ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
FRESCOBOL
O FRESCOBOL É UM ESPORTE GENUINAMENTE BRASILEIRO QUE PODE SER PRATICADO EM DIVERSOS LOCAIS POR PESSOAS DE TODAS AS IDADES E HABILIDADES, OFERECENDO INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE.
ORIGINÁRIO DAS PRAIAS DO RIO DE JANEIRO, ELE ENVOLVE DOIS, TRÊS OU QUATRO JOGADORES QUE UTILIZAM RAQUETES PARA MANTER UMA PEQUENA BOLA EM JOGO PELO MAIOR TEMPO POSSÍVEL.
RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL CARIOCA DE NATUREZA IMATERIAL, O FRESCOBOL SE EXPANDIU E TORNOU-SE UMA DAS PRÁTICAS DE LAZER MAIS POPULARES, ESPECIALMENTE NAS REGIÕES LITORÂNEAS DO PAÍS.
QUESTÃO 1
O FRESCOBOL SURGIU NO
(A) BRASIL.
(B) PARAGUAI.
(C) CANADÁ.
(D) CHILE.
QUESTÃO 2
NA PRÁTICA DE FRESCOBOL, A DINÂMICA ENTRE OS JOGADORES É JOGAR
(A) UM CONTRA O OUTRO EM UMA DISPUTA DE PONTOS.
(B) JUNTOS MANTENDO A BOLA NO AR O MAIOR TEMPO POSSÍVEL.
(C) ALTERNANDO AS JOGADAS, REVEZANDO ATAQUE E DEFESA.
(D) REALIZANDO ACROBÁCIAS COM A BOLA, PARA VER O MAIS HABILIDOSO.
QUESTÃO 3
JÁ É AMPLAMENTE COMPROVADA A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS PÚBLICOS, COMO PRAÇAS E PARQUES URBANOS, PARA A IDENTIDADE LOCAL, MELHORIA DO AMBIENTE URBANO E, CONSEQUENTEMENTE, PARA A QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS. ESSAS ÁREAS TÊM COMO UMA DAS FUNÇÕES SUPRIR AS NECESSIDADES BÁSICAS DE CONVIVÊNCIA, RECREAÇÃO E LAZER. VOCÊ CONSEGUE TER CONTATO COM ALGUM DESSES LUGARES PARA VIVENCIAR O FRESCOBOL? REFLITA E ESCREVA OS MOTIVOS DE VOCÊ TER OU NÃO ESSE ACESSO.
QUESTÃO 4
O FRESCOBOL GANHOU TANTA POPULARIDADE NO BRASIL QUE GRANDES ESCRITORES LEVARAM O UNIVERSO DESSA PRÁTICA E DE OUTROS ESPORTES PARA A LITERATURA, ASSIM COMO NÓS TROUXEMOS AS EXPRESSÕES ESPORTIVAS PARA A FORMA COMO FALAMOS COTIDIANAMENTE. VOCÊ USA EXPRESSÕES ESPORTIVAS NO SEU DIA A DIA? ESCREVA QUAIS SÃO E INDIQUE O SIGNIFICADO LITERAL DE CADA UMA DELAS.
SAIBA MAIS
PARA VOCÊ SABER MAIS SOBRE O FRESCOBOL, ASSISTA OS VÍDEOS ABAIXO:
CONHECENDO O FRESCOBOL
FRESCOBOL: 4 OBJETIVOS PRINCIPAIS
CONFECCIONANDO RAQUETE DE PAPELÃO
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0209) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas . ( EJALP0251) Compreender o sentido contextual da palavra e o seu significado no dicionário. |
Referências | IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: Home – IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Acesso em 15 de abril de 2023. O Frescobol é considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro. Rio Prefeitura, 2015. Disponível em: exibeconteudo – www.rio.rj.gov.br. Acesso em 15 de abril de 2023. SILVA, A. H., Guimarães, A. M. O Frescobol nas aulas de Educação Física do CEPAE/UFG: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UM JOGO FORA DE SEU “HABITAT” NATURAL. GOIÂNIA: GRÁFICA E EDITORA AMÉRICA, 2014. |