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Educação Física: Esporte e o Mundo do Trabalho

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Esporte e o Mundo do Trabalho

Os primeiros esportes surgiram na Inglaterra por volta do ano de 1800, em decorrência das transformações provocadas pela Revolução Industrial ao final da Idade Moderna.

Surgiram da necessidade de se ensinar um novo modo de vida com base nos valores defendidos pela industrialização, como divisão do trabalho, movimentos técnicos, lucro e performance, competitividade e regras oficiais.

Dessa forma, o esporte reflete, na sua organização e na forma como é praticado, os valores e as características do mundo do trabalho. Então, mudanças como a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a conquista de direitos trabalhistas e o avanço da tecnologia tiveram origem no mundo do trabalho, mas são refletidas no esporte também.

Além da prática formal do esporte se relacionar com o mundo do trabalho, a prática não formal, ou seja, recreativa e voltada para os cuidados com a saúde também se relaciona com o mundo do trabalho.

Assim, podemos considerar o esporte como trabalho, o esporte no trabalho e o esporte após o trabalho.

O esporte como trabalho é uma profissão bastante arriscada, tanto para técnicos e dirigentes, mas principalmente, para os atletas. Uma profissão que pode ser abreviada a qualquer momento por lesões, doping, perda de patrocínio etc.

Muitas vezes o esporte é utilizado como parte de uma estratégia de socialização entre os trabalhadores de uma empresa, visando o aumento da produtividade amenizando tensões entre os funcionários e setores de uma empresa. É o esporte no trabalho, onde empregados e patrões se encaram de igual para igual, criando, assim, uma ilusão onde as classes sociais e a hierarquia parecem não mais existir.

E é muito comum na nossa cultura a prática do esporte como forma de lazer após o expediente de trabalho. Nessa perspectiva o esporte é uma prática que pode contribuir com nossa qualidade de vida e combater os efeitos maléficos do estresse, ansiedade, depressão e sedentarismo.

Questão 1

O futebol, um dos primeiros esportes, surgiu na Inglaterra por volta do ano de 1800, devido

(A) a invenção de uma única pessoa.

(B) uma grande guerra entre os países da Europa.

(C) a necessidade de se criar um esporte para as casas de apostas.

(D) as transformações provocadas pela Revolução Industrial.

Questão 2

O futebol é como um espelho da sociedade, refletindo na sua organização e prática os valores e as características do mundo do trabalho. Assim, podemos afirmar que

(A) o futebol é uma prática independente das questões políticas e econômicas.

(B) o futebol determina as mudanças que ocorrem no mundo do trabalho.

(C) as mudanças que ocorrem no mundo do trabalho são refletidas no futebol.

(D) as mudanças que ocorrem no mundo do trabalho não têm relação com o futebol.

Questão 3

Por que ser atleta de futebol é considerado uma profissão arriscada?

Questão 4

Como o futebol após o trabalho pode trazer benefícios à sua saúde e qualidade de vida?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre como o futebol reflete os valores e as características da sociedade

Futebol é como um espelho da sociedade

Canal Educação Física com professor Luciano – “Futebol é como um espelho da sociedade”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=T3No-YJQ2zY&t=41s>
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0510) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas
(EJAEF0511) Analisar e problematizar o fenômeno da esportivização das práticas corporais enquanto uma questão econômica, política e social
ReferênciasBarros, Mariana Silva. Práticas Pedagógicas e Educação Física Escolar: Proposta de Currículo Emancipatório na Educação de Jovens e Adultos. In Pereira, Maria do Perpétuo Socorro (org.) Experiências de Intervenção Pedagógica na Educação Física Escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. CONSED/UNDIME Goiás, 2018.  Disponível em:<https:www.cee.go.gov.br> acessado em 24. Jan. 22