You are currently viewing Educação Física: GINÁSTICA E A GUERRA FRIA

Educação Física: GINÁSTICA E A GUERRA FRIA

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  8ª SÉRIE da Eja.

O desenvolvimento da ginástica passou por diferentes momentos históricos, um deles foi o período conhecido como Guerra Fria, em que a ginástica não só desenvolveu muitas técnicas e novos métodos de treinamento, como também se viu no meio de um dos maiores conflitos da história da humanidade. E é sobre esse assunto que vamos dialogar na nossa aula de hoje.


ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA GINÁSTICA E A GUERRA FRIA

8ª série – Eaja – Educação Física – Aula 11 – GINÁSTICA E A GUERRA FRIA

Na videoaula acima, aprendemos que a ginástica surgiu de movimentos naturais, como correr e saltar, praticados desde a pré-história, e possui pelo menos quatro momentos históricos relevantes para o seu desenvolvimento e valorização.

Entendemos que o primeiro momento de valorização e desenvolvimento da ginástica aconteceu ainda na Antiguidade, na Grécia, no qual a ginástica deixou de ser apenas movimentos voltados para a sobrevivência e tornou-se uma prática cultural, destinada tanto para a preparação para a guerra, quanto para atingir padrões estéticos e de saúde, como também forma de reverenciar os deuses do Olimpo e demonstrar a supremacia dos gregos frente aos outros povos. No segundo momento histórico, no início da Idade Moderna, houve uma grande valorização da ginástica e o desenvolvimento de diferentes exercícios, quando diferentes países impulsionados pelo desenvolvimento da ciência e pelo sentimento de nacionalismo, desenvolveram diferentes Métodos de Ginástica, em um processo que ficou conhecido como Movimento Ginástico Europeu. É válido ressaltar que muitas das técnicas criadas nestes diferentes métodos são usadas até hoje nas academias e competições. O terceiro momento relevante para a valorização e desenvolvimento da ginástica ocorreu pouco tempo depois do Movimento Ginástico Europeu, com o surgimento do Esporte e suas federações, com regras oficiais e campeonatos. Assim como em outras práticas corporais, a ginástica também se esportivizou, com a criação da Federação Internacional de Ginástica, em 1881, que é a responsável por regular e promover os cinco tipos de ginástica competitivas: artística, rítmica, acrobática, aeróbica e de trampolim – além da Ginástica Para Todos (GPT), que é uma forma de ginástica de apresentação. Nesse mesmo marco histórico, do surgimento do Esporte e da esportivização de outras práticas corporais, fazendo que com se tornassem competitivas, ocorreu também a recriação das Olimpíadas, em 1896, nas quais a ginástica artística fez parte desde a primeira edição, embora inicialmente só fosse praticada por homens. Quanto ao último momento histórico de valorização e desenvolvimento da ginástica, houve um período período conhecido como a Guerra Fria, iniciado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Caracterizada por arsenal atômico e tensões geopolíticas entre duas superpotências: o bloco comandado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) contra os Estados Unidos da América (EUA) e seus aliados; esse momento histórico durou de 1947 até 1991, quando houve a dissolução da URSS. Durante esse período não houve combates diretos entre as superpotências, mas inúmeros outros conflitos apoiados, por um lado, pela URSS, e por outro lado, com o apoio dos EUA. E além dos conflitos bélicos terceirizados, a Guerra Fria também apresentou embargos econômicos, competição pela dianteira no avanço tecnológico, inclusive com a Corrida Espacial, e também com uma enorme rivalidade nas competições esportivas, em especial, nas competições de ginástica artística nas edições dos Jogos Olímpicos durante os anos de 1948 até a edição de 1988.

Compreendemos que nesse cenário, a ginástica se viu no centro de um dos maiores conflitos da humanidade, e impulsionadas pela rivalidade, foram criadas novas técnicas, movimentos e métodos de treinamento. A competição no quadro de medalhas se tornou símbolo de superioridade de um regime sobre o outro (capitalismo e socialismo), em uma disputa que também era ideológica e por influência econômica. A potência que mais se destacou foi a URSS, porém, ao custo de treinamentos rígidos, privando os atletas de liberdades que seriam básicas em um sistema democrático. Atualmente, não existe mais a Guerra Fria e a URSS, mas as técnicas e o prestígio do esporte desenvolvidos ao longo deste período transformaram a ginástica. Apesar de findada em 1991, a URSS ainda é a nação que mais conquistou medalhas na ginástica artística durante os jogos olímpicos.

ATIVIDADE 1

A Ginástica Artística é a combinação de exercícios acrobáticos em diferentes tipos de aparelhos.  Na ginástica artística profissional, que se difere entre homens e mulheres, em cada prova o atleta é avaliado de acordo com a dificuldade da série e a execução dos movimentos. Os atletas competem na soma de pontos, individualmente e por equipe, mas há provas distintas para ambos os gêneros. As provas para ambos os gêneros são o solo e o salto. As provas exclusivamente femininas são barras assimétricas e trave de equilíbrio. Já as provas somente para homens são a barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças e argolas. Para saber mais sobre o assunto, assista o vídeo abaixo:

Disponível em: Por Dentro Das Olimpíadas #27 – Ginástica Artística – YouTube

ATIVIDADE 2

A ginástica artística é uma prática competitiva em que o Brasil se destaca no cenário mundial atual. Você já vivenciou algum movimento desta modalidade? Vamos experimentar? Podemos adaptar os principais movimentos da ginástica artística, em especial, aqueles de solo como avião, pontes, velas, saltos e rolamentos, para um nível sem competitividade, ou seja, em uma prática de lazer e cuidado com a saúde. Você pode praticar essa forma adaptada de ginástica artística aí na sua casa, seguindo as orientações dos vídeos abaixo. Se exercite em um lugar livre de obstáculos, coloque roupas confortáveis, use tênis ou fique descalço e respeite os limites do seu corpo. Divirta-se!

Disponível em: Fundamentos da Ginástica – Passé, Avião, Rolamento e Estrela – YouTube

Disponível em: Fundamentos da Ginástica – Parada de mãos, Vela, Ponte , Parada de Cabeça – YouTube

ATIVIDADE 3

Explique o que foi a Guerra Fria e como a ginástica artística foi envolvida nesse conflito.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0716) Analisar criticamente a evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual.
História (EAJAHI0873) Identificar e problematizar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses