão 1

As práticas circenses foram uma das poucas práticas corporais aceitas durante a Idade Média europeia. Essas atividades, naquele contexto, tinham como objetivo:

(A) Desenvolver o condicionamento físico e a saúde dos praticantes.

(B) Desenvolver a aptidão física militar para as guerras.

(C) Melhorar a capacidade produtiva dos trabalhadores.

(D) Explorar as possibilidades acrobáticas do corpo e divertir os espectadores.

Questão 2

Além de divertir os espectadores, as práticas circenses foram importantes por qual outro motivo:

(A) Para a manutenção do sistema de governo.

(B) Para o desenvolvimento de técnicas militares.

(C) Por terem se tornado a base para o surgimento de diversas formas de ginásticas modernas.

(D) Para ensinar às pessoas a importância da ginástica durante a Idade Média.

Questão 3

Durante a Idade Média as companhias de teatro levavam artistas como acrobatas e malabaristas por todos os lugares da Europa. Quando surgiram, então, os circos modernos como os que conhecemos hoje em dia?

Questão 4

Qual a importância das práticas circenses para o desenvolvimento da ginástica?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a importância das práticas circenses para a ginástica durante a Idade Média.

Práticas Circenses

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/HjQTrceEzwI
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0415) Praticar e valorizar as práticas circenses enquanto elemento constitutivo da ginástica.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022