ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
FUTEBOL
O FUTEBOL É UM ESPORTE COLETIVO, QUE PODE SER PRATICADO TANTO POR HOMENS QUANTO POR MULHERES. É UM DOS ESPORTES MAIS POPULARES EM TODO O MUNDO, COM MILHÕES DE JOGADORES E FÃS EM TODOS OS CONTINENTES.
EMBORA EXISTAM VÁRIAS TEORIAS SOBRE AS RAÍZES HISTÓRICAS DO FUTEBOL, ACREDITA-SE QUE O FUTEBOL MODERNO TEVE SUAS ORIGENS NA INGLATERRA, NO SÉCULO XIX. NO BRASIL, O FUTEBOL FOI INTRODUZIDO EM 1894 POR CHARLES MILLER. LOGO O ESPORTE SE TORNOU UMA DAS PAIXÕES NACIONAIS DO PAÍS.
O JOGO DA MODALIDADE É DISPUTADO ENTRE DUAS EQUIPES DE 11 JOGADORES, COM O OBJETIVO DE MARCAR GOLS E IMPEDIR QUE A EQUIPE ADVERSÁRIA FAÇA O MESMO. A PARTIDA OCORRE ATRAVÉS DA ASSOCIAÇÃO DE NOVE FUNDAMENTOS TÉCNICOS BÁSICOS: PASSE, CHUTE, CABECEIO, CONDUÇÃO DE BOLA, DRIBLE, FINTA, DOMÍNIO, RECEPÇÃO E MARCAÇÃO.
É JOGADO EM CAMPOS RETANGULARES E REGULADO POR UM CONJUNTO DE REGRAS ESTABELECIDAS PELA FIFA, A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL RESPONSÁVEL PELO FUTEBOL.
QUESTÃO 1
PREENCHA AS LACUNAS DO TEXTO COM AS PALAVRAS RELACIONADAS NO QUADRO ABAIXO, REFERENTE AO CONCEITO, OBJETIVO E REGRAS BÁSICAS DO FUTEBOL.
GOLS | POPULAR | PÉS | ONZE | COLETIVO | MÃOS |
O FUTEBOL É UM ESPORTE _______________ E MUITO _______________ EM TODO O MUNDO. É JOGADO POR DUAS EQUIPES DE _______________ JOGADORES, QUE USAM PRINCIPALMENTE SEUS _______________ PARA MOVIMENTAR A BOLA E MARCAR _______________ NO GOL ADVERSÁRIO. AS _______________ SÓ PODEM SER USADAS PELOS GOLEIROS E DENTRO DA SUA ÁREA.
QUESTÃO 2
COMO EM TODA MODALIDADE ESPORTIVA, O FUTEBOL POSSUI FUNDAMENTOS TÉCNICOS BÁSICOS. ALGUNS DELES SÃO
(A) ARREMESSO, CHUTE E CABECEIO.
(B) SAQUE, DRIBLE E MARCAÇÃO.
(C) LEVANTAMENTO, PASSE E CHUTE.
(D) CHUTE, FINTA E CABECEIO.
QUESTÃO 3
O JOGO DE FUTEBOL OCORRE EM UM CAMPO. NELE EXISTEM VÁRIAS ÁREAS PARA DEFINIR A APLICABILIDADE DAS REGRAS. UMA DESSAS ÁREAS ESTÁ LOCALIZADA NO MEIO DO CAMPO E É O PONTO DE PARTIDA PARA O INÍCIO E RETOMADA DO JOGO APÓS UM GOL. ESSA ÁREA É DEFINIDA POR UMA FIGURA
(A) RETANGULAR.
(B) CIRCULAR.
(C) TRIANGULAR.
(D) QUADRICULAR.
QUESTÃO 4
EMBORA O FUTEBOL SEJA UM ESPORTE QUE PODE SER PRATICADO POR HOMENS E MULHERES, INFELIZMENTE, AINDA HÁ MUITA DISCRIMINAÇÃO EM RELAÇÃO AO FUTEBOL FEMININO. COMO PODEMOS COMBATER E DESCONSTRUIR OS ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS EM RELAÇÃO A ESSA MODALIDADE E GARANTIR QUE AS MULHERES TENHAM AS MESMAS OPORTUNIDADES E RECONHECIMENTO QUE OS HOMENS NESSE ESPORTE?
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0109) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EJAEF0113) Identificar, refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes. (EJAMA0125) Classificar e comparar figuras planas, registrando as características em esquemas e tabelas. |
Referências | ALVES, N.; CARRANO, P. C.; GARCIA, R. L. Bate-bola inicial. In: CARRANO, P. C. et al. (Org.). Futebol: paixão e política. Rio de Janeiro: DP&a, 2000. FIFA, 2023. FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL. Disponível em: FIFA. Acesso 13 de abril de 2023. PAOLI, P.B; GRASSELI, A. Fundamentos Técnicos do Futebol. Canal Quatro. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa/MG, Ano: 2003. |